secxsen3x/5 = 1 qual o conjunto solução de x?
3 participantes
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
secxsen3x/5 = 1 qual o conjunto solução de x?
Relembrando a primeira mensagem :
Livro de Dante
Resolva as equações a seguir:
f) secxsen3x/5 = 1
Obs: Ele quer o conjunto solução de x
Livro de Dante
Resolva as equações a seguir:
f) secxsen3x/5 = 1
Obs: Ele quer o conjunto solução de x
FagnerLuiz- Iniciante
Re: secxsen3x/5 = 1 qual o conjunto solução de x?
poxa luck mandou bem, nunca acertaria isso.
lipoitvit- Recebeu o sabre de luz
basta jogar valores inteiros de k, no caso para k=0 ,x = 5pi/16.FagnerLuiz escreveu:E pq eu tô querendo a 1 determinação positiva de -5pi/4, que no meu caso encontrei 3pi/4 (não satisfaz a equação). Então qual seria a primeira determinação positiva então de -5pi/4 para está equação? e como encontra-la? Eu à encontro através do 5pik?Luck escreveu:Fagner, leia novamente minha primeira mensagem, a resposta está certa , o seu gabarito está errado como vc mesmo testou..o que acontece é que uma resposta correta pode ser representada de várias formas quando não tem intervalo definido. E diga em qual parte da solução vc não está entendendo para que eu possa explicar melhor, no final eu só isolei o x.
Outro modo que vc poderia fazer após obter sena=senb, é usando transformação de soma em produto, mas assim acho mais trabalhoso:
sena - senb = 0 ∴ 2sen[(a-b)/2]cos[(a+b)/2] = 0
Desde já agradeço por sua enorme ajuda luck.
Luck- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 5322
Vlw cara! Tu me ajudou bastante.Luck escreveu:basta jogar valores inteiros de k, no caso para k=0 ,x = 5pi/16.FagnerLuiz escreveu:E pq eu tô querendo a 1 determinação positiva de -5pi/4, que no meu caso encontrei 3pi/4 (não satisfaz a equação). Então qual seria a primeira determinação positiva então de -5pi/4 para está equação? e como encontra-la? Eu à encontro através do 5pik?Luck escreveu:Fagner, leia novamente minha primeira mensagem, a resposta está certa , o seu gabarito está errado como vc mesmo testou..o que acontece é que uma resposta correta pode ser representada de várias formas quando não tem intervalo definido. E diga em qual parte da solução vc não está entendendo para que eu possa explicar melhor, no final eu só isolei o x.
Outro modo que vc poderia fazer após obter sena=senb, é usando transformação de soma em produto, mas assim acho mais trabalhoso:
sena - senb = 0 ∴ 2sen[(a-b)/2]cos[(a+b)/2] = 0
Desde já agradeço por sua enorme ajuda luck.
FagnerLuiz- Iniciante
Página 2 de 2 • 1, 2