PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(PUC-SP) Polígonos com número de lados primo

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

(PUC-SP) Polígonos com número de lados primo Empty (PUC-SP) Polígonos com número de lados primo

Mensagem por medock Qui 24 Jul 2014, 22:31

O matemático K. F. Gauss(1777-1855) demonstrou que um polígono regular de p lados, onde p é primo, só pode ser construído com régua e compasso se p é da forma  com n natural. Qual dos polígonos abaixo não pode ser construído com régua e compasso?

A) Pentágono
B) Hexágono
C) Heptágono
D) Octógono
E) Heptadecágono

Spoiler:

medock
Jedi
Jedi

Mensagens : 303
Data de inscrição : 22/01/2014
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(PUC-SP) Polígonos com número de lados primo Empty Re: (PUC-SP) Polígonos com número de lados primo

Mensagem por ivomilton Sex 25 Jul 2014, 17:39

medock escreveu:O matemático K. F. Gauss(1777-1855) demonstrou que um polígono regular de p lados, onde p é primo, só pode ser construído com régua e compasso se p é da forma  com n natural. Qual dos polígonos abaixo não pode ser construído com régua e compasso?

A) Pentágono
B) Hexágono
C) Heptágono
D) Octógono
E) Heptadecágono

Spoiler:
Boa tarde, medock.

"...onde p é primo..."
Somente nas alternativas (A) e (C) encontramos p primo: pentágono e heptágono.
O pentágono é da forma 2^(2^n) + 1, em que 2^n=2 com n natural e igual a 1.
O heptágono, porém, não satisfaz esse formato.

Alternativa (C)


Nota:
Respondi considerando as colocações feitas no texto da questão.



Um abraço.


Última edição por ivomilton em Sáb 26 Jul 2014, 16:42, editado 2 vez(es)
ivomilton
ivomilton
Membro de Honra
 Membro de Honra

Mensagens : 4994
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 91
Localização : São Paulo - Capital

Ir para o topo Ir para baixo

(PUC-SP) Polígonos com número de lados primo Empty Re: (PUC-SP) Polígonos com número de lados primo

Mensagem por Medeiros Sex 25 Jul 2014, 19:54

... Gauss .... um polígono regular de p lados, onde p é primo, só pode ser construído com régua e compasso se p é da forma (PUC-SP) Polígonos com número de lados primo Gif com n natural. Qual dos polígonos abaixo não pode ser construído com régua e compasso?
Nada sei quanto a Gauss ter mesmo dito isso mas sei que este enunciado -- e o gabarito que aponta Heptágono -- é mentira.

Com apenas régua e compasso podemos tanto construir um heptágono regular inscrito num círculo de raio dado como podemos construir um heptágono regular dado o seu lado.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

(PUC-SP) Polígonos com número de lados primo Empty Re: (PUC-SP) Polígonos com número de lados primo

Mensagem por danielzin_solar2 Sáb 26 Jul 2014, 15:15

Gauss realmente disse isso sim, e o polígono de 7 lados não pode ser construído apenas com régua e compasso, o próprio Gauss quem demonstrou isso através dessa fórmula estabelecida no enunciado da questão!

Portanto a alternativa correta é a letra C mesmo!

danielzin_solar2
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 21/04/2014
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(PUC-SP) Polígonos com número de lados primo Empty Re: (PUC-SP) Polígonos com número de lados primo

Mensagem por Medeiros Sáb 26 Jul 2014, 15:45

danielzin_solar2 escreveu:Gauss realmente disse isso sim, e o polígono de 7 lados não pode ser construído apenas com régua e compasso, o próprio Gauss quem demonstrou isso através dessa fórmula estabelecida no enunciado da questão!

Portanto a alternativa correta é a letra C mesmo!
Prezado,
já que você afirma isso tão peremptoriamente, teria a capacidade de demonstrar para nós essa "verdade"? No aguardo.
Abs.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

(PUC-SP) Polígonos com número de lados primo Empty Re: (PUC-SP) Polígonos com número de lados primo

Mensagem por danielzin_solar2 Sáb 26 Jul 2014, 16:11

Rapaiz!!! Eu nem sei o significado de "peremptoriamente" Smile   

Vou pesquisar no google.

A demonstração foi feita por Gauss aos 19 anos, quando na vdd ele descobriu que o polígono de 17 lados PODE ser construído com régua e compasso!!!  Eu não sei nadinha de como ele fez isso....  A demonstração da fórmula do enunciado, faz com que o polígono de 7 lados não possa ser construído apenas com régua e compasso. Por favor, não me peça a demonstração dessa fórmula que foi conjecturada pela primeira vez por Fermat!

danielzin_solar2
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 21/04/2014
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(PUC-SP) Polígonos com número de lados primo Empty Re: (PUC-SP) Polígonos com número de lados primo

Mensagem por ivomilton Sáb 26 Jul 2014, 16:49

Boa tarde. danielzin e Medeiros.

Creio que o assunto aqui está girando a respeito desta publicação (clicar no link abaixo):

http://www.portal.famat.ufu.br/sites/famat.ufu.br/files/Anexos/Bookpage/famat_revista_13_artigo_6_0.pdf



Um abraço.
ivomilton
ivomilton
Membro de Honra
 Membro de Honra

Mensagens : 4994
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 91
Localização : São Paulo - Capital

Ir para o topo Ir para baixo

(PUC-SP) Polígonos com número de lados primo Empty Re: (PUC-SP) Polígonos com número de lados primo

Mensagem por Medeiros Sáb 26 Jul 2014, 20:58

Ivomilton,
grato pelo interesse. Desconhecia essa publicação porém ela apenas cita, no teorema 2.3 (pag.119), uma demonstração de Gauss mas não a mostra. Quanto a sua resolução, não a glosei e a considero correta face ao enunciado.

Danielzin,
o que posso dizer? Para dificuldades com palavras, as vezes um dicionário ajuda. Quanto a fórmula, sou de opinião que ciência não é um conjunto de fórmulas, é, sim, um conjunto de princípios. Até agora o que tenho é que alguém disse que o Gauss disse...; não vi demonstração alguma. Segue demonstração da possibilidade que aventei.

1) construção de um heptágono regular dado o raio da circunferência

(PUC-SP) Polígonos com número de lados primo 16kqn14

2) construção de um heptágono regular inscrito dado seu lado

(PUC-SP) Polígonos com número de lados primo R0xrph

Sinto que a foto não ficou boa.
Abs.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

(PUC-SP) Polígonos com número de lados primo Empty Re: (PUC-SP) Polígonos com número de lados primo

Mensagem por ivomilton Sáb 26 Jul 2014, 21:48

Boa noite, Medeiros.

Foi bom você colocar esta última postagem, pois como você disse que essa divisão era possível de ser feita, nada melhor que apresentá-la para esclarecer toda e qualquer dúvida a respeito.
Em minha resolução eu havia citado que, quando jovem, havia aprendido na escola como dividir a circunferência de modo a nela construir um heptágono. Entretanto foi engano meu, que só percebi depois: o que havia aprendido na escola foi fazer a divisão em 5 partes, para a construção de um pentágono.
Pesquisando agora na net, veja o que encontrei a respeito desse processo de Bion:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Divis%C3%A3o_da_circunfer%C3%AAncia_em_partes_iguais_%28processo_geral%29

Nele consta que divisões em 2, 3, 5, 15 e 17 partes iguais são processos exatos, enquanto que divisões em 7, 9, 11 e 13 partes iguais são processos aproximativos.

É muito provável que seja esse o ponto discutível da questão.



Um abraço.
ivomilton
ivomilton
Membro de Honra
 Membro de Honra

Mensagens : 4994
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 91
Localização : São Paulo - Capital

Ir para o topo Ir para baixo

(PUC-SP) Polígonos com número de lados primo Empty Re: (PUC-SP) Polígonos com número de lados primo

Mensagem por Medeiros Sáb 26 Jul 2014, 22:14

Ivomilton, boa noite!

São duas coisas diferentes. Uma é você ter uma circunferência e nela inscrever um heptágono regular -- foi o que mostrei no primeiro caso. Outra é você, a partir da medida desejada para o lado do heptágono, construí-lo inscritível -- este é o segundo caso que mostrei.

Não vejo porquê quaisquer deles sejam aproximativos. Ambos são construções geométricas, com régua e compasso. Onde está a aproximação?
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

(PUC-SP) Polígonos com número de lados primo Empty Re: (PUC-SP) Polígonos com número de lados primo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos