PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Carreira acadêmica

2 participantes

Ir para baixo

Carreira acadêmica Empty Carreira acadêmica

Mensagem por gdaros Seg 16 Nov 2015, 10:57

Um dos meus interesses durante a faculdade é pesquisa e seguir talvez a área acadêmica. Estava olhando uma matéria do Guia do Estudante e vi isso:

"Considere também as oportunidades de estágio e pesquisa que você terá caso se mude. Se quer seguir a carreira acadêmica, vale tentar entrar em uma universidade pública no interior; se deseja ir logo para o mercado de trabalho, talvez compense pagar uma particular e ficar morando na cidade. Tudo depende da situação e do seu objetivo."

Vocês acham isso verdadeiro, mesmo que o cursos das capitais geralmente tenham um conceito um pouco maior, além de pós-graduações mais tradicionais?

Do pessoal que eu conheço que estuda na UFRGS (capital), nenhum deles está trabalhando na universidade. Já dos conhecidos que estudaram em universidades menores e do interior (como UFPel e UFSM) fizeram intercâmbio, estão fazendo mestrado em federais de até outros estados.

gdaros
Jedi
Jedi

Mensagens : 302
Data de inscrição : 23/01/2015
Idade : 26
Localização : Fagundes Varela / RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Carreira acadêmica Empty Re: Carreira acadêmica

Mensagem por Diaz Seg 16 Nov 2015, 14:47

Depende da região, esses sites focam muito no eixo Rio-SP achando que essa é a realidade de todos (Pode até ser assim em SP, mas aqui no AM e na Região norte como um geral não). Não sei como talvez seja aí e não sei qual será seu curso, porém irei compartilhar minhas experiências e alguns relatos que talvez te ajude.

Bolsas de pesquisas ajudam muito e são concorridíssimas, pois são um diferencial e uma oportunidade para qualquer um. Geralmente abrem um Edital para que os possíveis projetos se inscrevam e então escolhem os que receberão a bolsa. O quê acontece aqui pelo menos é que na Capital (Tanto Ufam quanto UEA) geralmente é onde ficam as maiorias do cursos, agora imagine um monte de grupos de várias engenharias e vários períodos (Menos os primeiros que são ciclos básicos) disputando bolsa de pesquisa/proj.? Fica bastante concorrido, já nas unidades do interior não existem tantos cursos (Realidade do Amazonas/Norte) aí então fica mais viável de você conseguir sua bolsa e desenvolver sua pesquisa. Apesar da iniciação cientifica não receber muito apoio do governo não é por isso que devemos parar, caso queira cursar engenharia tente ao máximo desenvolver atividades extra curriculares, seja projeto, monitoria, competições pela faculdade. Quando entrar não fique achando que só pq está no ciclo básico você não tem conhecimento para desenvolver algo, corra atrás, procure saber como as oportunidades funcionam. Tente manter o maior vínculo possível com a Univ. não seja aqueles que só vão pelo diploma, mostre que você quer fazer a mudança. E é sempre bom chamar pessoas com a mesma mentalidade com a sua para desenvolver projetos, monitorias ou Empresas Jr. Enfim, só não fique parado. Existe um mundo de oportunidades independente da faculdade que você esteja, ainda mais se for publica.
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos