Arcos e Ângulos na Circunferência
3 participantes
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 1
Arcos e Ângulos na Circunferência
Uma das maneiras de se representar a Terra em uma região plana para o traçado de mapas geográficos é a "projeção estereográfica", que consiste em projetar os pontos de uma esfera sobre um plano perpendicular ao eixo norte-sul da esfera e que passa por seu pólo Sul. Mais precisamente, a projeção de um ponto P da esfera é um ponto P' de α, obtido pela intersecção da reta determinada por P e pelo pólo Norte com o plano α. Essa construção está representada na figura a seguir, em que O é o centro da esfera, M e Q são pontos sobre um mesmo paralelo, A é o ponto médio do segmento M'Q', sendo M' e Q' as projeções dos pontos M e Q, respectivamente.
Considere que a Terra seja uma esfera de raio igual a 6400 km e que um barco percorra, ao longo de um meridiano, um caminho correspondente a uma diferença de latitude de 60º, a partir da latitude 60º sul, no sentido sul-norte. Considerando um mapa da superfície terreste feito a partir da projeção estereográfica da terra e com escala 1:100000000, calcule, em centímetros, o comprimento da projeção do percurso desse barco no mapa. Para isso, considere ainda, tg 15º = 0,27 e despreze a parte fracionária de seu resultado, caso exista.
Gabarito: 9
naiad- Padawan
Re: Arcos e Ângulos na Circunferência
Você vai ter que ter um pouco de imaginação para entender o problema, mas com o desenho que fiz acho que facilita. Q ali é o ponto da linha do Equador onde o barco pararia e o vértice seguinte, no mesmo segmento, é a projeção dele. Queremos determinar x.
tg(30+a) = r/r = 1
30+a = 45
a = 15
tg15 = y/(2r)
y = 12800*0,27 = 3456 km
tg45 = (x+y)/2r
2r = x+y
12800 = 3456 + x
x = 9344 km = 9344*10^5 cm = 9,344*10^8 cm
Escala:
1:10^8
Portanto:
9,344*10^8 cm reais correspondem a 9,344 cm na escala e, desprezando a parte numérica, 9.
Qualquer coisa é só perguntar.
À propósito, gostei muito da sua foto, bem bonita! Assim como a música a que se refere sua assinatura.
tg(30+a) = r/r = 1
30+a = 45
a = 15
tg15 = y/(2r)
y = 12800*0,27 = 3456 km
tg45 = (x+y)/2r
2r = x+y
12800 = 3456 + x
x = 9344 km = 9344*10^5 cm = 9,344*10^8 cm
Escala:
1:10^8
Portanto:
9,344*10^8 cm reais correspondem a 9,344 cm na escala e, desprezando a parte numérica, 9.
Qualquer coisa é só perguntar.
À propósito, gostei muito da sua foto, bem bonita! Assim como a música a que se refere sua assinatura.
Ashitaka- Monitor
Nossa, muito obrigada mesmo! Passei dias tentando resolver essa questão, consegui entender bem da maneira que fez. Muito obrigada mesmo!
Ah, obrigada. Você gosta da música? A sua foto também é bem legal, haha.
Uma ótima semana!
Ah, obrigada. Você gosta da música? A sua foto também é bem legal, haha.
Uma ótima semana!
naiad- Padawan
Sim, embora eu não ouça Birdy com frequência ela tem muitas músicas legais
Uma ótima semana para você também, bons estudos
Uma ótima semana para você também, bons estudos
Ashitaka- Monitor
Sim, é verdade! Você deveria ouvir mais, ela tem músicas muito boas e inspiradoras hahahaha
Para você também, bons estudos e obrigada mais uma vez!
Para você também, bons estudos e obrigada mais uma vez!
naiad- Padawan
Mais uma
Euclides- Fundador