PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UESB 2017

2 participantes

Ir para baixo

UESB 2017 Empty UESB 2017

Mensagem por jubis09 Sáb 24 Fev 2018, 22:58

Desde o surgimento do constitucionalismo, século XVIII, os direitos fundamentais representam a principal garantia dos cidadãos de que o Estado se conduzirá pela liberdade e pelo respeito da pessoa humana. Em seu início, os direitos sociais se limitavam a proteger os trabalhadores. Os direitos sociais surgiram em função da desumana situação em que vivia a população pobre das cidades industrializadas da Europa Ocidental, em resposta ao tratamento oferecido pelo capitalismo industrial e diante da inércia própria do Estado liberal, em meados do século XIX. (WEIS, 2016). “A afirmação dos ‘direitos sociais’ derivou da constatação da fragilidade dos ‘direitos liberais’, quando o homem, a favor do qual se proclamam liberdades, não satisfez ainda necessidades primárias: alimentar-se, vestir-se, morar, ter condições de saúde, ter segurança diante da doença, da velhice, do desemprego e dos outros percalços da vida.” (HERKENHOFF. 2016).
 
A universalização do respeito à pessoa humana, a partir da conquista de direitos, se fizeram sentir no contexto 

01) do movimento iluminista, que garantiu a ampla participação política da classe trabalhadora, através do sufrágio universal, sem a restrição de condição social ou de gênero. 
02) da Revolução Francesa, que estabeleceu e difundiu os princípios da liberdade política, da igualdade social e da fraternidade entre a classe trabalhadora da Europa e a do Novo Mundo. 
03) das crises das guerras mundiais, que contribuíram para o estabelecimento dos regimes socialistas, pautados no respeito aos direitos individuais e de pensamento. 
04) da reação da Igreja Católica ao avanço da desigualdade social e da miséria, advindas com o processo industrial, defendendo a supressão da propriedade privada, na encíclica Rerum Novarum. 
05) da crise de 1929 e do pós-Segunda Guerra Mundial, momento em que o Estado de Bem-Estar Social ampliou os direitos sociais, buscando superar os efeitos da crise e conter o avanço das ideias marxistas.

Resposta: 05

Gente porque a alternativa 02 esta errada?

jubis09
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/09/2017
Idade : 26
Localização : Salvador, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UESB 2017 Empty Re: UESB 2017

Mensagem por Pedro Celso Silva Seg 26 Fev 2018, 11:41

Não acho que a Revolução Francesa exatamente difundiu. Depois dela,os países continuaram absolutistas. E ainda, Novo Mundo, quer dizer Américas (América Latina). Tem um quê de razão quanto aos EUA. Mas o resto da América não... Países da América Latinha demoraram muito para conseguir esse conceito. Um pequeno grupo na Inconfidência Mineira e Baiana tiveram,mas eles foram reprimidos.
E também,o conceito do texto se refere mais à direitos trabalhistas/trabalho do que direitos civis em si.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos