Sistemas Lineares
3 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Sistemas Lineares
(MACKENZIE) A equação matricial
| 1 1 -1 | |x| |5|
| -1 1 1 |. |y| = |2|
| 1 3 -1 | |z| |k|
a) não admite solução, qualquer que seja k.
b) admite solução, qualquer que seja k.
c) admite solução se k=4.
d) admite solução somente se k=8.
e) admite solução somente se k=12.
Gabarito: e
Gostaria de saber por que não posso resolver por regra de cramer: se o determinante da matriz dos coeficientes for diferente de zero o sistema é SPD. Calculando o determinante, cheguei a det=2, ou seja SPD, para qualquer valor de k. Onde está meu erro?
| 1 1 -1 | |x| |5|
| -1 1 1 |. |y| = |2|
| 1 3 -1 | |z| |k|
a) não admite solução, qualquer que seja k.
b) admite solução, qualquer que seja k.
c) admite solução se k=4.
d) admite solução somente se k=8.
e) admite solução somente se k=12.
Gabarito: e
Gostaria de saber por que não posso resolver por regra de cramer: se o determinante da matriz dos coeficientes for diferente de zero o sistema é SPD. Calculando o determinante, cheguei a det=2, ou seja SPD, para qualquer valor de k. Onde está meu erro?
estudant31- Iniciante
Re: Sistemas Lineares
Eu não sei muito de matrizes nem conheço esse regra de Cramer, mas o determinante daquela matriz 3x3 ali é 0, não 2.
Ashitaka- Monitor
Re: Sistemas Lineares
efetuando a multiplicação de matrizes, essa equação matricial fica da seguinte forma:
agora vamos descobrir o termo z, por cramer:
sabemos que o D é zero, pois percebemos que a coluna 3 é o oposto da coluna 1 e pela propriedade da combinação linear, o determinante é zero. (C3 = -C1)
o Dz é:
retornando ao termo z:
observe que se k for diferente de 12, o sistema é impossível, porém, se k =12 o sistema é possível, ou seja, admite solução, só que essa solução não pode ser determinada.
agora vamos descobrir o termo z, por cramer:
sabemos que o D é zero, pois percebemos que a coluna 3 é o oposto da coluna 1 e pela propriedade da combinação linear, o determinante é zero. (C3 = -C1)
o Dz é:
retornando ao termo z:
observe que se k for diferente de 12, o sistema é impossível, porém, se k =12 o sistema é possível, ou seja, admite solução, só que essa solução não pode ser determinada.
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos