PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estações

2 participantes

Ir para baixo

Estações Empty Estações

Mensagem por fernandolima01530 Qua 12 Abr 2017, 23:45

2. (Ufpr 2008)  As estações do ano estão associadas ao movimento de translação da Terra em torno do sol, juntamente com a inclinação do eixo de rotação. No Brasil, as estações como as conhecemos (outono, inverno, primavera e verão) só são claramente notadas no centro-sul do país. Nas outras regiões, a percepção prática é outra.
Com relação ao texto acima e com os conhecimentos de Geografia, considere as seguintes afirmativas:
 
1. No nordeste brasileiro, em função da sua localização próxima ao círculo do Equador, tem-se apenas duas estações durante o ano: a chuvosa, de janeiro a julho, e a seca, de agosto a dezembro.
2. A população rural da Amazônia vive em função das duas estações do ano: o verão, de maio a setembro, que é a estação das chuvas, e o inverno, de outubro a abril, que é a estação sem chuvas e de baixo nível das águas.
3. Quando a Terra se encontra em sua órbita próxima do periélio, a sua velocidade é maior do que quando ela se encontra próxima do afélio, e isso se reflete na desigualdade da duração entre as estações do ano.
4. Os fenômenos do sol da meia-noite e das auroras polares nos países da península da Escandinávia ocorrem durante o solstício de 21 de dezembro.
5. Da mesma forma que o movimento de rotação da Terra serve de base para definir a duração do dia e o de translação para definir o ano, a translação da Lua em torno da Terra serve de base para definir o mês.
 
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.  
b) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.  
c) Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.  
d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.  
e) Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras.


GAB A


Quanto à 3: Por que está certa? As estações do ano duram, ao menos teoricamente, 3 meses cada, sendo, portanto, de duração igualitária, ao contrário do que afirmado na alternativa. 


Quanto à 5: Essa definição de mês, seria apenas para o calendário lunar, certo? Ou o tempo de translação da lua é de cerca de 30 dias e é , de fato, usado para a definição de mês no calendário ocidental que usamos?

fernandolima01530
Padawan
Padawan

Mensagens : 50
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 26
Localização : Florianópolis, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estações Empty Re: Estações

Mensagem por dd0123 Dom 18 Nov 2018, 15:35

3. Quando a Terra se encontra em sua órbita próxima do periélio, a sua velocidade é maior do que quando ela se encontra próxima do afélio, e isso se reflete na desigualdade da duração entre as estações do ano.  essa alternativa deveria ser falsa pois a variação de distância entre o periélio e o afélio é de somente 3%. As estações do ano são causadas pela inclinação do eixo da Terra e não por variações de distância do sol.




5. Da mesma forma que o movimento de rotação da Terra serve de base para definir a duração do dia e o de translação para definir o ano, a translação da Lua em torno da Terra serve de base para definir o mês.  os estágios (ou ciclos) da Lua se repetem em intervalos regulares de 29 ou 30 dias. Esse fenômeno deu origem aos meses do ano.
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos