PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PIC - OBMEP

3 participantes

Ir para baixo

PIC - OBMEP Empty PIC - OBMEP

Mensagem por Carlos Adir Sáb 27 Dez 2014, 16:22

Continuando a conversa de [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
Spoiler:

Continuando:

Suponho que eu tenha estudado todos, eu não me lembro bem, eu fazia o programa, procurava aprender e nem me ligava em qual grupo que eu estava, então não me lembro. Mas no meu ultimo ano, eu estava no G7(o grupo mais avançado, encerrou-se esse ano).
Jogos combinatórios, não lembro bem(sou pessimo em lembrar nomes de teoremas, quem criou, mas eu faço exercicios sobre), mas suponho que seja por exemplo:
Dois jogadores competem entre si um jogo de lançamento de dois dados.
As regras consistem no seguinte, alternadamente cada um deles escolhem um número que ainda não tenha sido escolhido entre 2 e 12.
Após todos os números terem sido escolhidos, começa-se o lançamento de dados. Se o resultado da soma dos dados sair 10 vezes o mesmo número(antes de outro sair), o que escolheu esse número ganha.

Grafos não foi tão aplicado, mas são bastante úteis para problemas de lógica e sistemas.

Por exemplo, quem nunca tentou ligar as 3 casas em agua, luz e telefone?
Spoiler:

Ou saindo de qualquer um dos locais (A, B, C ou D), é possivel atravessar todas as pontes, sem passar 2 vezes pela mesma ponte?
Spoiler:

Ou desenhar a figura
Spoiler:
Saindo de A, B, C, D ou E, desenhar a figura sem tirar o lapis do papel.

Quanto a calcular a distância do Sol à Terra, a geometria Euclidiana foi bastante útil, semelhanças de triângulos e tudo mais. Se formos observar, ele teve uma "sacada" que hoje em dia é bastante lógico.

Quanto à livros, pelo que eu aprendi no PIC e aqui, conhecimento deve ser distribuido, compartilhado. Grandes lições que se aprende com os mestres daqui.
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Ir para o topo Ir para baixo

PIC - OBMEP Empty Re: PIC - OBMEP

Mensagem por L.Lawliet Sáb 27 Dez 2014, 18:54

Ah, sim. Saquei. Bem interessante.

Po, Grafos prova tudo isso? Que massa!

Eu fiquei mais impressionado com o fato dele ter calculado o raio da Terra com precisão atraves de sombras (O.o) mas claro que calcular a distancia do Sol a terra também é bem impressionante.

L.Lawliet
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Carlos Adir Sáb 27 Dez 2014, 20:25

Grafos não prova tudo. Grafos pelo que aprendi é uma maneira de sistematizar problemas geométricos sem complicar muito utilizando geometria ou algebra, utilizando apenas o sistemas de vértices, arestas e faces.

Quanto aos livros, não sei lhe dizer se são bons ou não, pois desconheço de muitos autores.

Quiseres estudar também, tem o material do POTI(Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo). Mas como é destinado para aperfeiçoamento para competições olímpicas, então é complexo. Utilizar o material do PIC é muito bom.
PS: O nível de complexidade do POTI é bastante alto, diversas questões que são dadas como exercicios, são da OBM, IME. Um exemplo é o abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Circulos Matemáticos é um ótimo livro, mas como a minha "necessidade" não é suprida por ele, eu deixo-o em segundo plano. Entendi grande parte, contudo, ao revisar a matéria e ler novamente o livro.

∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagem por L.Lawliet Dom 28 Dez 2014, 01:07

Ah sim. Saquei. De qualquer forma, parece ser bem interessante.

Beleza.

Caramba. As questões devem ser bem dificeis mesmo.

Saquei. Valeu!!

L.Lawliet
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Orihara Dom 04 Jan 2015, 22:11

Boa noite.

Sei que não tem a ver muito com a ideia principal do tópico, mas gostaria de saber se é válido assistir as vídeo aulas do canal Programa de Iniciação Científica da OBMEP (canal da vídeo aula citada) para ganhar base em Matemática, visando ITA e outros concursos militares.

Obrigado.
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por L.Lawliet Seg 05 Jan 2015, 19:55

KelvinITA, eu ACHO que é mais ideal pro estilo de prova do IME. Como meu foco não é o ITA, é melhor que outra pessoa te responda...

L.Lawliet
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Orihara Seg 05 Jan 2015, 21:35

L.Lawliet escreveu:KelvinITA, eu ACHO que é mais ideal pro estilo de prova do IME. Como meu foco não é o ITA, é melhor que outra pessoa te responda...

Obrigado pela resposta, Lawliet.

Eu irei fazer a prova do IME também. Na verdade, farei: IME, AFA, ITA e talvez EsPCEx, hahahaha! Very Happy

Mas, como você falou, vamos esperar por mais respostas.

Abraços.
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo