PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eficiência

2 participantes

Ir para baixo

Eficiência  Empty Eficiência

Mensagem por hugo araujo Sáb 29 Out 2016, 20:11

(simulado enem) Ao comprar um carro com motor flex (álcool e gasolina), Joana fez alguns testes de consumo para saber se é mais vantajoso encher o tanque com álcool ou gasolina. Nas vezes em que encheu somente com gasolina, percebeu que o consumo foi em média de 7,4 km/litro . E, quando encheu somente com álcool, obteve uma média de consumo de 5,6 km/litro.

Após os testes, Joana concluiu que

a) é mais vantajoso encher o tanque com álcool, se o preço do litro for até 75% do preço do litro de gasolina.


b) é mais vantajoso encher o tanque com álcool, se o preço do litro for 125% ou mais do preço do litro de gasolina.

c) é mais vantajoso encher o tanque com gasolina, se o preço do litro for de até 75% do preço do litro de álcool.

d) é mais vantajoso encher o tanque com álcool, se o preço do litro for 0,80 centavos mais barato do que o preço do litro de gasolina.

e) é mais vantajoso encher o tanque com álcool, se o preço do litro for 0,75 centavos mais barato que o preço do litro de gasolina.

Eu até consigo desenvolver uma relação com os dados da questão, mas sempre emperro na interpretação da resposta nesse tipo de questão.

Autonomia(distância/volume) x k = preço

7,4 km/litro . K = P(G) ----> K = P(g)/(7,4 km/litro)


5,6 km/litro . K = P(A) ----> K = P(A)/(5,6 km/litro)


 P(g)/(7,4 km/litro) = P(A)/(5,6 km/litro)

P(g) = 1,32 P(A)     ou      P(A) = 0,75P(g)

Agora vem a interpretação do resultado, qual a melhor forma de decifrá-lo ? Eu não consigo enxergar o porque de ser mais vantajoso abastecer com álcool quando o preço é até 0,75 do preço da gasolina, sendo que apesar de ser mais barato, o carro vai percorrer uma distância maior com gasolina para o mesmo volume de combustível.  :scratch:

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Eficiência  Empty Re: Eficiência

Mensagem por Euclides Sáb 29 Out 2016, 20:47

Procure o custo do km rodado.

a e g preços por litro de cada combustível


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eficiência  Empty Re: Eficiência

Mensagem por hugo araujo Dom 30 Out 2016, 11:56

Bastante prático. Obrigado, Euclides.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Eficiência  Empty Re: Eficiência

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos