Redação ENEM
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Redação ENEM
Última do ano, tentei aplicar as dicas do outro tópico e de outros que li. Desde já, um feliz ano novo a todos. =)
Tema: Analfabetismo no Brasil.
No livro Vidas Secas, do escritor Graciliano Ramos, é retratada a vida de Fabiano, um sertanejo sem muita instrução que acaba a ser vítima da própria ignorância. Fora da literatura, milhares de brasileiros são considerados analfabetos, mesmo com os constantes avanços da sociedade. Esse cenário inaceitável é ocasionado pela ineficácia do Estado e pela desigualdade social.
Em primeira análise, nota-se que a Constituição Federal de 1988 garante - ou deveria garantir - a todos os cidadãos o direito a educação. No entanto, a existência de analfabetos torna evidente que ele nem sempre é aplicado plenamente. Nesse contexto, fica claro que há uma ineficácia do Estado em garantir um direito constitucionalmente previsto a todos.
Em segunda análise, a desigualdade social é um forte agravante. No livro Capitães de Areia, do escritor Jorge Amado, esse ponto é exposto no personagem Professor, um menino em situação de rua que - apesar de possuir vontade - não usufrui do seu direito por conta de sua condição social. Analogamente, essa é a realidade de milhares de habitantes do Brasil, limitando garantias constitucionais a classes favorecidas.
Portanto, é clara a urgência de medidas para mitigar o problema. Para isso, cabe ao Ministério da Cidadania garantir - por meio de programas sociais - uma renda mínima necessária para estudantes de classes mais baixas, visando sua inclusão na educação pública e garantindo uma educação igualitária a pessoas de diferentes classes, atenuando assim o analfabetismo. Aplicadas as medidas, o Brasil será uma realidade mais distante da de Vidas Secas.
Tema: Analfabetismo no Brasil.
No livro Vidas Secas, do escritor Graciliano Ramos, é retratada a vida de Fabiano, um sertanejo sem muita instrução que acaba a ser vítima da própria ignorância. Fora da literatura, milhares de brasileiros são considerados analfabetos, mesmo com os constantes avanços da sociedade. Esse cenário inaceitável é ocasionado pela ineficácia do Estado e pela desigualdade social.
Em primeira análise, nota-se que a Constituição Federal de 1988 garante - ou deveria garantir - a todos os cidadãos o direito a educação. No entanto, a existência de analfabetos torna evidente que ele nem sempre é aplicado plenamente. Nesse contexto, fica claro que há uma ineficácia do Estado em garantir um direito constitucionalmente previsto a todos.
Em segunda análise, a desigualdade social é um forte agravante. No livro Capitães de Areia, do escritor Jorge Amado, esse ponto é exposto no personagem Professor, um menino em situação de rua que - apesar de possuir vontade - não usufrui do seu direito por conta de sua condição social. Analogamente, essa é a realidade de milhares de habitantes do Brasil, limitando garantias constitucionais a classes favorecidas.
Portanto, é clara a urgência de medidas para mitigar o problema. Para isso, cabe ao Ministério da Cidadania garantir - por meio de programas sociais - uma renda mínima necessária para estudantes de classes mais baixas, visando sua inclusão na educação pública e garantindo uma educação igualitária a pessoas de diferentes classes, atenuando assim o analfabetismo. Aplicadas as medidas, o Brasil será uma realidade mais distante da de Vidas Secas.
JohanTheDude- Iniciante
- Mensagens : 9
Data de inscrição : 30/12/2020
Localização : Ceará
Re: Redação ENEM
No livro "Vidas secas", do escritor Graciliano Ramos, é retratada a vida de Fabiano, um sertanejo sem muita instrução que acaba [não use o verbo acabar] a ser vítima da própria ignorância. Nesse sentido, fora da literatura, milhares de brasileiros são considerados analfabetos [e qual a relação disso com a situação de Fabiano?], mesmo com os constantes avanços da sociedade. Esse cenário inaceitável é ocasionado pela ineficácia do Estado e pela desigualdade social.
Em primeira análise, nota-se que a Constituição Federal de 1988 garante - ou deveria garantir - a todos os cidadãos o direito à educação [aqui, tem que falar do Estado, pois é o que foi indicado na tese]. No entanto, a existência de analfabetos torna evidente que ele nem sempre é aplicado plenamente [onde se concentra essa parcela de analfabetos? Qual a consequência de alguém ser analfabeto? O analfabetismo prejudica as pessoas em qual/quais aspectos?] Assim, fica claro que há uma ineficácia do Estado em garantir um direito constitucionalmente previsto a todos.
Em segunda análise, a desigualdade social é um forte agravante. Nesse viés, no livro "Capitães da areia", do escritor Jorge Amado, esse ponto é exposto no personagem Professor, um menino em situação de rua que - apesar de possuir vontade - não usufrui do seu direito [que direito? Citação multa vaga.] por conta de sua condição social. Analogamente, essa é a realidade de milhares de habitantes do Brasil, limitando garantias constitucionais a classes favorecidas. [não é possível compreender a "realidade de milhares de habitantes" porque a compreensão dela depende da compreensão da citação, a qual não foi desenvolvida de forma clara. Ademais, no final do parágrafo, você joga a informação de que há o privilégio de classes favorecidas, mas não a desenvolve. Por que a elite é privilegiada? O que atesta isso? Não está claro!]
Portanto, é clara a urgência de medidas para mitigar o problema. Para isso, cabe ao Ministério da Cidadania garantir - por meio de programas sociais - uma renda mínima necessária para estudantes de classes mais baixas, visando sua inclusão na educação pública e garantindo uma educação igualitária a pessoas de diferentes classes, atenuando assim o analfabetismo. Aplicadas as medidas, o Brasil será uma realidade mais distante da de Vidas Secas.
Quanto à conclusão, veja, nestes links, como fazer (a sua não está detalhada. Aliás, não use gerúndio na conclusão! E você inverteu a sequência ideal (colocou modo antes de ação, o que é ruim):
Como fazer uma proposta de intervenção detalhada?
https://pir2.forumeiros.com/t175521-redacao-modelo-enem
https://pir2.forumeiros.com/t175503-saude-mental-no-brasil
https://pir2.forumeiros.com/t176071-redacao-enem
https://pir2.forumeiros.com/t176512-obesidade-e-sobrepeso-na-populacao-brasileira
https://pir2.forumeiros.com/t176897-redacao-modelo-enem-trabalho-voluntario
Em primeira análise, nota-se que a Constituição Federal de 1988 garante - ou deveria garantir - a todos os cidadãos o direito à educação [aqui, tem que falar do Estado, pois é o que foi indicado na tese]. No entanto, a existência de analfabetos torna evidente que ele nem sempre é aplicado plenamente [onde se concentra essa parcela de analfabetos? Qual a consequência de alguém ser analfabeto? O analfabetismo prejudica as pessoas em qual/quais aspectos?] Assim, fica claro que há uma ineficácia do Estado em garantir um direito constitucionalmente previsto a todos.
Em segunda análise, a desigualdade social é um forte agravante. Nesse viés, no livro "Capitães da areia", do escritor Jorge Amado, esse ponto é exposto no personagem Professor, um menino em situação de rua que - apesar de possuir vontade - não usufrui do seu direito [que direito? Citação multa vaga.] por conta de sua condição social. Analogamente, essa é a realidade de milhares de habitantes do Brasil, limitando garantias constitucionais a classes favorecidas. [não é possível compreender a "realidade de milhares de habitantes" porque a compreensão dela depende da compreensão da citação, a qual não foi desenvolvida de forma clara. Ademais, no final do parágrafo, você joga a informação de que há o privilégio de classes favorecidas, mas não a desenvolve. Por que a elite é privilegiada? O que atesta isso? Não está claro!]
Portanto, é clara a urgência de medidas para mitigar o problema. Para isso, cabe ao Ministério da Cidadania garantir - por meio de programas sociais - uma renda mínima necessária para estudantes de classes mais baixas, visando sua inclusão na educação pública e garantindo uma educação igualitária a pessoas de diferentes classes, atenuando assim o analfabetismo. Aplicadas as medidas, o Brasil será uma realidade mais distante da de Vidas Secas.
Quanto à conclusão, veja, nestes links, como fazer (a sua não está detalhada. Aliás, não use gerúndio na conclusão! E você inverteu a sequência ideal (colocou modo antes de ação, o que é ruim):
Como fazer uma proposta de intervenção detalhada?
https://pir2.forumeiros.com/t175521-redacao-modelo-enem
https://pir2.forumeiros.com/t175503-saude-mental-no-brasil
https://pir2.forumeiros.com/t176071-redacao-enem
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_Arthur_- Mestre Jedi
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Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 28
Localização : Guacui - ES
romulos1 e JohanTheDude gostam desta mensagem
Re: Redação ENEM
Obrigado. As orações alternadas estavam suficientes para gabaritar a competência 1? Esses erros de aspas e crase foram porque esqueci de transcrever kkkkk
JohanTheDude- Iniciante
- Mensagens : 9
Data de inscrição : 30/12/2020
Localização : Ceará
Re: Redação ENEM
Se você reparar, na citação das obras, somente a primeira letra é maiúscula, ou seja, estava errado antes. Além disso, para gabaritar a competência 1 tem que haver orações intercaladas e orações subordinadas invertidas (na introdução e nos dois parágrafos argumentativos), o que não se verifica no seu texto.
_Arthur_- Mestre Jedi
- Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 28
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