PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Atrito cinético

3 participantes

Ir para baixo

Atrito cinético Empty Atrito cinético

Mensagem por mdtanos Dom 04 Jul 2010, 16:54

A figura abaixo representa uma possivel montagem utilizada para determinar experimentalmente o coeficiente de atrito cinético entre uma mesa horizontal e um bloco de massa M/2. Uma esfera de massa M desce uma distância verticak h=0,9m partindo do repouso e colide elasticamente, no ponto mais baixo da trajetória, com o bloco que está inicialmente em repouso. O bloco então se desloca horizontal por uma distância d=2,0m sobre a mesa até parar. Determine o coeficiente de atrito cinético u entre a mesa e o bloco.
Atrito cinético 11c3vae

mdtanos
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 182
Data de inscrição : 02/03/2010
Idade : 31
Localização : sete lagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Atrito cinético Empty Re: Atrito cinético

Mensagem por Euclides Dom 04 Jul 2010, 17:10

1) Como o choque é elástico, a energia potencial de altura da esfera é inteiramente transferida para o bloco, na forma de energia cinética.

2) o trabalho da força de atrito será igual à variação da energia cinética do bloco até parar.

CONCLUSÃO: o trabalho da força de atrito (resistente e dissipativo) será igual à energia potencial de altura da esfera.



____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Atrito cinético Empty Re: Atrito cinético

Mensagem por mdtanos Dom 04 Jul 2010, 17:41

denovo sem querer pedir muito, mas já pedindo : fazendo por dinâmica e cinemática, tem como chegar ao mesmo resultado ?

mdtanos
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 182
Data de inscrição : 02/03/2010
Idade : 31
Localização : sete lagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Atrito cinético Empty Re: Atrito cinético

Mensagem por Euclides Dom 04 Jul 2010, 17:59

Neste caso não será possível. Não temos elementos para avaliar a velocidade da esfera no momento do choque apenas com recursos da Cinemática. Em seguida precisaríamos do conceito de Quantidade de movimento para avaliar a velocidade do bloco.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Atrito cinético Empty Re: Atrito cinético

Mensagem por mdtanos Dom 04 Jul 2010, 18:06

A equação de torricelli, se usada para calcular a velocidade final da esfera, considerando a aceleração da gravidade, não serve ?
aí a velocidade inicial do bloco seria essa velocidade final x 2, pois a massa é a metade.
de toda forma, tentando pela cinemática n consegui, mas valeu :d

mdtanos
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 182
Data de inscrição : 02/03/2010
Idade : 31
Localização : sete lagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Atrito cinético Empty Re: Atrito cinético

Mensagem por ArielCouto Ter 21 Mar 2017, 09:40

Dando uma ressuscitada nesse tópico, hehehe.
Senhor Euclides, se resolvermos por sua forma, daria 0,9; porém, a resposta é 0,8.
Aparentemente, o se trata de uma colisão bidimensional (se bem que não vejo essas duas dimensões...).
Contudo, vi uma resolução sua, Euclides, de uma outra questão bastante parecida. 
Dá para resolver a questão da seguinte forma:
Atrito cinético Equayy11
ArielCouto
ArielCouto
Iniciante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 27
Localização : Paulínia

Ir para o topo Ir para baixo

Atrito cinético Empty Re: Atrito cinético

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos