PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um professor distraído - Probabilidades

2 participantes

Ir para baixo

Um professor distraído - Probabilidades Empty Um professor distraído - Probabilidades

Mensagem por MatheusMagnvs Seg 12 maio 2014, 02:05

Um professor distraído escreveu n cartas e as lacrou em envelopes sem escrever os endereços nos envelopes. Tendo se esquecido qual carta ele colocou em cada envelope, ele escreveu os n endereços nos envelopes aleatoriamente. Qual a probabilidade de que ao menos uma das cartas tenha recebido o endereço correto?

Spoiler:

Agradeço a quem puder ajudar. Obrigado. Smile
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Um professor distraído - Probabilidades Empty Re: Um professor distraído - Probabilidades

Mensagem por PedroCunha Seg 12 maio 2014, 02:39

Olá, Matheus.

Encontrei a seguinte fórmula:

Um professor distraído - Probabilidades A0i9mx

que foi aplicada no seguinte exercício:

Um professor distraído - Probabilidades Huqcso

que é semelhante ao seu.

No entanto, não consegui entender como funciona a fórmula (muita simbologia para mim).

Sei que a probabilidade pedida será dada por

 1 - probabilidade de nenhum endereço correto

mas não sei como calcular a probabilidade de nenhum endereço correto usando a fórmula citada.

Deixo ela aqui na esperança de que alguém a explique.

Abraços,
Pedro
PedroCunha
PedroCunha
Monitor
Monitor

Mensagens : 4639
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 27
Localização : Viçosa, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Um professor distraído - Probabilidades Empty Re: Um professor distraído - Probabilidades

Mensagem por MatheusMagnvs Seg 12 maio 2014, 08:34

Até entendi a fórmula, que desconhecia, mas agora estou intrigado pela sua demonstração. Sad

Obrigado, Pedro.

Mas não entendi o porquê de a probabilidade ser dada pela probabilidade de nenhum endereço correto, já que ele pede a probabilidade de pelo menos um endereço ter sido colocado corretamente.

Talvez alguém consiga. Obrigado. Smile


Obs.: Questão da OBM essa que você postou? haha
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Um professor distraído - Probabilidades Empty Re: Um professor distraído - Probabilidades

Mensagem por PedroCunha Seg 12 maio 2014, 11:32

Olá, Matheus.

Você poderia me explicar a fórmula, então? Fiquei boiando.

Não é que a probabilidade é dada pela probabilidade de nenhum endereço corretos. O que acontece é que elas são probabilidades complementares. Logo:

Probabilidade de pelo menos 1 = 1 - probabilidade de nenhum

Tente resolver agora, Very Happy.

¹Achei a fórmula e a questão num material IME/USP que baixei.
PedroCunha
PedroCunha
Monitor
Monitor

Mensagens : 4639
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 27
Localização : Viçosa, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Um professor distraído - Probabilidades Empty Re: Um professor distraído - Probabilidades

Mensagem por MatheusMagnvs Seg 12 maio 2014, 22:12

Pedro,

não sei se o sr. notou, mas essa fórmula é MUITO parecida com a fórmula geral da cardinalidade da união de n conjuntos; a diferença é que a fórmula citada refere-se ao número total de elementos da união dos n conjuntos, enquanto essa fórmula aqui nos dá a probabilidade de ocorrer cada conjunto (cada evento). Obviamente elas calculam coisas diferentes, mas as fórmulas são de uma semelhança muito grande. Trocando o "P" dessa fórmula aqui por "n"(número de conjuntos), as fórmulas são idênticas. Não sei dizer o porquê. Espero que algum metereologista com bom domínio de teoria do caos venha nos explicar, haha.

O que pude entender (limitadamente) da fórmula aqui referida:
Ai,Aj,Ak,...,An são os eventos que podem ocorrer.
P(União de Ai, de i = 1 até n = n, ou seja,A1+A2+...+Aj+Ak+...+An) = (Soma das probabilidades de ocorrer o evento Ai com i = 1) - (soma das probabilidades de ocorrer a interseção entre o evento Ai e o evento Aj, contanto que i seja menor do que j) + (soma das probabilidades de ocorrer a interseção entre o evento Ai, Aj e Ak, contanto que i < j< k) - ... + [(-1)^n+1] (Probabilidade de ocorrer a interseção entre todos os conjuntos considerados, desde Ai até An).

Num outro exemplo, vamos supor que Ai é um evento em que caem números pares quando se joga um dado de seis faces numeradas de 1 a 6. O evento engloba 2,4 e 6. Vamos supor agora que Aj é um evento em que caem números múltiplos de 3 quando se joga um dado de seis faces numeradas de 1 a 6. O evento engloba 3 e 6. Então, concluo que a interseção entre o evento Ai e o evento Aj, nesse exemplo, seja o evento em que cai a face 6, pois 6 é par e é múltiplo de 3. Logo, pediria-se a probabilidade de cair a face numerada com 6 num dado não viciado de seis faces numeradas de 1 a 6, ou seja, 1 em 6. Agora só basta conseguir aplicar isso, de uma maneira terrivelmente maravilhosa, a um caso de Ai,Aj,Ak...,An eventos.
Juro que não sei explicar nem de longe esse (-1)^n+1.

Fiquei muito intrigado com essa questão. Sad
Seria maravilhoso se alguma alma gaussiana a resolvesse. 👅 
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Um professor distraído - Probabilidades Empty Re: Um professor distraído - Probabilidades

Mensagem por PedroCunha Seg 12 maio 2014, 22:22

Haha.

Complicado demais para mim, grande Matheus.

Minha noção de probabilidade é o básico.

Vamos esperar que alguém nos ajude. Estou mais perdido que cego em tiroteio.

Abraços,
Pedro
PedroCunha
PedroCunha
Monitor
Monitor

Mensagens : 4639
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 27
Localização : Viçosa, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Um professor distraído - Probabilidades Empty Re: Um professor distraído - Probabilidades

Mensagem por MatheusMagnvs Seg 12 maio 2014, 22:36

Também não domino tanta probabilidade assim. Meu limite é o Morgado.

Que questão dos infernos. Sad
Tomara que não caia no ITA, haha.

Abraços, Pedro. Smile
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Um professor distraído - Probabilidades Empty Re: Um professor distraído - Probabilidades

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos