Redação ENEM
2 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Redação ENEM
Oi, pessoal. Podem corrigir pra mim?
A influência negativa dos jogos virtuais na vida dos jovens brasileiros.
A influência negativa dos jogos virtuais na vida dos jovens brasileiros.
Os avanços tecnológicos proporcionados pela Terceira Revolução Industria, iniciada no século XX, refletem-se até os dias atuais na sociedade brasileira. De fato, graças a esses avanços tecnológicos, o surgimento e a disseminação de jogos virtuais são cada vez mais frequentes e, apesar de proporcionarem entretenimento aos usuários, o uso indiscriminado de tais jogos pode gerar inúmeros efeitos negativos, como o sedentarismo e a manifestação de problemas psicológicos.
É indubitável que muitos indivíduos negligenciam sua saúde em razão dos jogos virtuais. Segundo o filósofo alemão Arthur Schopenhauer: "O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar sua saúde a qualquer outra vantagem". No entanto, nota-se que esse erro é frequentemente cometido por jovens brasileiros que, ao jogar compulsivamente, deixam de praticar atividades físicas e passam a viver de forma sedentária, o que pode resultar no surgimento de doenças, como a hipertensão e a obesidade. Desse modo, evidencia-se que a utilização de jogos virtuais de forma desmedida coloca a saúde física em um grave risco.
Além disso, convém analisar o fato de que o uso recorrente de jogos virtuais pode gerar problemas psicológicos. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, a sociedade moderna é "líquida", uma vez que as conexões reais entre os indivíduos são cada vez menores e isso é causado, sobretudo, pelas novas tecnologias. Nesse viés, percebe-se que os usuários de jogos virtuais se distanciam de seus familiares e amigos e, muitas vezes, isolam-se do convívio social, corroborando o modelo de sociedade proposto por Bauman, o que pode gerar inúmeros problemas psicológicos, como a depressão.
Portanto, em virtude dos fatos mencionados, sabe-se que os jogos virtuais podem gerar efeitos danosos à saúde dos jovens brasileiros. Logo, cabe ao Ministério da Saúde, como responsável por garantir o bem estar físico e mental da população, instruir os jovens quanto aos malefícios do uso indiscriminado de jogos virtuais, uma vez que essa é a principal causa dos problemas relacionados aos jogos virtuais, por meio da mídia, sobretudo nos canais abertos de televisão, com o objetivo de manter os indivíduos saudáveis e, assim, preservar sua dignidade. Com isso posto em prática, será possível, enfim, combater as influências negativas dos jogos virtuais sob os jovens brasileiros.
nahgsx- Recebeu o sabre de luz
Re: Redação ENEM
Os avanços tecnológicos proporcionados pela Terceira Revolução Industrial, iniciada no século XX, refletem-se até os dias atuais na sociedade brasileira. De fato, graças a esses avanços tecnológicos[repetição desnecessária]eles, o surgimento e a disseminação de jogos virtuais são cada vez mais frequentes e, apesar de proporcionarem entretenimento aos usuários, o uso indiscriminado de tais jogos pode gerar inúmeros efeitos negativos, como o sedentarismo e a manifestação de problemas psicológicos.
É indubitável que muitos indivíduos negligenciam sua saúde [aqui tem que ser falado especificamente de sedentarismo, não de saúde num geral, pois "saúde" inclui, além do sedentarismo, "problemas psicológicos", ou seja, parece que você já vai falar das duas teses de uma só vez, o que não é o caso] em razão dos jogos virtuais. Segundo o filósofo alemão Arthur Schopenhauer: "O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar sua saúde a qualquer outra vantagem". Com efeito, ao buscar satisfazer suas vontades pueris, ponderou Schopenhauer [oração intercalada para pontuar na competência I], o homem sacrifica sua saúde. [citação direta é para amadores, fora que você não retomou a ideia de visar a obter "qualquer outra vantagem] No entanto [não há oposição de ideias sendo feita para usar "no entanto", ao contrário, a situação-problema reverbera a tese schopenhaueriana] Nesse sentido, nota-se que esse erro é frequentemente cometido por jovens brasileiros que, ao jogarem compulsivamente de modo a obterem um prazer efêmero [retomada da ideia "qualquer outra vantagem"; no caso, agora da ideia "vontades pueris"], deixam de praticar atividades físicas e passam a viver de forma sedentária, o que pode resultar, por sua vez, no surgimento de doenças, como a hipertensão e a obesidade. Desse modo, evidencia-se que a utilização de jogos virtuais de forma desmedida coloca a saúde física em um grave risco.
Além disso, convém analisar o fato de que o uso recorrente de jogos virtuais pode gerar problemas psicológicos. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, a sociedade moderna é "líquida", uma vez que as conexões reais entre os indivíduos são cada vez menores e isso é causado, sobretudo, pelas novas tecnologias. Assim [conectivo conclusivo em final de parágrafo argumentativo], devido ao vício, percebe-se que os usuários de jogos virtuais se distanciam de seus familiares e amigos e, muitas vezes, isolam-se do convívio social, corroborando o modelo de sociedade proposto [Bauman propõe a modernidade sólida. À líquida, na verdade, ele se opõe] denunciado por Bauman, o que pode gerar, por fim, inúmeros problemas psicológicos, como a depressão.
Portanto, em virtude dos fatos mencionados, infere-se que os jogos virtuais podem gerar efeitos danosos à saúde dos jovens brasileiros. Logo, cabe ao Ministério da Saúde, como responsável por garantir o bem-estar físico e mental da população, instruir os jovens quanto aos malefícios do uso indiscriminado de jogos virtuais, uma vez que essa é a principal causa dos problemas relacionados aos jogos virtuais [esse trecho não tem sentido] dado que a prevenção é a principal forma de combate à dependência tecnológica, por meio da mídia, sobretudo nos canais abertos de televisão, com o objetivo de manter os indivíduos saudáveis, inclusive socialmente, e, assim, preservar sua dignidade. Com isso posto em prática, será possível, enfim, combater as influências negativas dos jogos virtuais sobre os jovens brasileiros.
_Arthur_- Mestre Jedi
nahgsx gosta desta mensagem
Tá certo, vou corrigir os erros.
Muito obrigada
Muito obrigada
Aliás, naghsx, qual sua idade e almejar cursar o que e onde?
_Arthur_- Mestre Jedi
É Nathália kklk
19 e sou meio (eufemismo) indecisa, ainda não sei o que quero ou do que eu realmente gosto.
Já pensei em direito, mas tenho medo de enjoar de todo dia estudar leis e não me vejo como advogada, delegada ou algo do tipo.
Já pensei em economia, mas não quero trabalhar só com números, matemática etc.
Eu gosto de escrever, apesar não ser muito boa nisso, por isso pensei em jornalismo, mas eu sou meio 'introspectiva', então não acho que ia dar muito certo.
O único curso que me interessou até agora foi relações internacionais, maaaass eu sou ruim em inglês, tenho problemas com timidez e se eu escolher esse curso vou ter que sair da minha cidade e ir pra muito longe (isso se eu passar no vestibular) e o pessoal (todo mundo que eu conheço) fala que eu não vou conseguir emprego kk
Você provavelmente não queria saber todos esses detalhes,
mas é isso.
19 e sou meio (eufemismo) indecisa, ainda não sei o que quero ou do que eu realmente gosto.
Já pensei em direito, mas tenho medo de enjoar de todo dia estudar leis e não me vejo como advogada, delegada ou algo do tipo.
Eu gosto de escrever, apesar não ser muito boa nisso, por isso pensei em jornalismo, mas eu sou meio 'introspectiva', então não acho que ia dar muito certo.
O único curso que me interessou até agora foi relações internacionais, maaaass eu sou ruim em inglês, tenho problemas com timidez e se eu escolher esse curso vou ter que sair da minha cidade e ir pra muito longe (isso se eu passar no vestibular) e o pessoal (todo mundo que eu conheço) fala que eu não vou conseguir emprego kk
mas é isso.
_Arthur_ gosta desta mensagem
Puxa, Nathália, no que tange a vestibulandos, só há gente nova aqui. Estou me sentindo velho.nahgsx escreveu:É Nathália kklk
mas é isso.
Aliás, sou demasiado curioso quanto à vida privada dos outros, então, gostei de saber da sua.
Na dúvida, mire na Medicina (aquela famosa ideia de "mire na lua, pois, se errar, ainda estará entre as estrelas"), hehe!
_Arthur_- Mestre Jedi
nahgsx gosta desta mensagem
Acostume-se de agora em diante, Nathália, a usar oração intercalada na argumentação (tem que usar para pegar pontuação máxima na competência I, a mais difícil de todas e, portanto, a que mais comumente impede os alunos de tirarem 1000), como a seguir:
Desse modo, evidencia-se que a utilização de jogos virtuais de forma desmedida coloca - e, enquanto se mantiver, colocará - a saúde física do usuário em um grave risco.
Para ser oração intercalada, tem que estar no meio da frase entre travessões ou vírgulas (de preferência entre travessões para saltar aos olhos do corretor) e tem que ter um verbo, nesse caso, temos o "mantiver" e "colocará" (mas só é necessário 1 para caracterizar-se como oração intercalada).
Aliás, marquei em vermelho a parte que faltou para deixar o trecho mais claro.
Desse modo, evidencia-se que a utilização de jogos virtuais de forma desmedida coloca - e, enquanto se mantiver, colocará - a saúde física do usuário em um grave risco.
Para ser oração intercalada, tem que estar no meio da frase entre travessões ou vírgulas (de preferência entre travessões para saltar aos olhos do corretor) e tem que ter um verbo, nesse caso, temos o "mantiver" e "colocará" (mas só é necessário 1 para caracterizar-se como oração intercalada).
Aliás, marquei em vermelho a parte que faltou para deixar o trecho mais claro.
_Arthur_- Mestre Jedi
romulos1 e nahgsx gostam desta mensagem
Dia desses li, no livro do Diego Pereira (professor que mais teve alunos que tiraram 1000), que não se deve usar "em virtude dos fatos mencionados". Similarmente, o professor Rômulo Bolívar também condena o uso, já que, segundo ele, é um erro comentar a estrutura do texto.
Portanto, em virtude dos fatos mencionados, infere-se que
Portanto,
_Arthur_- Mestre Jedi
Beleza, então vou parar de usar.
Sobre aquela parte do primeiro parágrafo que você falou pra mudar, eu tentei ajustar, aí ficou assim:
"É indubitável que muitos indivíduos se tornam sedentários em razão da utilização excessiva de jogos virtuais. Com efeito, ao buscar satisfazer suas vontades pueris, ponderou Schopenhauer, o homem sacrifica sua saúde. [...]"
Está bom?
Sobre aquela parte do primeiro parágrafo que você falou pra mudar, eu tentei ajustar, aí ficou assim:
"É indubitável que muitos indivíduos se tornam sedentários em razão da utilização excessiva de jogos virtuais. Com efeito, ao buscar satisfazer suas vontades pueris, ponderou Schopenhauer, o homem sacrifica sua saúde. [...]"
Está bom?
nahgsx escreveu:Beleza, então vou parar de usar.
Está bom?
Ótimo!
_Arthur_- Mestre Jedi