PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Índice de refração

2 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

Índice de refração Empty Índice de refração

Mensagem por Wagner.ba Seg 11 Abr 2011, 12:40

Dada a tabela abaixo,que nos fornece os valores dos indices de refração absoluta de certos materiais para uma dada luz monocromática,pergunta-se:
[img]Índice de refração Tabelah[/img]
a)Qual dos meios é mais refrigente?Justifique.
b)Em qual dos meios a luz se propaga com maior velocidade?
c)Para qual dos meios a luz proveniente do vácuo apresenta maior desvio?Justifique usando argumentos físicos e matemáticos.
d)Qual dos meios apresenta menor ângulo crítico para a luz em questão passando para o vácuo?
e)Qual a velocidade de propagação da luz no ar?

Wagner.ba
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 10/04/2011
Idade : 37
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Índice de refração Empty Re: Índice de refração

Mensagem por Euclides Seg 11 Abr 2011, 15:15

Pressupostos conceituais:

1- a velocidade da luz no vácuo é de aproximadamente 300.000km/s
2- a velocidade da luz se altera em cada meio transparente que ela passa, sendo sempre menor que no vácuo.
3- a relação entre a velocidade da luz no vácuo e num determinado meio é chamada de índice de refração do meio



4- ângulo de incidência é o ângulo que a luz faz com a normal ao plano de incidência e ângulo de refração é o ângulo que a luz faz com a normal ao plano de refração. Ao passar de um meio menos para outro mais refringente (índice de refração mais alto) o raio refratado aproxima-se da normal

Índice de refração Trok

A Lei de Snell-Descartes relaciona os índices de refração e os ângulos:



5- ângulo crítico ou ângulo limite, é o ângulo de incidência a partir do qual não ocorre refração, ocorrendo apenas reflexão total do raio incidente

Índice de refração Trok



Acho que agora deve ser possível responder a questão. Volte a perguntar se restarem dúvidas.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos