Funções Inorganicas
3 participantes
Página 1 de 1
Funções Inorganicas
(Puc-rio) Considere as seguintes informações:
I - ácido clorídrico, hidróxido de sódio e cloreto de sódio são compostos solúveis em água onde se ionizam ou se dissociam por completo.
II - íons espectadores são espécies que, presentes numa reação química, não sofrem qualquer tipo de alteração.
III - ácido clorídrico e hidróxido de sódio reagem em meio aquoso segundo a equação:
HCℓ(aq) + NaOH(aq) → H2O(ℓ) + NaCℓ(aq)
Considerando as informações e a reação acima, é INCORRETO afirmar que:
(A) o cloreto de sódio em água encontra-se dissociado nas espécies Na+ e Cℓ-.
(B) ácido clorídrico em água encontra-se ionizado nas espécies H3O+ e Cℓ-.
(C) hidróxido de sódio em água encontra-se dissociado nas espécies Na+ e OH-.
(D) as espécies Na+ e Cℓ- não sofrem qualquer tipo de alteração durante a reação.
(E) as espécies H3O+ e OH- são os íons espectadores na formação de água.
Gabarito: E
Alguém poderia me explicar melhor o conceito de íons espectadores? Creio que não conhecer bem essa definição não está permitindo que eu entenda a questão. E por que a alternativa D não é incorreta?
Abraço
I - ácido clorídrico, hidróxido de sódio e cloreto de sódio são compostos solúveis em água onde se ionizam ou se dissociam por completo.
II - íons espectadores são espécies que, presentes numa reação química, não sofrem qualquer tipo de alteração.
III - ácido clorídrico e hidróxido de sódio reagem em meio aquoso segundo a equação:
HCℓ(aq) + NaOH(aq) → H2O(ℓ) + NaCℓ(aq)
Considerando as informações e a reação acima, é INCORRETO afirmar que:
(A) o cloreto de sódio em água encontra-se dissociado nas espécies Na+ e Cℓ-.
(B) ácido clorídrico em água encontra-se ionizado nas espécies H3O+ e Cℓ-.
(C) hidróxido de sódio em água encontra-se dissociado nas espécies Na+ e OH-.
(D) as espécies Na+ e Cℓ- não sofrem qualquer tipo de alteração durante a reação.
(E) as espécies H3O+ e OH- são os íons espectadores na formação de água.
Gabarito: E
Alguém poderia me explicar melhor o conceito de íons espectadores? Creio que não conhecer bem essa definição não está permitindo que eu entenda a questão. E por que a alternativa D não é incorreta?
Abraço
Hermógenes lima- Jedi
Re: Funções Inorganicas
O conceito de íons espectadores já está explanado na própria questão. Na^(+) e e Cl^(-) não se alteram, já que já estavam em meio aquoso (ionizados) antes de reagirem, e continuaram em meio aquoso (ionizados) depois de reagirem. Os íons H^(+) e OH^(-), por sua vez, se alteraram, já que passaram a formar um composto não-ionizado.
Repare que a proposta da questão é interessante, já que as alternativas A, B e C lhe conduzem à resposta.
Repare que a proposta da questão é interessante, já que as alternativas A, B e C lhe conduzem à resposta.
Última edição por Christian M. Martins em Sex 16 Out 2015, 15:29, editado 1 vez(es)
em solução aquosa HCl dissocia-se virando H3O+(que é uma forma de presentar o H+) e Cl- e o NaOH dissocia-se em Na+ e OH- , embora seja representado NaCl na realidade eles continuam dispersos em Na+ e Cl- logo não sofrem alterações (obs:não existe NaCl quando em meio aquoso ,nesse meio eles sempre se encontram em ions) , já o H3O+ reage com o OH- e se torna 2H2O logo este sofreu uma mudança , os ions espectadores são os ions que na solução aquosa continuam em sua forma original sem sofrer nenhum tipo de reação como é o cado do Na+ e o Cl-
Murilo Saboia- Recebeu o sabre de luz
kk desculpa nem vi :aaa:
Murilo Saboia- Recebeu o sabre de luz
Capaz, cara. Tô brincando contigo.
Até apoio que você faça isso, pois eu também faço. Além de dar uma segunda opção para o usuário que postou a pergunta entendê-la, auxilia o outro usuário que respondeu a questão a compreender novos métodos de resolução.
Até apoio que você faça isso, pois eu também faço. Além de dar uma segunda opção para o usuário que postou a pergunta entendê-la, auxilia o outro usuário que respondeu a questão a compreender novos métodos de resolução.
Entendi, muito obrigado pelas resposta! Inclusive, é verdade o que o Christian disse sobre as alternativas A, B e C conduzirem à resposta. Talvez se eu estivesse mais atento, conseguiria responder!!
Hermógenes lima- Jedi