PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

termodinâmica ?

3 participantes

Ir para baixo

termodinâmica ?  Empty termodinâmica ?

Mensagem por hugo araujo Qua 30 Set 2015, 19:14

Uma mola comprimida (fixa por um fio de aço) foi imersa em um ácido. Então, lentamente, a mola se dissolveu. O que aconteceu com a energia potencial elástica da mola?

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

termodinâmica ?  Empty Re: termodinâmica ?

Mensagem por Carlos Adir Qua 30 Set 2015, 20:29

A energia potencial elástica está relacionada à energia potencial eletrostática dos atomos.
Quando você comprime uma mola, você está aproximando os atomos, e que como se repelem, é necessário de energia para fazer isso.
Se a mola está comprimida, e é lentamente dissolvida, então ela vai corroendo até um momento em que a força que mantém a mola comprimida seja suficiente pra quebrar a mola corroida(assim como quebrar ferro enferrujado).
Parte da energia que a mola continha foi transformada em energia de deformação do material(no caso na quebra), assim como é necessário uma energia pra você amassar um metal ou quebrar um plastico. Essa energia de deformação do material é o trabalho realizado para que isso ocorra. Ao quebrar você quebrou a estrutura que o material tinha, e separou atomos que antes estavam ligados fortemente.
Parte da energia também será colocada aos atomos. Isto é, quando a mola está compressa, os atomos fazem forças uns nos outros para se repelirem. Ao colocar no ácido, esses atomos conseguem sair mais facilmente, e com isso digamos que eles saem disparados.
Enfim, podemos dizer que a energia fica envolvida no liquido. Mas essa energia dificilmente será percebida, visto que quando coloca-se metal em ácido, libera bastante energia(depende do metal e do ácido). Essa energia é imperseptível.

PS: Introduzi um conceito de energia de deformação, nem sei se existe, mas creio que dê pra entender.

____________________________________________
← → ↛ ↔️ ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
♏️  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

termodinâmica ?  Empty Re: termodinâmica ?

Mensagem por hugo araujo Qua 30 Set 2015, 20:57

Muito boa a explicação, resumidamente, eu posso dizer que essa energia se dissipa para o líquido - nesse caso o ácido. Não tem como eu mensurar o que essa energia pode fazer com o líquido? por exemplo, um aumento de temperatura significativo. Assim, ao meu ver, teria como eu provar que essa energia realmente foi para o líquido.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

termodinâmica ?  Empty Re: termodinâmica ?

Mensagem por wendersf Qui 25 Ago 2016, 12:41

essa energia elástica passa para a solução aquosa do ácido. Eu vi em outros fóruns a afirmação de que há um aumento na temperatura, ou seja, na energia interna da solução, e acredito ser a hipótese mais plausível.Eu vi opiniões muito interessantes no fórum Queremos Saber, digitando esse mesmo problema no google.
espero ter ajudado
wendersf
wendersf
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 19/08/2016
Idade : 28
Localização : João Monlevade

Ir para o topo Ir para baixo

termodinâmica ?  Empty Re: termodinâmica ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos