Dinâmica - Força de atrito e força centrípeta
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Dinâmica - Força de atrito e força centrípeta
Analise a afirmativa: "Um automóvel desloca-se sobre uma estrada horizontal e plana cujo eixo coincide com um arco de circunferência. Se o automóvel não derrapa ao fazer essa curva, a força de atrito é maior que a força centrípeta que atua sobre o automóvel". Essa afirmativa está correta? Justifique sua resposta.
Eu queria a resposta bem detalhada, pois estou com bastante dificuldade em física. Obrigada.
Eu queria a resposta bem detalhada, pois estou com bastante dificuldade em física. Obrigada.
Camila Satierf- Iniciante
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Re: Dinâmica - Força de atrito e força centrípeta
A força centrípeta é a força que mantém o carro em movimento circular uniforme, é o que puxa o carro para dentro.
Já a força de atrito é a força que resiste ao movimento e pode ser tão grande quanto possível.
Agora, imagine que você está dirigindo um carro em um linha reta. Se você acelera, o carro vai para frente. Mas por que?
Simples: Porque o motor faz a roda girar, e o chão vai resistir, impedir esse movimento. E então a roda empurra o chão para trás(assim como vc empurra o chão para trás quando anda) e o chão empurra o carro para frente(ação e reação). E assim você consegue se locomover.
Mas e se você estiver em velocidade constante? Ora, você está em velocidade constante e não tem aceleração e então não existe atrito.
Bem, não. O atrito existe mesmo assim.
Quando você empurra uma geladeira e ela não se move, ainda tem atrito lá, tem impedindo de realizar o movimento.
Do mesmo modo, o a parte em contato com o solo do pneu não se move em relação ao chão, mas mesmo assim existe atrito lá.
Ou seja, o automovel mesmo com velocidade constante em uma estrada reta ainda experimenta do atrito. Um exemplo é de que se você saisse da estrada e entrasse em um campo de gelo, a roda ia começar a girar em falso; e quem não deixa girar em falso é justamente o atrito na estrada.
E para que direção é esse atrito? Ou seja, o atrito aplicado no carro é para onde? É na direção do movimento, mas para frente do carro(porque a parte de baixo do pneu quer ir para trás).
E se fizer curva? Bem, existirá o atrito que empurrará o carro para dentro e também tem o atrito na direção da velocidade do carro.
Daí eu deixo o resto contigo
Já a força de atrito é a força que resiste ao movimento e pode ser tão grande quanto possível.
Agora, imagine que você está dirigindo um carro em um linha reta. Se você acelera, o carro vai para frente. Mas por que?
Simples: Porque o motor faz a roda girar, e o chão vai resistir, impedir esse movimento. E então a roda empurra o chão para trás(assim como vc empurra o chão para trás quando anda) e o chão empurra o carro para frente(ação e reação). E assim você consegue se locomover.
Mas e se você estiver em velocidade constante? Ora, você está em velocidade constante e não tem aceleração e então não existe atrito.
Bem, não. O atrito existe mesmo assim.
Quando você empurra uma geladeira e ela não se move, ainda tem atrito lá, tem impedindo de realizar o movimento.
Do mesmo modo, o a parte em contato com o solo do pneu não se move em relação ao chão, mas mesmo assim existe atrito lá.
Ou seja, o automovel mesmo com velocidade constante em uma estrada reta ainda experimenta do atrito. Um exemplo é de que se você saisse da estrada e entrasse em um campo de gelo, a roda ia começar a girar em falso; e quem não deixa girar em falso é justamente o atrito na estrada.
E para que direção é esse atrito? Ou seja, o atrito aplicado no carro é para onde? É na direção do movimento, mas para frente do carro(porque a parte de baixo do pneu quer ir para trás).
E se fizer curva? Bem, existirá o atrito que empurrará o carro para dentro e também tem o atrito na direção da velocidade do carro.
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____________________________________________
← → ↛ ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇
ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir- Monitor
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Re: Dinâmica - Força de atrito e força centrípeta
Eu consegui entender os exemplos em linha reta, mas em relação a curva quando você diz que existirá duas forças de atrito, eu não consegui entender para fazer a comparação.Carlos Adir escreveu:A força centrípeta é a força que mantém o carro em movimento circular uniforme, é o que puxa o carro para dentro.
Já a força de atrito é a força que resiste ao movimento e pode ser tão grande quanto possível.
Agora, imagine que você está dirigindo um carro em um linha reta. Se você acelera, o carro vai para frente. Mas por que?
Simples: Porque o motor faz a roda girar, e o chão vai resistir, impedir esse movimento. E então a roda empurra o chão para trás(assim como vc empurra o chão para trás quando anda) e o chão empurra o carro para frente(ação e reação). E assim você consegue se locomover.
Mas e se você estiver em velocidade constante? Ora, você está em velocidade constante e não tem aceleração e então não existe atrito.
Bem, não. O atrito existe mesmo assim.
Quando você empurra uma geladeira e ela não se move, ainda tem atrito lá, tem impedindo de realizar o movimento.
Do mesmo modo, o a parte em contato com o solo do pneu não se move em relação ao chão, mas mesmo assim existe atrito lá.
Ou seja, o automovel mesmo com velocidade constante em uma estrada reta ainda experimenta do atrito. Um exemplo é de que se você saisse da estrada e entrasse em um campo de gelo, a roda ia começar a girar em falso; e quem não deixa girar em falso é justamente o atrito na estrada.
E para que direção é esse atrito? Ou seja, o atrito aplicado no carro é para onde? É na direção do movimento, mas para frente do carro(porque a parte de baixo do pneu quer ir para trás).
E se fizer curva? Bem, existirá o atrito que empurrará o carro para dentro e também tem o atrito na direção da velocidade do carro.
Daí eu deixo o resto contigo
Camila Satierf- Iniciante
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Re: Dinâmica - Força de atrito e força centrípeta
Na verdade existirá apenas um atrito. No caso quis dizer que uma componente do atrito empurrará o carro para dentro do circulo, e a outra componente do atrito na direção da velocidade do carro.
Assim, a força F1 que empurra o carro para o centro e a força F2 que é na direção.
A força de atrito é raiz(F1² + F2²)
E a força centripeta é somente F1
Agora vc tem que comparar a força de atrito raiz(F1²+F2²) com a centripeta F1. Qual é a maior?
Assim, a força F1 que empurra o carro para o centro e a força F2 que é na direção.
A força de atrito é raiz(F1² + F2²)
E a força centripeta é somente F1
Agora vc tem que comparar a força de atrito raiz(F1²+F2²) com a centripeta F1. Qual é a maior?
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Carlos Adir- Monitor
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