PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regra da mao esquerda.

2 participantes

Ir para baixo

Regra da mao esquerda. Empty Regra da mao esquerda.

Mensagem por 150nandu150 Qua 20 Nov 2013, 23:33

Uma experiência interessante, que permite determinar a velocidade com em que partículas elementares se movem, consiste 
em utilizar um campo magnético em combinação com um campo elétrico . Uma partícula elementar com carga Q negativa 
move-se com velocidade v paralelamente ao plano do papel (referencial inercial) e entra em uma região onde há um campo 
magnético uniforme B, constante e orientado para dentro do plano do papel, como mostra a figura. Ao se deslocar na região do 
campo magnético, a partícula fica sujeita a uma força magnética Fm. 

Regra da mao esquerda. Rn8u


a) Obtenha uma expressão literal para o módulo de Fm e represente na figura o vetor para a posição indicada da partícula. 

Estou confuso quanto a regra da mao esquerda, usando encontro Fm orientada para o norte mas resolução afirma que é sul.
Quanto a expressao solicitada nao estou entendendo como chegar em Fm= lqlvB
150nandu150
150nandu150
Jedi
Jedi

Mensagens : 238
Data de inscrição : 03/07/2013
Idade : 27
Localização : Curitiba - Parana

Ir para o topo Ir para baixo

Regra da mao esquerda. Empty Re: Regra da mao esquerda.

Mensagem por Euclides Qui 21 Nov 2013, 00:20

Uma partícula elementar com carga Q negativa move-se com velocidade v paralelamente
A regra da mão esquerda mostra a força que atuaria numa partícula positiva. Para uma partícula negativa a força tem sentido inverso.

Para que a partícula mantenha a trajetória retilínea a força elétrica deve ter: mesmo módulo, mesma direção e sentido oposto ao da força magnética. Eu acho que trata-se de medir a velocidade da partícula

enunciado escreveu:Uma experiência interessante, que permite determinar a velocidade com em que partículas elementares se movem, consiste
Eq=qvB ---> v=E/B

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos