PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação ENEM - Garante no mínimo 800?

+2
lukinhas_fms
Nick-Nick
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Redação ENEM - Garante no mínimo 800? Empty Redação ENEM - Garante no mínimo 800?

Mensagem por Nick-Nick Qua 08 Nov 2017, 13:04

A Constituição Federal Brasileira de 1988 garante os direitos essenciais ao exercício da cidadania para todo povo brasileiro. Contudo, no que tange aos desafios para a formação educacional de surdos no Brasil, percebe-se que o ideário constitucional não saiu do plano teórico. Sob essa ótica, fatores estruturais e culturais desempenham um papel impulsionador na continuidade do impasse vigente.
    Em uma primeira análise, cabe ressaltar que muitas escolas não contém uma infraestrutura adequada para uma educação eficiente desses indivíduos. Tal conjuntura advém de uma escassa preocupação governamental, uma vez que, apenas em 2002 foi criado um projeto de lei que responsabilizou o poder público a apoiar o uso e a difusão da Libras para comunicação. Com efeito, a maioria das instituições públicas ainda não contam com uma educação especializada para surdos, como professores que se comunicam em Libras e salas exclusivas para esse tipo de aluno.
    De outra parte, convém frisar o preconceito contra essa minoria, o qual contribui para a permanência da problemática. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, uma das principais características da pós-modernidade é a substituição da ideia de coletividade e solidariedade pelo individualismo, e, consequentemente, parcela da população tende a ser incapaz de tolerar diferenças. Dessa forma, é comum evidenciar a exclusão social dos deficientes auditivos no meio escolar, o que coloca em xeque a legitimidade dos direitos constitucionais.
    Em virtude do que foi mencionado, impõem-se medidas que vão de encontro ao impasse em vigor. Maximamente, o Governo Federal deve reservar uma maior parcela das verbas públicas para investimentos na infraestrutura das instituições de ensino, capacitando professores para dar aulas em Libras e construindo salas específicas para os deficientes auditivos. Ademais, o Ministério da Educação deve criar campanhas, em escolas e nas mídias sociais, debatendo sobre a importância da inclusão educacional de surdos no Brasil, isso por meio de palestras e discussões com o público estudantil, mitigando, assim, o individualismo. Só assim, poder-se-á alcançar o ideário da Constituição Cidadã e caminhar, à passos largos, para um Brasil mais igualitário no que se refere à educação.

E ai glr? Acham q ficou boa? Garante uns 800~860?
Nick-Nick
Nick-Nick
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 26/09/2017
Idade : 24
Localização : minas gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM - Garante no mínimo 800? Empty Re: Redação ENEM - Garante no mínimo 800?

Mensagem por Nick-Nick Qua 08 Nov 2017, 19:33

?
Nick-Nick
Nick-Nick
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 26/09/2017
Idade : 24
Localização : minas gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM - Garante no mínimo 800? Empty Re: Redação ENEM - Garante no mínimo 800?

Mensagem por lukinhas_fms Qua 08 Nov 2017, 20:12

Eu, mero estudante e distante de ter o que é necessário para corrigir uma redação, acredito que você conseguirá mais de 800 pontos. Você defendeu uma tese de forma coerente e de acordo com a proposta fazendo, inclusive, uso de uma citação. Desviou-se da norma culta da língua poucas vezes e, apesar de ter utilizado, não se prendeu aos textos motivadores. Seu texto não demonstra domínio sobre o tema mas defende um ponto de vista com imparcialidade e atenção, como a banca gosta. 
Lembre-se: apenas falei minhas impressões, não sou autoridade tampouco corretor, sinta-se livre para pensar o contrário.
Boa sorte.
lukinhas_fms
lukinhas_fms
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 22/07/2017
Idade : 26
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM - Garante no mínimo 800? Empty Re: Redação ENEM - Garante no mínimo 800?

Mensagem por xisdaquestão Qua 08 Nov 2017, 21:07

De todas as redações sobre surdez, essa foi a que mais achei gostosa de ler, parece até que já havia feito uma parecida com essa... 

sinceramente não vejo como vc tirar menos de 880 ...

xisdaquestão
Padawan
Padawan

Mensagens : 70
Data de inscrição : 03/11/2017
Idade : 35
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM - Garante no mínimo 800? Empty Re: Redação ENEM - Garante no mínimo 800?

Mensagem por Nick-Nick Qua 08 Nov 2017, 21:40

Shocked Shocked  Cara n me ilude nn k, caso eu tire uma nota assim é vaga garantida na certa.

Só tenho receio pq essas correções do ENEM são meio duvidosas, mas eu tbm gostei da redação!

Vlw ai vcs q comentaram!
Nick-Nick
Nick-Nick
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 26/09/2017
Idade : 24
Localização : minas gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM - Garante no mínimo 800? Empty Re: Redação ENEM - Garante no mínimo 800?

Mensagem por IsaacTERA Qua 08 Nov 2017, 22:29

Achei muito boa a redação. Queria ter feito uma assim kkkkk
Também acho que você tira acima de 880, mas não entendo nada da correção

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM - Garante no mínimo 800? Empty Re: Redação ENEM - Garante no mínimo 800?

Mensagem por Convidado Qua 08 Nov 2017, 22:41

Excelente redação! Eu mesmo só achei dois erros que foram:  

1)  "a maioria das instituições públicas ainda não contam" 

Em vez de: "a maioria das instituições públicas ainda não conta."     

2)   "(...)Constituição Cidadã e caminhar, à passos largos, para um Brasil mais igualitário no que se refere à educação."


Não se deve utilizar acento indicativo de crase nesse caso.  

Pronto, só foram esses errinhos que eu encontrei.  Very Happy

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM - Garante no mínimo 800? Empty Re: Redação ENEM - Garante no mínimo 800?

Mensagem por Nick-Nick Qua 08 Nov 2017, 22:49

Cara eu podia jurar de pé junto q tinha crase na expressão "a passos largos".
Srá q eles tiram muito ponto na C1 por erro de crase?
Nick-Nick
Nick-Nick
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 26/09/2017
Idade : 24
Localização : minas gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM - Garante no mínimo 800? Empty Re: Redação ENEM - Garante no mínimo 800?

Mensagem por Convidado Qua 08 Nov 2017, 23:13

Nick-Nick escreveu:Cara eu podia jurar de pé junto q tinha crase na expressão "a passos largos".
Srá q eles tiram muito ponto na C1 por erro de crase?

Vc conhece um site chamado "dicionário criativo". Ele é muito legal para achar expressões! O link está logo abaixo:

https://dicionariocriativo.com.br/metaforas/caminhar_a_passos_largos

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM - Garante no mínimo 800? Empty Re: Redação ENEM - Garante no mínimo 800?

Mensagem por Convidado Qua 08 Nov 2017, 23:18

Deixei o link logo na parte onde você poderá ver a expressão referida.  Very Happy


Última edição por Lord Lucas em Qui 09 Nov 2017, 15:02, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM - Garante no mínimo 800? Empty Re: Redação ENEM - Garante no mínimo 800?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos