PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pré-Socráticos

2 participantes

Ir para baixo

Pré-Socráticos Empty Pré-Socráticos

Mensagem por nayarasisousa Sex 13 Abr 2018, 15:00

(UEL 2013) "No livro Através do espelho e o que Alice encontrou por lá, a Rainha Vermelha diz uma frase enigmática: “Pois aqui, como vê, você tem de correr o mais que pode para continuar no mesmo lugar.” (CARROL, L. Através do espelho e o que Alice encontrou por lá. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p.186.)
"Já na Grécia antiga, Zenão de Eleia enunciara uma tese também enigmática, segundo a qual o movimento é ilusório, pois “numa corrida, o corredor mais rápido jamais consegue ultrapassar o mais lento, visto o perseguidor ter de primeiro atingir o ponto de onde partiu o perseguido, de tal forma que o mais lento deve manter sempre a dianteira.” (ARISTÓTELES. Física. Z 9, 239 b 14. In: KIRK, G. S.; RAVEN, J. E.; SCHOFIELD, M. Os Pré-socráticos. 4.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994, p.284.)
Com base no problema filosófico da ilusão do movimento em Zenão de Eleia, é correto afirmar que seu argumento:

a
baseia-se na observação da natureza e de suas transformações, resultando, por essa razão, numa explicação naturalista pautada pelos sentidos.
b
confunde a ordem das coisas materiais (sensível) e a ordem do ser (inteligível), pois avalia o sensível por condições que lhe são estranhas.
c
ilustra a problematização da crença numa verdadeira existência do mundo sensível, à qual se chegaria pelos sentidos. CORRETA
d
mostra que o corredor mais rápido ultrapassará inevitavelmente o corredor mais lento, pois isso nos apontam as evidências dos sentidos.

e
pressupõe a noção de continuidade entre os instantes, contida no pressuposto da aceleração do movimento entre os corredores.

nayarasisousa
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 143
Data de inscrição : 07/04/2018
Idade : 23
Localização : Itaquaquecetuba

Ir para o topo Ir para baixo

Pré-Socráticos Empty Re: Pré-Socráticos

Mensagem por EricFerro Qui 03 maio 2018, 15:48

a - Errada, pois o que Zenão fez foi justamente o contrário, ou seja, todos vemos que Aquiles ultrapassa a tartaruga, porém se levarmos em conta o problema do ponto de vista da linguagem matemática não podemos concluir que Aquiles ultrapassa a tartaruga.

b- Só é possível se avaliar o sensível através de categorias que lhe são estranhas, pois só podemos pensar através da linguagem, daí esta altertativa estar errada e Zenão estar correto em suas indagações.

c- Problematizar significa colocar em questão, em indagação, para saber se é verdadeiro ou falso. Antes para entender Zenão, vc deve entender quem ele seguia. Zenão seguia as ideias de Parmênides, e Parmênides acreditava na unidade, imutabilidade, indivisibilidade da realidade (o Ser = a realidade). Daí quando Zenão coloca o movimento, ou seja, a sucessão das coisas no tempo, em dúvida, ele está nada mais nada menos do que seguindo as ideias de seu Mestre Parmênides. Este paradoxo da corrida de Aquiles contra a tartaruga é um dos 40 paradoxos por ele proposto para provar que a realidade é imóvel.

Ele é bem simples:
 
Suponhamos que a pista tenha 10 metros, daí para Aquiles percorrer 1 metro, ele deverá antes percorrer 1/2 metros, e antes de percorrer 1/2 metros deverá percorrer 1/2/2 = 1/4 metros e daí por diante ad infinitum. Até ele percorrer 1/infinito metros! Daí Zenão conclui ser o movimento impossível e, logo, no plano das ideias, a realidade é imóvel, indivisível (pois tempo pressupõe divisão entre momentos, sucessão de momentos), unitário, etc...

d- Claramente errada...

e- Não há continuidade, pois o raciocínio adotado por Zenão é analítico, ou seja, é baseado na divisão matemática do espaço percorrido por Aquiles.

EricFerro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 152
Data de inscrição : 09/09/2017
Idade : 28
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos