PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Leis de Ohm - Filamento de Lâmpadas (Dúvida)

5 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Leis de Ohm - Filamento de Lâmpadas (Dúvida) - Página 2 Empty Leis de Ohm - Filamento de Lâmpadas (Dúvida)

Mensagem por Convidado Seg 25 maio 2015, 14:22

Relembrando a primeira mensagem :

(UFC-CE) Duas lâmpadas, L1 e L2, são idênticas, exceto por uma diferença: a lâmpada L1 tem um filamento mais espesso que a lâmpada L2. Ao ligarmos cada lâmpada a uma tensão de 220 V, observaremos que:
a) L1 e L‚ terão o mesmo brilho.                                       
b) L1 brilhará mais, pois tem maior resistência.
c) L2 brilhará mais, pois tem maior resistência.               
d) L2 brilhará mais, pois tem menor resistência.
e) L1 brilhará mais, pois tem menor resistência.

GABARITO:



Olá pessoal, fiquei com dúvida nesse exercício ao conferir o gabarito. Eu marquei a letra C, pois pensei que, como a lâmpada L1 tem um filamento mais espesso, e a resistência é inversamente proporcional a área da secção do fio, ela teria uma resistência menor que a resistência de L2. Como o filamento da lâmpada precisa de uma alta resistência para tornar-se incandescente, a L2 brilharia mais do que a L1, pois tem maior resistência.

Dúvidas: 

O filamento da lâmpada deve ter uma resistência alta para aumentar o choque entre os elétrons e se tornar incandescente?  (o que eu pensei na hora de resolver) Neutral

Se a resistência de L1 é menor que a de L2, e ambas estão submetidas a mesma voltagem, então i1 > i2; é por isso que a L1 brilhará mais, por causa da intensidade da corrente elétrica? (o exercício se baseou nisso, eu acho)

Afinal, o que faz o filamento brilhar mais: a resistência alta ou a alta intensidade da corrente elétrica, se ambos são inversamente proporcionais? 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo


Leis de Ohm - Filamento de Lâmpadas (Dúvida) - Página 2 Empty Re: Leis de Ohm - Filamento de Lâmpadas (Dúvida)

Mensagem por killerkill Qua 05 Out 2016, 16:30

Elcio, é verdade. Obrigado.

killerkill
Iniciante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 03/09/2010
Idade : 32
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos