PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA

+2
Sr. Anônimo
Ashitaka
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA - Página 2 Empty Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA

Mensagem por Ashitaka 14/5/2018, 11:47 pm

Relembrando a primeira mensagem :

Provavelmente, alguns já se depararam com entrevistas da "professora" Sônia Guimarães, a qual acusa o ITA de ser uma instituição racista e machista. Àqueles que possam ter sido vítimas de pensamentos negativos sobre a instituição devido às palavras por ela proferida, ou mesmo sofrido algum desânimo em virtude disso, venho dizer para que não acreditem nas palavras dela.
O ITA é um ambiente amigável, onde há negros em posição de destaque, bem como mulheres. Se alguma das palavras dita pela tal é verdade, é que muitos a odeiam, tanto no corpo docente quanto discente. Mas não se enganem em momento algum: isso não se deve a cor ou gênero, e sim à postura monstruosa, terrorista e arrogante que ela assume diante dos alunos, como pode ser notado pelas declarações por ela feitas em suas entrevistas.
Apenas quem vivenciou ou viu outros vivenciar sabe o terror psicológico que essa mulher inflige sobre os alunos que estão a ela subordinados. Tenho certeza inequívoca que, qualquer pessoa que seja a favor dela, mudaria instantaneamente de opinião após um breve período de tempo sob suas "aulas".
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo


Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA - Página 2 Empty Re: Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA

Mensagem por Ashitaka 20/5/2018, 3:04 pm

MalcolnMed escreveu:Há professores ruins em todas as instituições de ensino.. Não duvido que essa professora seja tudo isso que afirmou. Na minha faculdade há também casos como esse.

É verdade, qualquer um que faça qualquer faculdade, principalmente pública, acabará se deparando com gente assim. Só quem não viveu a realidade não acredita mesmo.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA - Página 2 Empty Re: Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA

Mensagem por MalcolnMed 20/5/2018, 3:12 pm

Ashitaka escreveu:Deve haver algum engano seu, pois essa professora do depoimento em momento algum criticou a outra professora. Caso se refira ao trecho:
"Só vou falar que a professora Sônia é criticada pelos alunos por sua competência duvidosa, e não pela cor da pele, ou ainda machismo."


está bem nítido que a parte em negrito é o que ela afirma que os alunos dizem sobre Sônia, e não sendo a opinião dela própria. Pra mim, ela foi totalmente ética. Bem mais do que se expor em rede nacional para chamar centenas de alunos e professores de racista, sem provas e chance de defesa, não acha?
Agora me diga outra coisa, desde quando comprar lattes é comparar caráter e honestidade? Currículo não resume valores, tenha certeza disso.
Achar que aquilo não reflete a opinião da professora, das duas umas: ingenuidade ou malícia. A segunda me parece mais condicente.


"Por outro lado, é muito triste criticar uma colega, mas me senti na necessidade de defender o ITA"

Isso é ser ético? 

Currículo não resume valores, concordo, mas para criticar a competência de algum indivíduo no âmbito acadêmico, deve ao menos equipará-lo, tenha certeza disso.
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA - Página 2 Empty Re: Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA

Mensagem por Sr. Anônimo 20/5/2018, 3:15 pm

Elom Binn

Apresente argumentos, não palpites. Se você acha que o discurso dessa professora está completamente certo... Então prove com argumentos. Mas sei que vc não fará isso, pois não conhece o ITA, os iteanos e tampouco a tal docente.

Sr. Anônimo
Iniciante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 03/05/2018
Idade : 25
Localização : Petrolina-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA - Página 2 Empty Re: Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA

Mensagem por Ashitaka 20/5/2018, 3:45 pm

MalcolnMed escreveu:
Ashitaka escreveu:Deve haver algum engano seu, pois essa professora do depoimento em momento algum criticou a outra professora. Caso se refira ao trecho:
"Só vou falar que a professora Sônia é criticada pelos alunos por sua competência duvidosa, e não pela cor da pele, ou ainda machismo."


está bem nítido que a parte em negrito é o que ela afirma que os alunos dizem sobre Sônia, e não sendo a opinião dela própria. Pra mim, ela foi totalmente ética. Bem mais do que se expor em rede nacional para chamar centenas de alunos e professores de racista, sem provas e chance de defesa, não acha?
Agora me diga outra coisa, desde quando comprar lattes é comparar caráter e honestidade? Currículo não resume valores, tenha certeza disso.
Achar que aquilo não reflete a opinião da professora, das duas umas: ingenuidade ou malícia. A segunda me parece mais condicente.


