Regra da mao esquerda.
2 participantes
Página 1 de 1
Regra da mao esquerda.
Uma experiência interessante, que permite determinar a velocidade com em que partículas elementares se movem, consiste
em utilizar um campo magnético em combinação com um campo elétrico . Uma partícula elementar com carga Q negativa
move-se com velocidade v paralelamente ao plano do papel (referencial inercial) e entra em uma região onde há um campo
magnético uniforme B, constante e orientado para dentro do plano do papel, como mostra a figura. Ao se deslocar na região do
campo magnético, a partícula fica sujeita a uma força magnética Fm.
a) Obtenha uma expressão literal para o módulo de Fm e represente na figura o vetor para a posição indicada da partícula.
Estou confuso quanto a regra da mao esquerda, usando encontro Fm orientada para o norte mas resolução afirma que é sul.
Quanto a expressao solicitada nao estou entendendo como chegar em Fm= lqlvB
em utilizar um campo magnético em combinação com um campo elétrico . Uma partícula elementar com carga Q negativa
move-se com velocidade v paralelamente ao plano do papel (referencial inercial) e entra em uma região onde há um campo
magnético uniforme B, constante e orientado para dentro do plano do papel, como mostra a figura. Ao se deslocar na região do
campo magnético, a partícula fica sujeita a uma força magnética Fm.
a) Obtenha uma expressão literal para o módulo de Fm e represente na figura o vetor para a posição indicada da partícula.
Estou confuso quanto a regra da mao esquerda, usando encontro Fm orientada para o norte mas resolução afirma que é sul.
Quanto a expressao solicitada nao estou entendendo como chegar em Fm= lqlvB
150nandu150- Jedi
Re: Regra da mao esquerda.
A regra da mão esquerda mostra a força que atuaria numa partícula positiva. Para uma partícula negativa a força tem sentido inverso.Uma partícula elementar com carga Q negativa move-se com velocidade v paralelamente
Para que a partícula mantenha a trajetória retilínea a força elétrica deve ter: mesmo módulo, mesma direção e sentido oposto ao da força magnética. Eu acho que trata-se de medir a velocidade da partícula
Eq=qvB ---> v=E/Benunciado escreveu:Uma experiência interessante, que permite determinar a velocidade com em que partículas elementares se movem, consiste
Euclides- Fundador