PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Variação da velocidade vetorial ?

2 participantes

Ir para baixo

Variação da velocidade vetorial ? Empty Variação da velocidade vetorial ?

Mensagem por danielgtr808 Qui Out 19 2017, 14:12

O que significa o valor da velocidade vetorial ? Eu me confundi por conta do exemplo abaixo:
Variação da velocidade vetorial ? Fotoss10
Variação da velocidade vetorial ? Fotoss11

Ele jogou a bola, a bola voltou pelo mesmo caminho e aqui diz que a variação na velocidade vetorial é de 2v e aponta no sentido da pessoa que arremessou... O que isso significa ? Se a velocidade era de 20 m/s, isso significa que a velocidade vetorial variou 40 m/s ? E que ela aponta na direção da pessoa que arremessou, isso significa que ela tinha uma velocidade, variou 40 m/s tudo isso enquanto estava indo na direção da pessoa que lançou a bola ? 

Imagens tiradas do livro: Tópicos de física volume 1, página 107

danielgtr808
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 26/08/2017
Idade : 25
Localização : São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Variação da velocidade vetorial ? Empty Re: Variação da velocidade vetorial ?

Mensagem por Elcioschin Qui Out 19 2017, 14:29

Velocidade é um vetor: além do valor ela tem direção e sentido.

Considerando o sentido de retorno (Vf) da bola como positivo, o sentido de ida (Vi) é negativo:

∆v = Vr - Vi ---> ∆v = V - (- V) ---> ∆v = = 2.V

Poderia também ser feito, invertendo os sinais. Por isto é que se calcula o módulo de ∆v: |∆v|
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71673
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Variação da velocidade vetorial ? Empty Re: Variação da velocidade vetorial ?

Mensagem por danielgtr808 Qui Out 19 2017, 14:38

Hm... agora que você falou, creio eu que entendi... adotando o homem que arremessou a bola como referencial, dizemos que tudo que tende a se afastar dele é negativo  e tudo que se aproxima é positivo, logo, supondo que ele arremesse a bola com uma velocidade (em módulo) de 10 m/s, ela vai estar se afastando, logo, a sua velocidade é -10 m/s. Quando ela bate na parede e volta com a mesma intensidade, mas como ela esta se aproximando, sua velocidade agora é 10 m/s... No final a variação foi de 20 m/s... O vetor aponta para o homem, pois a variação foi nesse sentido, a bola estava indo para lá ----> e variou para cá <----. Caramba.. meu entendimento esta correto ?

danielgtr808
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 26/08/2017
Idade : 25
Localização : São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Variação da velocidade vetorial ? Empty Re: Variação da velocidade vetorial ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos