PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Carreira de Professor

Ir para baixo

Carreira de Professor Empty Carreira de Professor

Mensagem por gdaros Ter Abr 28 2015, 18:17

Tema: Os desafios para tornar a carreira de professor mais atraente para os jovens no Brasil
tipo ENEM

EDUCAÇÃO AMEAÇADA



            A educação é a chave do sucesso e desenvolvimento de qualquer país no mundo. O Brasil, aos poucos, melhora seus índices educacionais, todavia, na contramão desse progresso vê-se a desmotivação cada vez maior dos alunos do Ensino Médio em seguir a carreira docente, e dos que ingressam em licenciaturas no Ensino Superior, poucos se tornam professores.  Para que não ocorra uma escassez ainda maior de professores, é necessário não só políticas de valorização, mas uma reforma no ensino brasileiro.
            A falta de reconhecimento, valorização salarial e condições precárias de trabalho são apontadas pelo senso comum como os principais causadores do déficit de professores em quase todo o país, principalmente no sistema público de ensino. Esses fatores realmente exercem influência na escolha da carreira entre os jovens, que optam por profissões que dão renome e retorno financeiro, como advogado e engenheiro. Porém, precisa-se ver a questão de modo mais profundo.
            Grande parte dos jovens não tem uma visão positiva e não lhe parece algo convidativo a escola. Isso decorre principalmente pela falta de sentido em estudar assuntos que o aluno não vê sua utilização no mundo, fazendo que ele não tenha interesse e se sinta desmotivado. Logo, é preciso uma reforma educacional que vise integrar as diferentes áreas do conhecimento e com uma abordagem acessível e atraente a partir de um diálogo aberto entre autoridades e professores para fazer que o aluno participe ativamente da educação.
            Para tentar amenizar o problema, o governo e as universidades tentam incentivar a procura dos cursos de licenciatura através de bolsas. Entretanto, muitos estudantes que ingressam nesses cursos desistem por causa da falta de amparo dada a eles após o ingresso, quando têm dificuldades econômicas e são atraídos para empregos mais rentáveis.
            A carência ainda maior de professores nas escolas brasileiras pode ter consequências graves, que comprometem os últimos avanços na área e afetem toda a sociedade. Portanto, o governo precisa se aproximar de educadores e entidades representantes da educação e debater o quanto antes medidas que estimulem jovens a seguir a docência, como salários competitivos com outros empregos, plano de carreira, uma nova forma de ensino e apoio durante o curso aos estudantes de licenciatura nas universidades. Assim, pode-se evitar um futuro de classes e salas de vazias.

gdaros
Jedi
Jedi

Mensagens : 302
Data de inscrição : 23/01/2015
Idade : 26
Localização : Fagundes Varela / RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos