PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Tendência Enem"

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

"Tendência Enem" Empty "Tendência Enem"

Mensagem por Harim Ter 10 Nov 2015, 11:43

Não é de agora que venho pensando em como serão os livros didáticos/aulas nas escolas se essa "tendência Enem" continuar.
A proposta do Enem é justamente apresentar problemas que tenham vínculo com o dia dia, interdisciplinaridade, etc.
Porém, eu vejo que isso acaba por excluir, da grade de ensino médio, várias matérias que são ditas como "específicas demais", mas que são necessárias pra quem quer cursar as engenharias, física, matemática, etc.

Vejam a questão 7 (estilingue): [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

"Essa é uma questão de alta complexidade.. O aluno tem que saber sobre a Lei de Hooke, balística, etc. Acho que foi a questão mais difícil.."

Minha irmã (3º ano) falou que prfa DE MATEMÀTICA disse que a questão da janela (que envolvia log e equação do 2º grau) era do demônio e que levou 10 min pra fazer. OBS: é prfa numa das melhores escolas daqui!

Eu entendo que, pra quem não quer cursar algo que envolva exatas, se torna uma questão complicada; o aluno tem que estudar muitas outras matérias. Mas pro pessoal que quer seguir essa linha, isso é o básico! kkkkk

O problema que vejo é em utilizar uma única prova pra avaliar todo mundo, porém com ênfase notória em humanas (nada contra) em detrimento de outras matérias.


Deixem suas opiniões; é um tema interessante!

Harim
Harim
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 124
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 29
Localização : Ponta Grossa, PR, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"Tendência Enem" Empty Re: "Tendência Enem"

Mensagem por Nina Luizet Ter 10 Nov 2015, 11:52

Pois é... pois é... Essa aí de log foi uma das mais difíceis da prova- se não a mais.
Fico pensando nos elaboradores da prova do ENEM, não conhecem a realidade do ensino brasileiro. Não dá mais para esperar a aplicação de um determinado ''Estilo Enem''. A prova está cada vez mais como um vestibular. 
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

"Tendência Enem" Empty Re: "Tendência Enem"

Mensagem por Harim Ter 10 Nov 2015, 12:05

Na verdade estou dizendo o contrário, rs.
É verdade que essas questões aí não pareciam do Enem.
Mas isso é o básico pra vc conseguir cursar uma graduação sem muitos tropeços.
Pra quê se estuda pro Enem ? > pra começar uma graduação. (Ok)
Mas se o nível das questões é baixo (falo das exatas), tem um abismo entre aquilo que tu sabe e o que precisará saber quando começar o curso.

Mas eu entendo perfeitamente que o ensino médio público ainda se arrasta pra dar conta do Enem, o que dirá dos vestibulares. Porém, acho que o Enem deveria ser uma medida temporária e não permanente.
Harim
Harim
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 124
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 29
Localização : Ponta Grossa, PR, Brasil

acpaz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

"Tendência Enem" Empty Re: "Tendência Enem"

Mensagem por Convidado Ter 10 Nov 2015, 12:24

Na teoria, todos deveriam sair do ensino médio sabendo cinemática, mecânica, termodinâmica, funções, geometria analítica, etc. No entanto, sabemos que isso é tão raro que beira o "inexistente". 

Os dois primeiros anos da graduação geralmente tentam fazer o que a escola deveria ter feito, que é oferecer uma base teórica (nesse caso, bem mais avançada) para aplicações práticas. A partir dessa perspectiva, a melhor solução não seria fazer um ENEM para cada tipo de graduação (exatas, humanas, biológicas, etc.) e sim fazer um Ensino Médio mais específico. Quem quiser fazer um curso de graduação na área de exatas, vai ter uma grade maior de Física, Matemática e Química, por exemplo.

O ENEM está, de certa forma, aumentando o nível do conteúdo de matemática e ciências da natureza, de forma inversamente proporcional a qualidade do ensino no Brasil. As provas de humanas são mais para doutrinação política mesmo. 

Às vezes é até bom existir esse abismo entre o nível médio e o superior, é mais uma oportunidade para que aquele que se prepara mais sair na frente e conseguir algum destaque. Porém, esse talvez seja o único lado bom.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"Tendência Enem" Empty Re: "Tendência Enem"

Mensagem por Nina Luizet Ter 10 Nov 2015, 12:26

Harim escreveu:Na verdade estou dizendo o contrário, rs.
É verdade que essas questões aí não pareciam do Enem.
Mas isso é o básico pra vc conseguir cursar uma graduação sem muitos tropeços.
Pra quê se estuda pro Enem ? > pra começar uma graduação. (Ok)
Mas se o nível das questões é baixo (falo das exatas), tem um abismo entre aquilo que tu sabe e o que precisará saber quando começar o curso.

Mas eu entendo perfeitamente que o ensino médio público ainda se arrasta pra dar conta do Enem, o que dirá dos vestibulares. Porém, acho que o Enem deveria ser uma medida temporária e não permanente.
Compreendo perfeitamente. O nível de exatas  não dá nem pra comparar com as provas de instituições militares, por exemplo - como você disse, torna-se básico. Mas veja que o nível  das Linguagens também não foi ''água com açúcar'' esse no. Linguagens e Códigos foi uma prova mais extensa que o normal, com questões bem específicas que geralmente se vê em apostilas como a Bernoulli,por exemplo. 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] 
Haja vista isso, também concordo que o Enem deveria ser uma medida temporária e não permanente. 
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

"Tendência Enem" Empty Re: "Tendência Enem"

Mensagem por Convidado Ter 10 Nov 2015, 12:32

Nossa educação só tende a piorar nos próximos anos. Discordem o quanto quiserem, mas mesmo se retomarmos o crescimento econômico vamos continuar tendo deputados que continuam subindo no palanque para dizer que devemos melhorar a educação, sem dizer como e quando fazer isso. Vivemos muito mais do discurso do que da prática; estamos tentando curar a gagueira com preces e não com fonoaudiologia. 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"Tendência Enem" Empty Re: "Tendência Enem"

Mensagem por Nina Luizet Ter 10 Nov 2015, 12:36

Dezotti escreveu:
Nossa educação só tende a piorar nos próximos anos. Discordem o quanto quiserem, mas mesmo se retomarmos o crescimento econômico vamos continuar tendo deputados que continuam subindo no palanque para dizer que devemos melhorar a educação, sem dizer como e quando fazer isso. Vivemos muito mais do discurso do que da prática; estamos tentando curar a gagueira com preces e não com fonoaudiologia. 

Isso é histórico. O famoso ''jeitinho brasileiro'' analisado pelo Sérgio Buarque de Holanda.  
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

"Tendência Enem" Empty Re: "Tendência Enem"

Mensagem por anaclaracn Ter 10 Nov 2015, 12:53

Eu acho essa proposta do ENEM de cobrar problemas do dia-a-dia e interdisciplinaridade bastante problemática. Na minha escola, pelo menos, os livros nunca davam foco em como tal matéria era aplicada no cotidiano e nem como ela se relacionava com outros assuntos.
Por isso, acho vestibulares tradicionais menos complicados. Eles são bem previsíveis, tem tudo no edital, não muda muito de um ano pro outro...
Enquanto o ENEM é essa bagunça. Nem os professores conseguem prever direito o que vai cair. 
Sobre as questões, as provas do ENEM sempre têm essas "impossíveis", não é muita novidade.

anaclaracn
Jedi
Jedi

Mensagens : 279
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 26
Localização : Niterói, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

"Tendência Enem" Empty Re: "Tendência Enem"

Mensagem por Christian M. Martins Ter 10 Nov 2015, 12:56

Sigo a mesma linha de pensamento do Harim: utilizar uma mesma prova - com enfâse em determinada área de conhecimento - para avaliar mais de um milhão de candidatos, que possuem uma diversidade inimaginável de opções de curso, é ridículo.

O que poderia ser feito, de forma que a mudança não fosse tão radical, é aumentar o nível das questões de todas as áreas, PRINCIPALMENTE as de Matemática e Ciências da Natureza, e, junto a isso, o peso das notas - não só para o SiSU, como para toda a média do ENEM. Dessa forma, um candidato ao curso de Matemática acertando, digamos, 9 questões de Linguagens, tira a mesma nota que é obtida com 3 acertos em Matemática.

E outra coisa que não é tão comentada assim, mas também deve ser mudada: alunos de idade adulta se formando no Ensino Médio por tirarem nota acima de 450 no ENEM.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

"Tendência Enem" Empty Re: "Tendência Enem"

Mensagem por Convidado Ter 10 Nov 2015, 13:00

Christian M. Martins escreveu:Sigo a mesma linha de pensamento do Harim: utilizar uma mesma prova - com enfâse em determinada área de conhecimento - para avaliar mais de um milhão de candidatos, que possuem uma diversidade inimaginável de opções de curso, é ridículo.

O que poderia ser feito, de forma que a mudança não fosse tão radical, é aumentar o nível das questões de todas as áreas, PRINCIPALMENTE as de Matemática e Ciências da Natureza, e, junto a isso, o peso das notas - não só para o SiSU, como para toda a média do ENEM. Dessa forma, um candidato ao curso de Matemática acertando, digamos, 9 questões de Linguagens, tira a mesma nota que é obtida com 3 acertos em Matemática.

E outra coisa que não é tão comentada assim, mas também deve ser mudada: alunos de idade adulta se formando no Ensino Médio por tirarem nota acima de 450 no ENEM.

Pois é, se eu tivesse conhecido isso no momento que entrei no Ensino Médio, teria o abandonado e continuaria estudando em casa. Aos 18 eu fazia o ENEM e conseguia o diploma de conclusão, pronto para entrar em qualquer universidade. Obs.: estou comentando sem conhecer as regras desse programa. 

edit: Nosso ensino vale tanto que 3 anos dele podem ser substituídos por 2 dias de prova.


Última edição por Dezotti em Ter 10 Nov 2015, 13:11, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

"Tendência Enem" Empty Re: "Tendência Enem"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos