PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diagrama de fases

2 participantes

Ir para baixo

Diagrama de fases Empty Diagrama de fases

Mensagem por Caahdo8 Sáb 30 Mar 2024, 11:30

8. (Unifimes - Medicina 2016) Analise o diagrama de fases registrado para uma substância obtida de um determinado extrato vegetal e as figuras de I a IV, que representam diferentes comportamentos das moléculas dessa substância.

Diagrama de fases B+OMSKlRHq5+AAAAAElFTkSuQmCC

a) Qual o estado físico da substância nas condições de pressão e temperatura indicadas no diagrama pelos números 1, 2 e 3, respectivamente?

b) Qual das figuras (I a IV) representa a substância em processo de fusão? Justifique sua escolha.

Meu problema é com a B... Alguém poderia me explicar, por favor, por que não seria a figura IV? No gabarito está que é a II, mas para mim a II está mais com aspecto de vaporização...

Caahdo8
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 03/02/2022
Localização : São Paulo, SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Diagrama de fases Empty Re: Diagrama de fases

Mensagem por pedro de broglie Qui 04 Abr 2024, 19:13

fusão é a passagem do estado sólido para o líquido, de modo que as moléculas do sistema ficam mais livres

na figura II pode-se observar isso. Perceba que as moléculas estão se afastando umas das outras horizontalmente, se estivermos vendo a amostra de cima

na figura IV a amostra apenas se dividiu em duas partes, e as moléculas continuam fortemente agregadas
pedro de broglie
pedro de broglie
Iniciante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/12/2021
Idade : 18
Localização : Sorocaba, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos