PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Valores Iniciais por Laplace

Ir para baixo

Valores Iniciais por Laplace Empty Valores Iniciais por Laplace

Mensagem por Borracha22 Seg 21 Abr 2014, 01:39

1. Uma mola tem comprimento natural de 0,84m. Submetida a uma força de 0,2N, ela fica com 0,88m de comprimento. Suponhamos que uma massa de 5kg seja presa a extremidade desta mola, partindo 30cm abaixo da posição de equilíbrio, com uma velocidade para baixo de 10cm/s.
a) Escreva o problema de valores iniciais correspondente a esse problema;
b) Calcule a posição da mola no instante t=1s. O objeto está acima ou abaixo da posição de equilíbrio?
c) Determine o primeiro instante de tempo em que a massa retorna a posição de equilíbrio.
d) Expresse a solução, identificando o deslocamento de fase e a amplitude.
e) De acordo com a solução encontrada para o problema, analisar qual o movimento da massa, a medida que passa o tempo.

R:a) 5x"(t) + 0,5x(t) = 0, x(0) = 0,3, x'(0) = 0,1
b) x(1) = 0,24. O objeto está a 0,24m abaixo da posição de equilíbrio.
c) Em t=1,9s, a massa retorna a posição de equilíbrio
d) x(t) = 0,316 cos(t - 0,32). A amplitude é 0,316m e a fase é 0,32.

Eu encontrei a resposta da letra facilmente, mas a minha solução para o sistema de valores iniciais foi x(t) = 0,3 cos(0,316t) + 0,1 sen(0,316t), ou seja, veio direto com a amplitude e assim não dá pra calcular os outros itens. Eu gostaria de saber por que tem que ser usada essa equação sem a amplitude para calcular a posição e as outras coisas, além das respostas é claro.

Borracha22
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 148
Data de inscrição : 06/04/2013
Idade : 30
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos