PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida com conceitos iniciais

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida com conceitos iniciais Empty Dúvida com conceitos iniciais

Mensagem por GwaihirW Ter 22 Jul 2014, 05:02

Olá pessoal,

Comecei a estudar Geometria Analítica hoje, então estou vendo aqueles conceitos iniciais. Porém, fiquei com uma dúvida.

Sei que um ponto X à direita da origem tem coordenada x e um ponto X' à esquerda da origem tem coordenada -x.

No caso, a coordenada admite tanto valores positivos quanto negativos. Porém, a distância entre dois pontos sobre o mesmo eixo sempre é positiva (segundo a fórmula d(X,Y) = |x-y|). Alguém saberia me explicar o motivo disso?

Provavelmente eu esteja confundindo os conceitos de coordenada e distância e isso está gerando alguma confusão para mim.

Alguém saberia alguma definição mais "formal" para a distância entre dois pontos que justifique o fato do valor sempre ser positivo?
GwaihirW
GwaihirW
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/02/2014
Idade : 28
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com conceitos iniciais Empty Re: Dúvida com conceitos iniciais

Mensagem por Elcioschin Ter 22 Jul 2014, 11:01

O termo mais correto seria abcissa (ao invés de coordenada):

Sei que um ponto X à direita da origem tem abcissa positiva e um ponto X' à esquerda da origem tem abcissa negativa.


Vou supor que X e X' estão sobre o eixo X (para facilitar a explicação)


Temos então X(x, 0) e X'(- x, 0)


Fórmula da distância d entre dois pontos A e B ----> d² = (xB - xA)² + (yB - yA)²


Distância d entre X e X' ----> d² = (- x - x)² + (0 - 0)² ----> d² = (- 2x)² ---> d² = 4x² ---> d = 2x


Atenção: abcissa ou ordenada podem ser negativas ---> a distância entre dois pontos é SEMPRE positiva!!!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71687
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com conceitos iniciais Empty Re: Dúvida com conceitos iniciais

Mensagem por Elcioschin Ter 22 Jul 2014, 11:05

O termo mais correto seria abcissa (ao invés de coordenada):

Sei que um ponto X à direita da origem tem abcissa positiva e um ponto X' à esquerda da origem tem abcissa negativa.


Vou supor que X e X' estão sobre o eixo X (para facilitar a explicação)


Temos então X(x, 0) e X'(- x, 0)


Fórmula da distância d entre dois pontos A e B ----> d² = (xB - xA)² + (yB - yA)²


Distância d entre X e X' ----> d² = (- x - x)² + (0 - 0)² ----> d² = (- 2x)² ---> d² = 4x² ---> d = 2x


Atenção: abcissa ou orden
ada podem ser negativas ---> a distância entre dois pontos é SEMPRE positiva (ou nula)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71687
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com conceitos iniciais Empty Re: Dúvida com conceitos iniciais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos