PIC - OBMEP
3 participantes
PIC - OBMEP
Continuando a conversa de [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
Continuando:
Suponho que eu tenha estudado todos, eu não me lembro bem, eu fazia o programa, procurava aprender e nem me ligava em qual grupo que eu estava, então não me lembro. Mas no meu ultimo ano, eu estava no G7(o grupo mais avançado, encerrou-se esse ano).
Jogos combinatórios, não lembro bem(sou pessimo em lembrar nomes de teoremas, quem criou, mas eu faço exercicios sobre), mas suponho que seja por exemplo:
Grafos não foi tão aplicado, mas são bastante úteis para problemas de lógica e sistemas.
Por exemplo, quem nunca tentou ligar as 3 casas em agua, luz e telefone?
Ou saindo de qualquer um dos locais (A, B, C ou D), é possivel atravessar todas as pontes, sem passar 2 vezes pela mesma ponte?
Ou desenhar a figura
Quanto a calcular a distância do Sol à Terra, a geometria Euclidiana foi bastante útil, semelhanças de triângulos e tudo mais. Se formos observar, ele teve uma "sacada" que hoje em dia é bastante lógico.
Quanto à livros, pelo que eu aprendi no PIC e aqui, conhecimento deve ser distribuido, compartilhado. Grandes lições que se aprende com os mestres daqui.
- Spoiler:
- CarlosArquilar escreveu:Aqui tem a demonstração dessa afirmação, se você quiser:
Aritmética - Aula 46 - Existência de inverso mod nL.Lawliet escreveu:Quero sim CarlosArquilar. Valeu!!!Carlos Adir escreveu:Vocês participam/participaram do PIC?CarlosArguilar escreveu:Eu nunca particepei da OBMEP (minha antiga escola não participava), por isso nunca participei do PIC, eu só assisto aos vídeos que eles postam.L.Lawliet escreveu:Tambem não Carlos Adir. Por sinal, voce participa(va)?Carlos Adir escreveu:Eu participei, por um bom tempo aliás. O interessante é que no PIC ensinam de uma maneira não tão sistemática utilizada no ensino fundamental e médio.
Inclusive o material que utilizam são muitos bons, usam livro de ensino superior, mas do jeito que aplicam, dá pra entender perfeitamente.
Os livros que utilizam são da SBM, Coleção do Professor de Matemática.
O ruim é que só disponibilizam as video-aulas dos grupos mais baixos(G1, G2, G3 e G4), assim tendo que recorrer a outros meios para aprendizado para entender as matérias dos grupos mais avançados (G5, G6 e G7).
Em Manual do PIC podes ver o material programado para cada grupo. Tem o material disponibilizado no site da obmep, as Apostilas se encontram aqui caso queira estudar por elas.
Os outros materiais que são usados para dar aula, e que não estão no link acima, não se encontra em PDF, mas estão disponiveis para compra:
Coordenadas no Plano com as Soluções dos Exercícios
Coordenadas no Espaço
Trigonometria e Números Complexos
Circulos Matematicos A Experiência Russa
Enfim, questão respondida e aqui não é lugar para bater papo, qualquer coisa me envie MP.L.Lawliet escreveu:Carlos Adir, estava olhando o Manual do PIC . Varios assuntos interessantes foram abordados. Voce estudou até que "grupo"? Além disso, o que seria "jogos combinatorios" e "grafos"? Depois vou pesquisar a respeito.- IMPRESSIONANTE:
Ele calculo o raio da terra com precisão usando sombras O.o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Nossa, olha a diferença de preço IMPA e Vestseller sobre o mesmo livro
Beleza Carlos Adir. Respondi essa mensagem para não ser rude. Qualquer coisa, cria um topico no Bate Papo dos membros [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Valeu pessoal!!
Continuando:
Suponho que eu tenha estudado todos, eu não me lembro bem, eu fazia o programa, procurava aprender e nem me ligava em qual grupo que eu estava, então não me lembro. Mas no meu ultimo ano, eu estava no G7(o grupo mais avançado, encerrou-se esse ano).
Jogos combinatórios, não lembro bem(sou pessimo em lembrar nomes de teoremas, quem criou, mas eu faço exercicios sobre), mas suponho que seja por exemplo:
Dois jogadores competem entre si um jogo de lançamento de dois dados.
As regras consistem no seguinte, alternadamente cada um deles escolhem um número que ainda não tenha sido escolhido entre 2 e 12.
Após todos os números terem sido escolhidos, começa-se o lançamento de dados. Se o resultado da soma dos dados sair 10 vezes o mesmo número(antes de outro sair), o que escolheu esse número ganha.
Grafos não foi tão aplicado, mas são bastante úteis para problemas de lógica e sistemas.
Por exemplo, quem nunca tentou ligar as 3 casas em agua, luz e telefone?
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ou saindo de qualquer um dos locais (A, B, C ou D), é possivel atravessar todas as pontes, sem passar 2 vezes pela mesma ponte?
- Spoiler:
Ou desenhar a figura
- Spoiler:
Quanto a calcular a distância do Sol à Terra, a geometria Euclidiana foi bastante útil, semelhanças de triângulos e tudo mais. Se formos observar, ele teve uma "sacada" que hoje em dia é bastante lógico.
Quanto à livros, pelo que eu aprendi no PIC e aqui, conhecimento deve ser distribuido, compartilhado. Grandes lições que se aprende com os mestres daqui.
Carlos Adir- Monitor
Re: PIC - OBMEP
Ah, sim. Saquei. Bem interessante.
Po, Grafos prova tudo isso? Que massa!
Eu fiquei mais impressionado com o fato dele ter calculado o raio da Terra com precisão atraves de sombras (O.o) mas claro que calcular a distancia do Sol a terra também é bem impressionante.
Po, Grafos prova tudo isso? Que massa!
Eu fiquei mais impressionado com o fato dele ter calculado o raio da Terra com precisão atraves de sombras (O.o) mas claro que calcular a distancia do Sol a terra também é bem impressionante.
L.Lawliet- Mestre Jedi
Grafos não prova tudo. Grafos pelo que aprendi é uma maneira de sistematizar problemas geométricos sem complicar muito utilizando geometria ou algebra, utilizando apenas o sistemas de vértices, arestas e faces.
Quanto aos livros, não sei lhe dizer se são bons ou não, pois desconheço de muitos autores.
Quiseres estudar também, tem o material do POTI(Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo). Mas como é destinado para aperfeiçoamento para competições olímpicas, então é complexo. Utilizar o material do PIC é muito bom.
PS: O nível de complexidade do POTI é bastante alto, diversas questões que são dadas como exercicios, são da OBM, IME. Um exemplo é o abaixo:
Circulos Matemáticos é um ótimo livro, mas como a minha "necessidade" não é suprida por ele, eu deixo-o em segundo plano. Entendi grande parte, contudo, ao revisar a matéria e ler novamente o livro.
Quanto aos livros, não sei lhe dizer se são bons ou não, pois desconheço de muitos autores.
Quiseres estudar também, tem o material do POTI(Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo). Mas como é destinado para aperfeiçoamento para competições olímpicas, então é complexo. Utilizar o material do PIC é muito bom.
PS: O nível de complexidade do POTI é bastante alto, diversas questões que são dadas como exercicios, são da OBM, IME. Um exemplo é o abaixo:
Circulos Matemáticos é um ótimo livro, mas como a minha "necessidade" não é suprida por ele, eu deixo-o em segundo plano. Entendi grande parte, contudo, ao revisar a matéria e ler novamente o livro.
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇
ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir- Monitor
Ah sim. Saquei. De qualquer forma, parece ser bem interessante.
Beleza.
Caramba. As questões devem ser bem dificeis mesmo.
Saquei. Valeu!!
Beleza.
Caramba. As questões devem ser bem dificeis mesmo.
Saquei. Valeu!!
L.Lawliet- Mestre Jedi
Boa noite.
Sei que não tem a ver muito com a ideia principal do tópico, mas gostaria de saber se é válido assistir as vídeo aulas do canal Programa de Iniciação Científica da OBMEP (canal da vídeo aula citada) para ganhar base em Matemática, visando ITA e outros concursos militares.
Obrigado.
Sei que não tem a ver muito com a ideia principal do tópico, mas gostaria de saber se é válido assistir as vídeo aulas do canal Programa de Iniciação Científica da OBMEP (canal da vídeo aula citada) para ganhar base em Matemática, visando ITA e outros concursos militares.
Obrigado.
Orihara- Mestre Jedi
KelvinITA, eu ACHO que é mais ideal pro estilo de prova do IME. Como meu foco não é o ITA, é melhor que outra pessoa te responda...
L.Lawliet- Mestre Jedi
L.Lawliet escreveu:KelvinITA, eu ACHO que é mais ideal pro estilo de prova do IME. Como meu foco não é o ITA, é melhor que outra pessoa te responda...
Obrigado pela resposta, Lawliet.
Eu irei fazer a prova do IME também. Na verdade, farei: IME, AFA, ITA e talvez EsPCEx, hahahaha!
Mas, como você falou, vamos esperar por mais respostas.
Abraços.
Orihara- Mestre Jedi
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos