PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

calorimetria !!

2 participantes

Ir para baixo

calorimetria !! Empty calorimetria !!

Mensagem por alissonsep Qua 03 Nov 2010, 18:58

pessoal não é nenhuma questão de cálculos, o q eu quero saber é quando ou quais tipos de problemas devo usar as seguintes fórmulas

|Q | = |Q | e Q + Q = 0

por exemplo essa questão abaixo foi utilizada essa fórmula --> |Q | = |Q | e deu certo, depois tentei utilizar essa Q + Q = 0 e não deu certo, pq ? quais são os tipos de questão q devem ser aplicadas cada uma das fórmulas ??

questão --->

34) Uma piscina contém 1000L de água a temperatura de 22°C. Uma pessoa quer aumentar a temperatura da água da piscina para 25°C, despejando um certo volume de água fervente ( a 100°C ) no interior da mesma .
a) qual é o volume necessário de água fervente ?
b) Sabendo-se que a densidade da água é 1Kg/L , qual é a massa necessária de água fervente ?

1000 L ----> 1 000 kg = 1 000 000 g = 10^6 g

Calor recebido pela água fria: Qr = (10^6)*1*(25 - 22) ----> Qr = 3*10^6 cal

Calor cedido pela massa m de água quente ----> Qc = m*1*(100 - 25) ----> Qc = 75*m cal

|Qc| = |Qr| ----> 75*m = 3*10^6 ----> m = 3 000*10^3/75 ----> m = 40*10^3 g ----> m = 40 kg ----> 40 L

mim ajudem por favor pessoal nessa dúvida !!

Laughing Laughing Laughing Laughing
alissonsep
alissonsep
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1523
Data de inscrição : 21/10/2010
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

calorimetria !! Empty Re: calorimetria !!

Mensagem por Euclides Qua 03 Nov 2010, 20:34

Olá alissonsep,

se lhe ensinaram dessa maneira, acho que não foi uma boa escolha porque acaba ficando meio "bitolado" e o aluno fica sem entender o que se passa.

O fundamento de tudo é a Lei da Conservação da Energia. Quando, num sistema fechado como um calorímetro, dois ou mais corpos são colocados, cada um inicialmente a uma temperatura diferente da dos demais, um dos princípios da termodinâmica nos garante que:

"ocorrerão trocas espontâneas de calor, fluindo dos corpos de maior temperatura para os de menor temperatura, até que todos os corpos estejam à mesma temperatura"
.

ou seja, até que seja alcançado o Equilíbrio Térmico.

A Lei da Conservação da Energia, por sua vez, nos garante que a energia total do sistema não sofrerá variação, isto é, a soma algébrica dos calores cedidos e dos calores recebidos deverá ser igual a zero.



para isso é adotada um convenção algébrica: o calor cedido terá sinal negativo e o calor recebido terá sinal positivo



isso significa que em módulo teremos . Lembrando que a variação de temperatura é a diferença: temperatura final - temperatura inicial, , note que o corpo que se resfriar (temperatura final menor que a inicial) terá uma quantidade de energia com valor negativo. Por isso a sua questão de exemplo e todas as demais podem ser equacionadas assim:



Última edição por Euclides em Seg 13 Dez 2010, 23:22, editado 2 vez(es)

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

calorimetria !! Empty Re: calorimetria !!

Mensagem por alissonsep Qui 04 Nov 2010, 07:26

brigadão amigo, fico muito satisfeito com a excelente resposta !

então não há, basicamente falando, diferença nenhuma entre as formulas !

vlw
alissonsep
alissonsep
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1523
Data de inscrição : 21/10/2010
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

calorimetria !! Empty Re: calorimetria !!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos