UFJF-MG
5 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
UFJF-MG
Uma ambulância, com a sirene ligada, movimenta-se com grande velocidade, numa rua reta e plana. Para uma pessoa que esteja observando a ambulância, parada junto à calçada, qual dos gráficos freqüência x posição melhor representa as frequências do som da sirene? Considere que a ambulância se movimenta da esquerda para a direita, com velocidade constante, e a pessoa se encontra parada no ponto O, indicado nos gráficos.
M190599- Iniciante
Re: UFJF-MG
A frequência percebida pelo observador é mais alta na aproximação e menor no afastamento apenas em função da velocidade da fonte que se desloca. Não é função da posição.
alternativa c)
Questão Modelo
alternativa c)
Questão Modelo
Euclides- Fundador
Euclides, o gráfico da resposta não fica parecendo que as frequências são constantes em relação a posição O ?
hugo araujo- Estrela Dourada
E é isso mesmo.hugo araujo escreveu:Euclides, o gráfico da resposta não fica parecendo que as frequências são constantes em relação a posição O ?
A frequência percebida pelo observador é mais alta na aproximação e menor no afastamento apenas em função da velocidade da fonte que se desloca. Não é função da posição.
Euclides- Fundador
fo (Vs/Vf) = Fap ~ daí fica compreensível que é função da velocidade, mas eu mesmo assim cometi o mesmo equívoco que o Hugo, por que quando a fonte se aproxima de um objeto parado, a frequência percebida por esse não é maior? E lembrando do que ocorre em corridas de Fórmula 1, por exemplo, a frequência é nitidamente variável, começa bem baixo e se torna muito agudo quando passa e depois vai se esvaindo. O que ocorre é apenas que a intensidade sonora percebida é menor, devido à distância, mas daí como justificar que mais próximo é mais agudo? Deu realmente uma bagunçada nas ideias.
estraveneca- Jedi
Não devemos confundir intensidade de um som com frequência de um som:
Seja f a frequência de um carro de fórmula 1 parado em frente a um observador fixo.
Quando o carro de fórmula 1 se aproxima de um observador fixo:
1) a frequência ouvida pelo observador é constante e maior do que f (o som é mais agudo do que o som do carro parado).
2) a intensidade do som aumenta (fica mais alto)
E o oposto acontece quando o carro se afasta do observador fixo:
3) a frequência ouvida pelo observador é constante e menor do que f (o som é mais grave do que o som do carro parado).
4) a intensidade do som diminui (fica mais baixo)
Seja f a frequência de um carro de fórmula 1 parado em frente a um observador fixo.
Quando o carro de fórmula 1 se aproxima de um observador fixo:
1) a frequência ouvida pelo observador é constante e maior do que f (o som é mais agudo do que o som do carro parado).
2) a intensidade do som aumenta (fica mais alto)
E o oposto acontece quando o carro se afasta do observador fixo:
3) a frequência ouvida pelo observador é constante e menor do que f (o som é mais grave do que o som do carro parado).
4) a intensidade do som diminui (fica mais baixo)
Elcioschin- Grande Mestre
Obrigado mestres pela explicação.
M190599- Iniciante
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos