PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida teórica diagrama de fases

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida teórica diagrama de fases Empty Dúvida teórica diagrama de fases

Mensagem por IsaacTERA Sex 07 Abr 2017, 21:32

Meu livro de física define a temperatura do ponto crítico como a temperatura a partir da qual se tem gás e não mais vapor, mas depois afirma que tanto o gás como o vapor estão abaixo da pressão crítica. Essa definição está correta? E se o gás está acima da temperatura crítica mas abaixo da pressão crítica, uma substância que está acima da pressão crítica e da temperatura crítica é o que?

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida teórica diagrama de fases Empty Re: Dúvida teórica diagrama de fases

Mensagem por Emersonsouza Sáb 08 Abr 2017, 10:17

Bem, a definição de ponto critico   poderia ,na minha opinião, ser dita assim:
É maior temperatura que um vapor pode atingir  a uma determinada  pressão de tal maneira que  possa ser condensado  por compressão  isotermica.A compressão ou descompressão isotérmica é uma transformação gasosa  em que a temperatura é constante , variando apenas a temperatura e a pressão.
  Ao passarmos da temperatura crítica  teremoss uma substância  no estado gasoso que chamaremos de gás, neste caso ele só pode ser liquefeito com o abaixamento da temperatura.
A resposta para sua primeira pergunta é Não, pois podemos ter o gás acima da pressão critica  conforme a definição.
 Para responder a sua segunda pergunta ,vou dar um exemplo.
Imagine que temos um vapor a uma dada pressão  e que    sua temperatura crítica seja 50°C ,ao aumentarmos a temperatura  para 52°C teremos um gás Independentemente da pressão.
Portanto,o que vai  diferenciar o vapor do gás é a sua temperatura ,pois podemos ter um gás com  mesma pressão que o vapor só que em temperaturas diferentes.
Bem ,acho que é isso !
Emersonsouza
Emersonsouza
Fera
Fera

Mensagens : 1100
Data de inscrição : 14/01/2015
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos