PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Enem) Sistema ABS- força de atrito

2 participantes

Ir para baixo

(Enem) Sistema ABS- força de atrito Empty (Enem) Sistema ABS- força de atrito

Mensagem por Liliana Rodrigues Seg 24 Abr 2017, 09:10

Parar um automóvel repentinamente em uma rua escorregadia pode ser desafiador. Os sistemas de freios antitravamento (ABS, anti-lock braking system) diminuem o desafio dessa situação muitas vezes enervante[...] Uma roda que desliza (a área da pegada do pneu escorrega em relação à estrada) tem menos aderência que uma roda que não está deslizando[...] Ao evitar o deslizamento das rodas durante a frenagem, os freios antitravamento beneficiam você de duas maneiras: você irá parar mais rápido e será capaz de mudar a trajetória do carro enquanto freia.
Disponível em: .
Acesso em: 14 fev. 2011.

O gráfico a seguir mostra como varia a intensidade da força de atrito que atua sobre um corpo em função do módulo da força externa que atua sobre esse corpo.
(Enem) Sistema ABS- força de atrito Abs10
A maior segurança proporcionada pelos carros que possuem freios ABS, em relação aqueles que não possuem esse sistema de freio, se deve
A) à diferença entre os valores dos coeficientes de atrito estático máximo e de atrito cinético entre as superfícies do pneu e do solo.
B) ao fato de o módulo da força de atrito estático que atua sobre os pneus de um carro que possui ABS, quando o carro está freiando, ser menor que o módulo da força de atrito cinético.
C) ao fato de que a força de atrito que atua sobre os pneus de um carro que possui ABS, quando o carro está freiando, possui intensidade próxima à da força
de atrito estático máximo.
D) ao fato de a resultante das forças que atuam em um carro que está freiando estar orientada sempre no sentido oposto ao do movimento.
E) ao fato de o módulo da força normal que atua sobre os carros apresentar, sempre, o mesmo valor, quer o carro esteja freiando ou não.
Alguém pode me explicar por que não pode ser a letra A)??

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(Enem) Sistema ABS- força de atrito Empty Re: (Enem) Sistema ABS- força de atrito

Mensagem por LLA_93 Seg 24 Abr 2017, 13:48

Acredito que a letra A está incompleta. A maior segurança proporcionada pelos freios ABS não se dá apenas pela diferença entre os valores dos coeficientes de atrito, mas principalmente pelo fato de várias vezes, durante a frenagem, a força de atrito entre os pneus e o chão possuir intensidade próxima a da FAT estático. Como tal, a alternativa C realmente parece a mais completa.
LLA_93
LLA_93
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 29/11/2016
Idade : 30
Localização : Brasília, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos