PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação ENEM

2 participantes

Ir para baixo

Redação ENEM Empty Redação ENEM

Mensagem por jotaefi10 Seg 12 Jul 2021, 11:35

Olá, pessoal. Poderiam ajudar na correção dessa redação modelo ENEM? Se possível, gostaria de ter uma noção prévia dos pontos por competência. O tema é ''O movimento antivacinas e seu impacto na qualidade de vida do brasileiro''.

Com a globalização imparável na modernidade, a aparição da tecnologia em larga escala permitiu o desenvolvimento abrupto de áreas como a Genética, o que consequentemente garantiu um papel mais destacado à ciência médica contemporânea. Porém, tratando especificamente do Brasil, o passado histórico de desinformação e descrédulo da população fez com que atualmente certa aversão ao cientificismo fosse construída, por exemplo, com o movimento antivacinas. Faz-se necessário, portanto, debater como se chegou até esse ponto e os impactos que essa atividade leva para a qualidade de vida brasileira em longo prazo.


Em primeiro lugar, é válido destacar que a recusa à vacinação não é um fenômeno exclusivamente do século XXI. Na Primeira República, por exemplo, a influência europeia na reforma da então capital Rio de Janeiro fez com que o médico Oswaldo Cruz propusesse a vacinação em massa da população local, a qual nunca havia tido contato com isso e, dessa forma, resistiu ativamente contra os sanitaristas com o argumento do possível interesse do governo em dizimá-los, o que resultou em uma guerra civil. Fica claro, portanto, que a desinformação acarretada majoritariamente pela restrição do conhecimento somente a profissionais da área, como a compreensão do ciclo reprodutivo ou dos genes de certo vírus, causa insegurança ao indivíduo 
que não pode duvidar.

Em segundo lugar, dada a justificativa supracitada, é importante analisar como a funcionalidade do movimento antivacinas acarretará mudanças profundas na vida do brasileiro. Isso porque uma vez em que não há vacinação, aumenta veementemente (no caso dos vírus) as mutações e a probabilidade de uma doença tornar-se reemergente em certa região, como é o caso do sarampo no Brasil. Aos moldes do Mito da Caverna platônico, têm-se cidadãos presos na escuridão subestimando medidas restritivas para certas doenças justamente por conta da vida alienada, o que paulatinamente acaba por distanciá-los tanto pela necessidade de isolamento acarretado por um surto infeccioso quanto pela divergência no modo de pensar.


Destarte, é necessário que o Ministério da Saúde, instância máxima sanitária do país, por meio de verbas governamentais, promova campanhas e atividades personalizadas que insiram os brasileiros no meio científico de forma prática, com o fito de estimular o interesse no conhecimento prévio de áreas medicinais essenciais para o cotidiano, como a Fisiologia e a Imunologia, de modo a questionar se, agora criticamente falando, o boicote às vacinas faz sentido. Com a divulgação da mídia, ainda, tais discussões seriam difundidas também nas redes sociais, e o Brasil enfim usufruiria das conquistas da globalização.

jotaefi10
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 26/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM Empty Re: Redação ENEM

Mensagem por jotaefi10 Qui 26 Ago 2021, 18:36

Up.

jotaefi10
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 26/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM Empty Re: Redação ENEM

Mensagem por BatataLaranja345 Seg 06 Set 2021, 11:27

Olá colega! Bom dia!

Bom...
Vamos iniciar sua correção fazendo da seguinte maneira: eu copiarei o seu parágrafo e irei editando ele com base nos seus erros, pontuando em cores diferentes. E, ao final, eu explico cada uma das pontuações!
Vamos lá! cheers

I) Introdução:
-> " Com a globalização imparável na modernidade, a aparição da tecnologia em larga escala permitiu o desenvolvimento abrupto de áreas como a Genética, o que . Tal fato garantiu, consequentemente, garantiu um papel mais destacado à ciência médica contemporânea. Porém, tratando especificamente do Brasil, o passado histórico de desinformação e descrédulo da população fez com que - atualmente - certa aversão ao cientificismo fosse construída, por exemplo, com o movimento antivacinas como, por exemplo, o movimento antivacinas. Faz-se necessário, portanto, debater sobre/a respeito de como se chegou até esse ponto e os impactos que essa atividade(processo?) leva para a qualidade de vida brasileira em longo prazo. "

-> Alguns pontos, meu amigo:
1º: O seu parágrafo está bom, respeitando o nº mínimo de frases, que seria de 3 - 4; porém, evite faze-las de modo muito extenso... pois isso dificulta a leitura e acaba fazendo com que vc faça um uso excessivo/desnecessário da pontuação. Perceba que nas 3 primeiras linhas do seu texto, eu criei uma frase nova de exemplo. Tente fazer isso!
2º: Na segunda marcação, eu percebi que a sua construção ficou meio desajustada, então eu reescrevi ela.
3º: Quando se debate, se debate sobre algo. Logo, "Faz-se necessário, portanto, debater sobre...". Ao lado, eu coloquei um sinônimo, caso queira substituir!
4º: Perceba que "atividade" está em roxo... Eu não chamaria a situação que vc descreveu como uma atividade, mas sim como um processo mesmo... então pontuei isso para que vc analise novamente!

Seguindo para o segundo! Cool 

II) 1º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> " Em primeiro lugar, é válido destacar que a recusa à vacinação não é um fenômeno exclusivamente exclusivo do século XXI. Na Primeira República, por exemplo, a influência europeia na reforma da então capital Rio de Janeiro fez com que o médico Oswaldo Cruz propusesse a vacinação em massa da população local, . Entretanto, esta a qual nunca havia tido contato com isso aquilo e, dessa forma, resistiu ativamente contra os sanitaristas com o argumento argumentando do possível interesse do governo em dizimá-los, o que resultou em uma guerra civil. Fica claro, portanto, que a desinformação acarretada, majoritariamente, pela restrição do conhecimento somente a profissionais da área, - como a compreensão do ciclo reprodutivo ou dos genes de certo vírus, - causa insegurança ao indivíduo 
que não pode duvidar. "

-> Alguns pontos, meu amigo:
1º: Não vejo necessidade para o uso do "exclusivamente", então, recomendo algo mais simples, como o "exclusivo"!
2º: Como disse acima, não faça frases muito longas... Perceba que criei uma no meio do seu parágrafo, e fiz algumas adaptações!
3º: Perceba o uso do aposto na penúltima frase do parágrafo! Diversifique sua pontuação!



Vamos seguindo! Agr o terceiro! cheers



III) 2º Parágrafo de Desenvolvimento:
-> " Em segundo lugar, dada a justificativa supracitada, é importante analisar como a funcionalidade do movimento antivacinas acarretará mudanças profundas na vida do brasileiro. Isso porque, uma vez em que não há vacinação, aumenta veementemente (no caso dos vírus) as mutações e a probabilidade de uma doença tornar-se reemergente em certa região, como é o caso do sarampo no Brasil. Aos moldes do Mito da Caverna platônico, têm-se cidadãos presos na escuridão subestimando medidas restritivas para certas doenças justamente por conta da vida alienada, o que paulatinamente acaba por distanciá-los tanto pela necessidade de isolamento acarretado por um surto infeccioso quanto pela divergência no modo de pensar. "

-> Apenas dois pontos, meu amigo:
1º: Parágrafo gramaticalmente correto, gostei! Apenas, novamente pontuando, para que vc n esqueça, frases muito longas não é o ideal! Tente mudar isso!
2º: Sempre que for especificar uma ideia, tente por o trecho em questão entre vírgulas, ou travessões!

Fechando... agora é o último! Cool 

IV) Conclusão:
-> " Destarte, é necessário que o Ministério da Saúde, instância máxima sanitária do país, por meio de verbas governamentais, promova campanhas e atividades personalizadas que insiram os brasileiros no meio científico de forma prática, com o fito . Tal ato objetiva o estímulo do de estimular o interesse no conhecimento prévio de áreas medicinais essenciais para o cotidiano, como a Fisiologia e a Imunologia, de modo a questionar se, agora criticamente falando, o boicote às vacinas faz sentido. Com a divulgação da mídia, ainda, tais discussões seriam difundidas também nas redes sociais, e o Brasil enfim usufruiria das conquistas da globalização. "

-> Perceba apenas a criação de uma frase... por motivos já citados! E aquele "agora criticamente falando", não havia necessidade do "agora", pois dá ao entender que vc não foi crítico durante todo o texto!



Bom...
Creio que fechamos!
Qualquer dúvida, não deixe de pontuar!
Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

jotaefi10 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM Empty Re: Redação ENEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos