PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida na "regra da mão esquerda"

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida na "regra da mão esquerda" Empty Dúvida na "regra da mão esquerda"

Mensagem por calebechumbo Ter 15 Nov 2016, 10:04

Seguinte, eu comecei a fazer alguns exercícios de "Força Magnética" e me surgiu dúvidas na "regra da mão esquerda"... tipo assim, minha dúvida é sobre a notação (o símbolo) de quando um vetor entra ou sai perpendicularmente da folha (aquele circulo com uma bolinha dentro do circulo se estiver saindo ou um circulo com o x dentro do círculo caso estiver entrando)... espero que vocês tenham entendido o que eu quis dizer...

Vou tentar desenhar um exercício pra ilustrar melhor...
 
 | V
 | 
 O_____ B
 +

Imaginem que o "círculo" é uma carga positiva, a "seta" para "cima" é o vetor da velocidade "V" e a "seta" para a direita o vetor indução magnética "B" (desculpem pelo mal desenho, mas é o melhor que eu consigo fazer :/).

Minha dúvida é saber como interpretar esses vetores, tipo, o vetor B eu sei que é para a direita, mas o vetor da velocidade é para "cima", fazendo um angulo de 90 graus com a folha ( ou melhor, com o chão) ou ele é "tangente" à folha (paralelo ao chão) (imaginem que você está fazendo esse exercício em uma folha, não olhando no PC)? É que é difícil explicar por aqui...

Se ele (o vetor da velocidade) estiver fazendo um angulo de 90 graus com a folha (ou com o chão) o vetor da Fmag vai estar como entrando na tela do PC (ou paralelo ao chão), não é? Mas se eu interpretar ele (o vetor da velocidade) como sendo tangente à folha (ou paralelo ao chão) o vetor da Fmag vai estar como saindo da folha (fazendo 90 graus com o chão)...

Quando eu ver aquelas duas notações, a bolinha com o circulo ou a bolinha com o x, eu tenho que interpretar como saindo ou entrando no PAPEL, correto? Como nesse exemplo eu não coloquei a bolinha no vetor "V" indicando se ele está entrando ou saindo do PAPEL, quer dizer que ele é tangente ao papel (paralelo ao chão), correto? Então o vetor da Fmag é para "cima", saindo do papel, se eu fosse utilizar aquela notação das bolinhas seria uma bolinha dentro do círculo, me indicando que a força sai do papel, fazendo 90 graus com o chão, não é? 

Qual o jeito correto de interpretar isso?? Alguém me ajuda pelo amor do Criador!!

calebechumbo
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 02/07/2016
Idade : 29
Localização : Bonfim Paulista (Ribeirão Preto), São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida na "regra da mão esquerda" Empty Re: Dúvida na "regra da mão esquerda"

Mensagem por Elcioschin Ter 15 Nov 2016, 12:37

Interprete o ponto . como a ponta aguda de uma flecha e o x como 4 penas instaladas no extremo oposto da flecha:


⊙ ---> Vetor saindo do papel (ou da tela), apontando para você
⊗ ---> vetor entrando no papel (ou na tela), afastando-se de você

Imagine a folha na posição vertical: é idêntica à posição da tela do PC 
Ou então imagine a folha sobre uma mesa horizontal e a tela do PC na horizontal

No seu desenho o sentido da força é ⊗
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71780
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos