PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Dúvida na Resolução) - Troca de Calor

+3
aryleudo
Euclides
chrls
7 participantes

Ir para baixo

(Dúvida na Resolução) - Troca de Calor Empty (Dúvida na Resolução) - Troca de Calor

Mensagem por chrls 23/4/2010, 1:59 pm

Olá ,

Bem galera.. eu aprendi vendo em uma vídeo aula que uma "forma" mais fácil de resolver exercícios de troca de calor, é:




Para calor sensível:



Resolvi várias questões desse modo, por exemplo:

Misturando-se 1,5kg de água a 85°C com 3,0kg de água a 10°C, obtém-se 4,5kg de água à temperatura, em °C, de: (cagua = 1cal/g.°C)

Por esse método:

Como 85°C cede, então:





Até ai tudo bem, enquanto as questões eram sobre calor sensível, resolvi todas desse jeito.. porém quando envolveu calor latente eu não consegui... A questão é essa:

(ITA) Inicialmente 48g de gelo a 0ºC são colocados num calorímetro de alumínio de 2,0g, também a 0ºC. Em seguida,
75g de água a 80ºC são despejados dentro desse recipiente. Calcule a temperatura final do conjunto.
Dados: calor latente do gelo Lg = 80cal/g, calor específico da água cH2O = 1,0cal g^(–1)ºC^(–1), calor específico do
alumínio cAl = 0,22cal g^(–1) ºC^(–1).

Seguindo a lógica do que eu tinha aprendido:







Porém, o gabarito é: 17,5ºC

Significa então que por esse método não dá pra resolver com calor latente?

Desculpa pela pergunta, pode parecer "boba"... mas não tive isso no 2 grau :/

Obrigado.

chrls
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 07/04/2010
Idade : 33
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

(Dúvida na Resolução) - Troca de Calor Empty Re: (Dúvida na Resolução) - Troca de Calor

Mensagem por Euclides 23/4/2010, 2:28 pm

Olá chrls !

O princípio envolvido é a Conservação da Energia. Se temos um sistema fechado (adiabático) como é um calorímetro ideal, ocorrem trocas de calor entre os corpos, mas a energia se conserva, de modo que a soma dos calores cedidos tem de ser igual à soma dos calores recebidos. Como em Calorimetria usualmente designamos calor recebido com um sinal positivo e calor cedido com um sinal negativo, o princípio é geralmente escrito como:


nessa questão onde está a sua dúvida, certamente vale o princípio da conservação da energia. Em questões desse tipo é mais seguro, inicialmente, verificar se a temperatura final estará acima de zero ou será zero. Isto porque de cara podemos não saber se o gelo derrete todo ou não.

O gelo precisará de para derreter todo.

A água se chegasse a zero grau teria fornecido . Isso nos mostra que a temperatura final será mesmo acima de zero.

Agora precisamos identificar com cuidado as fases do processo:

1) o gelo derrete todo

2) a água do gelo derretido agora se aquece . Você esqueceu desta etapa.

3) o calorímetro se aquece

4) a água colocada esfria

Agora vai dar tudo certo.


Última edição por Euclides em 23/4/2010, 4:40 pm, editado 1 vez(es)

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(Dúvida na Resolução) - Troca de Calor Empty Re: (Dúvida na Resolução) - Troca de Calor

Mensagem por aryleudo 23/4/2010, 2:34 pm

Pelo que estou percebendo você só trabalhou com questões onde o calorímetro é ideal, ou seja não há trocas de calor da substância com o calorímetro. Já nessa questão do ITA, em particular, o calorímetro não é ideal. Portanto, o calorímetro também recebe ou perde calor. Compreende?

Você quando armou as contas até considerou que o calorímetro não era ideal, mas não lembro de considerar que o "gelo a 0°C" se derretei totalmente se transformando em "água a 0°C" (Calor Latente). Porém não parou por aí. A "água a 0°C" continua recebendo calor. Acredito que isso foi seu deslise!

____________________________________________
"Há três coisas na vida que não voltam: As palavras, o tempo e as oportunidades."
Autor Desconhecido
aryleudo
aryleudo
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 2292
Data de inscrição : 01/10/2009
Idade : 40
Localização : Cascavel/CE - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(Dúvida na Resolução) - Troca de Calor Empty Re: (Dúvida na Resolução) - Troca de Calor

Mensagem por thiago.basto 21/6/2010, 1:33 pm

montadas essas equações, basta somar todas e igualar a zero, correto ?

thiago.basto
Iniciante

Mensagens : 29
Data de inscrição : 21/06/2010
Idade : 33
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

(Dúvida na Resolução) - Troca de Calor Empty Re: (Dúvida na Resolução) - Troca de Calor

Mensagem por Euclides 21/6/2010, 1:47 pm

Sim Thiago, numa troca de calor em ambiente termicamente isolado:


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(Dúvida na Resolução) - Troca de Calor Empty Re: (Dúvida na Resolução) - Troca de Calor

Mensagem por mhcaf 1/5/2013, 10:03 pm

Perfeito
mhcaf
mhcaf
Padawan
Padawan

Mensagens : 90
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 29
Localização : Recife,PE Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(Dúvida na Resolução) - Troca de Calor Empty Re: (Dúvida na Resolução) - Troca de Calor

Mensagem por vitorluiz02 6/12/2016, 1:34 pm

Galera, alguem poderia me ajudar com essa questão? Eu entendi todo o processo mas nao entendo como deduzir que o gelo irá derreter.. Ora, o calor nao poderia ir em maior parte para o calorimetro fazendo o gelo nao derreter? Qual o meu erro? Obrigado!

vitorluiz02
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 132
Data de inscrição : 03/01/2016
Idade : 24
Localização : Palhola, SC, BR

Ir para o topo Ir para baixo

(Dúvida na Resolução) - Troca de Calor Empty Re: (Dúvida na Resolução) - Troca de Calor

Mensagem por Elcioschin 6/12/2016, 7:51 pm

Basta fazer duas continhas simples

Calor fornecido pela água para chegar a 0 ºC ---> Qa = 75.1.80 ---> Qa = 6 000 cal

Calor recebido para derreter todo o gelo virando água a 0 ºC:

Qg = 48.80 ---> Qg = 3 840 cal

Como Qa > Qg ainda existe muito calor para a água proveniente do gelo (e o calorímetro) aumentar sua temperatura.

Conclusão: todo o gelo virou água
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71690
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

(Dúvida na Resolução) - Troca de Calor Empty Re: (Dúvida na Resolução) - Troca de Calor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos