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Tema: Analfabetismo (Avaliação)

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Mensagem por MuriloTri Dom 01 Set 2013, 16:01

Peço que por obséquio se alguém puder me ajudar com a correção e avaliação da minha redação, ficarei muito agradecido.

                                       Analfabetismo: Um tipo de exclusão social?
                         

                       O Analfabetismo é o principal indicativo que reflete como o nosso sistema educacional é precário e deficiente, a negligência governamental durante todas essas décadas colocam o Brasil ao lado de países Africanos no âmbito educacional.                           
                       Dentre as causas dessa triste realidade está à falta de estrutura, dentro da escola, bibliotecas desatualizadas, professores mal preparados e mal remunerados, falta computadores e muitas vezes que a escola fica longe demais de suas residências e o transporte nem sempre é ofertado, e quando este é disponibilizado está em péssimas condições.
O analfabetismo gera problemas graves para o Brasil, somente o acesso a educação permite o desenvolvimento cultura e científico do ser humano e é o alcance de conhecimento que motivam sua transformação e o progresso, um analfabeto é um cego social, incapaz de julgar o que acontece ao seu redor, ele se torna muitas vezes massa de manobra de medidas políticas públicas.

                       Portanto uma reforma no sistema educacional é imprescindível, existem diversos modelos de sucesso aplicados em outros países como é da Inglaterra e Finlândia, essa ultima era um país rural até os anos 60 e com medidas focadas no Professor e um sistema de divisão em estágios do desenvolvimento da criança, com provas unificadas mensalmente e investimento em tecnologia fez esse país se tornar um dos melhores para se estudar da fase inicial até a pós-graduação.

                       Embora avanços feitos nas últimas décadas, estamos muito longe de uma situação aceitável, a Educação é o pilar e o motor de uma sociedade e seu povo, uma mobilização política e social é fundamental para revertermos esse quadro lastimável.

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Tema: Analfabetismo  (Avaliação) Empty Re: Tema: Analfabetismo (Avaliação)

Mensagem por larimacellari Seg 23 Set 2013, 14:45

Qual é o gênero do seu texto, é uma dissertação? Se sim, gostaria de te lembrar que não pode ser assinada (Você colocou seu nome ali em baixo). Só artigos e cartas devem ser assinados, e com apenas as iniciais, de modo que o corretor não possa saber o seu nome (estamos pensando em uma situação de vestibular).
Pelo seu texto, a impressão que fica é que todos no Brasil são analfabetos, mas não é bem assim. E foram feitas muitas iniciativas governamentais durante os últimos anos, a política de cotas é um exemplo. Se você concorda ou não com ela, aí é outra história...Tem o ENEM também.
Mesmo em escolas com estrutura física, formam-se alunos analfabetos funcionais. Por que isso acontece?
Bom, são algumas sugestões. Eu diria que a sua redação ficaria em torno de seis, mas é uma mera suposição, pode não ser adequada, afinal sou uma aluna também...

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Tema: Analfabetismo  (Avaliação) Empty Re: Tema: Analfabetismo (Avaliação)

Mensagem por MuriloTri Seg 23 Set 2013, 16:56

Obrigado
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Tema: Analfabetismo  (Avaliação) Empty Re: Tema: Analfabetismo (Avaliação)

Mensagem por Gabriel Rodrigues Seg 23 Set 2013, 17:43

MuriloTri escreveu:
                       O Analfabetismo é o principal indicativo que reflete como o nosso sistema educacional é precário e deficiente, a negligência governamental durante todas essas décadas colocam o Brasil ao lado de países Africanos no âmbito educacional.            

(...) é precário e deficiente. A negligência governamental...
             
                       Dentre as causas dessa triste realidade (vírgula) está à (não se usa crase) falta de estrutura, (vírgula desnecessária) dentro da escola, bibliotecas desatualizadas, professores mal preparados e mal remunerados, falta computadores e muitas vezes que a escola fica longe demais de suas residências e o transporte nem sempre é ofertado, e quando este é disponibilizado está em péssimas condições.

Procure usar períodos mais curtos, pra evitar que o leitor se perca. Por exemplo (alterei só a estrutura, não as ideias):

"Dentre as causas dessa triste realidade, destacam-se a precária infraestrutura das escolas, as bibliotecas desatualizadas e a má preparação e remuneração de professores. Além da ausência de recursos didáticos, como computadores, e a grande distância entre as escolas e as residências dos alunos, o transporte escolar aparece como outro empecilho pois, quando disponibilizado, é de péssima qualidade."


O analfabetismo gera problemas graves para o Brasil,  somente o acesso a educação permite o desenvolvimento cultural e científico do ser humano e é o alcance de conhecimento que motivam sua transformação e o progresso, um analfabeto é um cego social, incapaz de julgar o que acontece ao seu redor, ele se torna muitas vezes massa de manobra de medidas políticas públicas.

Alterando os conectivos:

"O analfabetismo gera problemas graves para o Brasil, visto que somente o acesso a educação permite o desenvolvimento cultural e científico do ser humano, bem como o alcance de sua transformação e progresso. Um analfabeto é um cego social, incapaz de julgar o que acontece ao seu redor, tornando-se muitas vezes..."

                       Portanto uma reforma no sistema educacional é imprescindível, existem diversos modelos de sucesso aplicados em outros países como é da Inglaterra e Finlândia, essa ultima era um país rural até os anos 60 e com medidas focadas no Professor e um sistema de divisão em estágios do desenvolvimento da criança, com provas unificadas mensalmente e investimento em tecnologia fez esse país se tornar um dos melhores para se estudar da fase inicial até a pós-graduação.

Mexendo somente nos conectivos:

"Portanto, uma reforma no sistema educacional é imprescindível. Países que eram rurais até os anos 60, como Inglaterra e Finlândia, firmaram-se em ótimos sistemas educacionais. Com foco no professor, estes baseavam-se em divisão de estágios do desenvolvimento da criança, com provas unificadas mensalmente e investimento em tecnologia. A partir disso, tornaram-se em uns dos melhores países para se estudar desde a fase inicial até a pós-graduação"



                       Embora avanços feitos nas últimas décadas, estamos muito longe de uma situação aceitável, a Educação é o pilar e o motor de uma sociedade e seu povo, uma mobilização política e social é fundamental para revertermos esse quadro lastimável.

"Apesar dos avanços feitos nas últimas décadas, estamos muito longe de uma situação aceitável. Sabendo que a educação é o pilar e o motor de uma sociedade e de seu povo..."

Murilo Tri.
Murilo, suas ideias estão boas. Você ressaltou o quanto a educação é importante para que uma sociedade se desenvolva.
Perceba que as correções acima são sobre a estrutura do seu texto. O uso dos conectivos está te atrapalhando um pouco e isso pode confundir o leitor. Procure usar menos vírgulas e mais pontos (mas não em excesso), para que a ideia seja melhor compreendida e não fique uma redação cansativa e confusa.

Sobre as ideias:

- Você salientou, na introdução, que a educação brasileira é ruim, mas a ideia desenvolvida foi a de que a educação é necessária para o desenvolvimento político e social. Isto é, você não defendeu a sua tese. Aconselho mudar a introdução, já que o desenvolvimento ficou bom.

- Ao apontar as causas, foram enumeradas apenas as relacionadas ao sistema (a verba insuficiente seria um ponto a destacar: viu que 800 milhões foram desviados da rede estadual de Educação? O resultado é essa greve que já prolonga-se por dois meses e afeta mais de 500 mil só no Mato Grosso), mas seria interessante colocar outras: a precária rotina de estudos em casa e o acompanhamento escasso do desempenho escolar pelos pais, haja vista que em muitos casos o problema não é estrutural ou técnico.

- Você mencionou que uma educação ruim afeta o Brasil e depois generalizou para a humanidade. Ademais, acho que ficou meio exagerado: o analfabeto é um cego social? Claro que a alfabetização ajuda, mas há várias pessoas que não sabem ler e tem muito mais senso que as letradas.

- No outro parágrafo, você também citou que a educação é importante e que alguns países são modelos na área. Porém, faltou ir um pouco mais além: como isso é bom para o país? Poderia se valer do fato de que a Inglaterra é peça-chave no Reino Unido e esse sistema educacional a impulsionou principalmente na segunda revolução industrial, ficando lado a lado com os EUA)

- Você disse também que uma reforma política e social é necessária, mas faltou complementar, dizendo ao menos superficialmente como seria essa reforma. E não seria melhor uma reforma educacional também?

- Na introdução, você disse que o governo é negligente no âmbito educacional. Eu não sou totalmente de acordo com isso. A presidente Dilma Rousseff lançou a proposta dos royaltes de petróleo, destinando 75% dessa verba (grana demais!) para a educação. Através de um dos cinco pactos firmados no meio do ano, a reforma política e combate a corrupção (através de um plebiscito) pode ajudar nisso do desvio de verba. A educação é um dos pactos também, criando escolas de tempo integral, cursos profissionalizante pelo PRONATEC e ensino médio integrado com curso técnico pelo SENAI.
Outro ponto: há uma PEC prestes a ser aprovada que modifica vários artigos constitucionais, inserindo "Pesquisa, Ciência e Inovação" (se não me engano) como uma prioridade da União, com um próprio orçamento (gigante) pra isso destinado pra universidades que tem programa de pesquisa, podendo melhorar na educação que você tanto realçou como fundamental.

A situação está bem ruim sim, como mostram os indicadores que você colocou. Porém, isso deve em parte ao histórico político do Brasil, que priorizou mais a aceleração da industrialização, acordos econômicos internacionais, controle de instabilidade do mercado financeiro, projetos na Amazônia e no Nordeste (que acabou piorando em algumas coisas) e etc. Só agora a educação e o transporte despontam como soluções e os resultados são bons: o Brasil é uma potência emergente e cresce cada vez mais. (não vamos entrar em detalhes quanto a isso). Obviamente, muita coisa ainda tem que ser feita!

Recomendo um artigo que o Leonardo Sueiro, aqui do fórum, postou na sessão de colunistas: "como não ser um robô-dissertativo". Está me ajudando bastante e creio que possa te interessar.


Resumindo: suas ideias estão boas. Você só precisa cuidar um pouco nos conectivos . Acho que dar uma pesquisada profunda no tema antes de escrever é uma boa também...

PS: Desculpe pelo texto imenso. Mas você deu um retorno no texto que eu postei e quis tentar te ajudar de alguma forma. Espero que eu tenha conseguido.

Abraços Very Happy

Gabriel Rodrigues
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Tema: Analfabetismo  (Avaliação) Empty Re: Tema: Analfabetismo (Avaliação)

Mensagem por MuriloTri Seg 23 Set 2013, 19:08

Sensacional Gabriel! Very Happy  Me ajudou muito, mesmo

Vou prestar mais atenção sobre os conectivos na próxima redação, reler mais algumas vezes antes de fechar o texto.

Você deu ótimas idéias, vou ver se refaço esse texto.

Até a próxima
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