"Por outro lado, é muito triste criticar uma colega, mas me senti na necessidade de defender o ITA"

Isso é ser ético? 

Currículo não resume valores, concordo, mas para criticar a competência de algum indivíduo no âmbito acadêmico, deve ao menos equipará-lo, tenha certeza disso.

Cara, ela deixou bem claro: "é criticada PELOS ALUNOS por sua competência duvidosa".
Não sei que mágica pretende fazer pra mudar algo que está bem claro: ela disse que os alunos afirmam que a competência dela é duvidosa. E todo mundo que se revoltou foi por isso mesmo, porque ela justifica que não gostam dela pela cor, quando não tem nada a ver com isso. Se isso fosse verdade, seria com outros também. Por que ela seria a escolhida especial?

Embora a prof. ali do depoimento tenha dito que é triste criticar uma colega, qualquer um pode ler o depoimento e ver que ela não faltou com respeito e sequer disse que ela não presta ou qualquer coisa do tipo. A única coisa que ela fez foi dizer que ELA PRÓPRIA não testemunhou as coisas que a Sônia disse. Ético seria, então, se ela mentisse e dissesse que viu algo que não viu? Ou tem a obrigação de calar a boca enquanto a outra fala o que quer? Não se esqueça que a Sônia chamou a ela e a todos outros professores de racistas também. Há patamares bem distintos aí.

Sobre o currículo:
1) já está muito bem claro que ela não disse que a competência dela é duvidosa, mas que os alunos a veem assim; acho que não é preciso invocar um professor de português para isso...
2) lembre-se que compotência é uma união de fatores, e currículo é apenas uma delas, e nem é a mais importante. Se você faz medicina, deve ter feito cursinho e deve ter tido professores maravilhosos que nem de longe têm um currículo tão glorioso quanto um professor **eu sou um idiota grosseiro e desbocado** que você tenha na faculdade, que tenha uma péssima didática. Você como aluno de faculdade deve saber bem que isso é verdade.
3) ainda que a Sônia tenha currículo, você se surpreenderia com os absurdos sobre física que ela fala em sala, coisas bem erradas mesmo e tem provas por escrito disso, até. Embora dê uma certa vontade de postar e mostrar, não vou fazer isso porque seria bem escroto da minha parte; não estou aqui pra humilhar ninguém, apenas para mostrar o outro lado da moeda.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA - Página 2 Empty Re: Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA

Mensagem por PedroX 20/5/2018, 4:03 pm

Acho que ficaram claros dois pontos de vista sobre o assunto: o de que a professora falou porque há alguma razão mesmo, e o de que ela atribuiu o comportamento ao racismo.

De todo o exposto, acho que podemos refletir em alguns pontos: Será que estamos, no nosso dia a dia, contribuindo para o racismo? Será que estamos contribuindo para espalhar notícias falsas?

Eu não conheço nenhum dos envolvidos. Não concordo com mentiras mesmo que para um bem maior, então não acharia justo se for uma calúnia. Porém o fato é que quem está de fora só pode ver o que foi dito, dos vários ângulos possíveis. E isto já foi feito. Acho que pouco adianta continuar a defender um lado, sendo que não há provas. No final cada um vai julgar baseado em seus parâmetros.
PedroX
PedroX
Administração
Administração

Mensagens : 1040
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 28
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA - Página 2 Empty Re: Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA

Mensagem por Daedalus00 31/5/2018, 10:21 pm

Na minha opinião essa professora provavelmente sofreu MUITO com o racismo/machismo na instituição antigamente, mas isso não é motivo pra ela fazer esse discurso ridículo na TV, tinha tudo pra ser uma mulher admirável... Dá pra entender porque ninguém do ita vai com a cara dela, provavelmente é a tipica professora vitimista e chata. Nada melhor de que alguém como o @[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] pra expor suas experiencias sobre o assunto. Pelo pouco que eu sei o ITA parece ser um lugar muito agradável aonde as pessoas se ajudam mutuamente. Ps: Ficou claro que o @[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] não sabe manter um debate saudável.

Daedalus00
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 149
Data de inscrição : 09/06/2016
Idade : 23
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA - Página 2 Empty Re: Repúdio à entrevista sobre racismo no ITA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos