ITA CINEMÁTICA
+3
Elcioschin
Euclides
ThaisP
7 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
ITA CINEMÁTICA
Um exercício sobre a dinâmica da partícula tem seu início assim enunciado:
Uma partícula está se movendo com uma aceleração cujo módulo é dado por μ(r + a³/r²) , sendo r a distância entre a origem e a partícula. Considere que a partícula foi lançada a partir de uma distância a com uma velocidade inicial v0=2√(μa) .
Existe algum erro conceitual nesse anunciado? Por que razão?
Uma partícula está se movendo com uma aceleração cujo módulo é dado por μ(r + a³/r²) , sendo r a distância entre a origem e a partícula. Considere que a partícula foi lançada a partir de uma distância a com uma velocidade inicial v0=2√(μa) .
Existe algum erro conceitual nesse anunciado? Por que razão?
ThaisP- Mestre Jedi
Re: ITA CINEMÁTICA
Euclides- Fundador
Para ser dimensionalmente correta, deveria ser Vo = √(u.a²)
Elcioschin- Grande Mestre
Mas qual é o problema em ser √m/s ?
ThaisP- Mestre Jedi
Essa não é a unidade correta para velocidade.ThaisP escreveu:Mas qual é o problema em ser √m/s ?
Euclides- Fundador
ah sim!
ThaisP- Mestre Jedi
Mas porque deverá ter dimensão em ? Não poderia acontecer de ser em m, e dentro do parêntese resultar em , ou ainda se o ser em s-1 e dentro do parêntese resultar em m/s, essa é minha dúvida..
Italo Engers- Iniciante
Italo
Não pode ser do seu jeito:
Aceleração (m/s²) = u.(r + a³/r²)
Note que a, r são dados em metros, logo, dentro do parenteses temos m + m³/m² = m + m = m
Logo, u deve sr dado em s^-2, para termos m.s^-2
Não pode ser do seu jeito:
Aceleração (m/s²) = u.(r + a³/r²)
Note que a, r são dados em metros, logo, dentro do parenteses temos m + m³/m² = m + m = m
Logo, u deve sr dado em s^-2, para termos m.s^-2
Elcioschin- Grande Mestre
Entendi, Obrigado
Italo Engers- Iniciante
Fiz um pouco diferente, porém, fiz uma dedução sem fundamentos, assumi que a velocidade inicial na origem era zero.
Uma partícula está se movendo com uma aceleração cujo módulo é dado por μ(r + a³/r²) , sendo r a distância entre a origem e a partícula. Considere que a partícula foi lançada a partir de uma distância a com uma velocidade inicial v0=2√(μa).
Então, apenas fiz a suposição que ela percorreu um espaço "a" e na origem tinha v=0, nessa posição a, a aceleração é μ(r + a³/r²), como r=a, então μ(a + a³/a²)=2μa.
Agora: S=(V²-V0²)/2*L, L=aceleração nesse caso.
Então a=V²/2*2μa, V²=4μa²
V=2a*sqrtμ
De acordo com o gabarito que tenho aqui, essa é a resposta certa, porém, não vejo muito sentido.
A equação S=(V²-V0²)/2*L (L=aceleração) é válida somente para aceleração constante ou também para quando ela varia?
É possível resolver essa questão sem uso de análise dimensional?
Obrigado.
Uma partícula está se movendo com uma aceleração cujo módulo é dado por μ(r + a³/r²) , sendo r a distância entre a origem e a partícula. Considere que a partícula foi lançada a partir de uma distância a com uma velocidade inicial v0=2√(μa).
Então, apenas fiz a suposição que ela percorreu um espaço "a" e na origem tinha v=0, nessa posição a, a aceleração é μ(r + a³/r²), como r=a, então μ(a + a³/a²)=2μa.
Agora: S=(V²-V0²)/2*L, L=aceleração nesse caso.
Então a=V²/2*2μa, V²=4μa²
V=2a*sqrtμ
De acordo com o gabarito que tenho aqui, essa é a resposta certa, porém, não vejo muito sentido.
A equação S=(V²-V0²)/2*L (L=aceleração) é válida somente para aceleração constante ou também para quando ela varia?
É possível resolver essa questão sem uso de análise dimensional?
Obrigado.
Mefistófeles- Recebeu o sabre de luz
Página 1 de 2 • 1, 2
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos