Dúvidas Teóricas de Atrito
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Dúvidas Teóricas de Atrito
1)Como acho o sentido de movimento de um sistema?Por exemplo...tenho todas as informações...angulo teta..porém como saberei pra que sentido irá o sistema?
2)Tentando descobrir isso fiz em dois sentidos possíveis..em um deles achei uma acleração de -1,0m/s² e na outra achei uma aceleração de 1,0 m/s²....Foi uma coincidência ou a aceleração que o sistema irá adquirir em módulo será sempre o valor encontrado...independente do sentido encontrado(estou considerando que a aceleração positiva é a correta, é claro).
3)Num plano inclinado achei um ''FAT'' que era maior que a força de ''queda'' do plano...encontrando assim uma aceleração..se não me falha a memória de -5,0m/s²...
Evidente que abandonando um corpo nesse plano ele não irá se mover...o atrito por si só não irá levantá-lo pra cima(acho...)...Então se eu jogar na formula essa mesma aceleração negativa eu conseguirei achar pelo menos o valor da força que deve ser acrescida em Psen a para deixar o corpo com movimento retilineo e uniforme(a=0)..
4)Atrito estático sempre indicará falta de movimento?Achei na internet tentando resolver uns exercicios de atrito esse da fuvest
''Uma locomotiva de massa M esta ligada a um vagão de massa (2M/3), ambos sobre trilhos horizontais e retilíneos. O coeficiente de atrito estático entre as rodas da locomotiva e os trilhos é μ e todas as demais fontes de atritos podem ser desprezadas. Ao ser pôr a locomotiva em movimento, sem que suas rodas patinem sobre os trilhos, a máxima aceleração que que pode imprimir ao sistema formado por ela e pelo vagão vale:
a)3μg/5
b)2μg/5
c)μg
d)3μg/2
e)5μg/3
Porém não consegui de jeito maneiro entender o..''atrito estático'' aplicado durante o movimento...O.o..
Vlws!!!!
2)Tentando descobrir isso fiz em dois sentidos possíveis..em um deles achei uma acleração de -1,0m/s² e na outra achei uma aceleração de 1,0 m/s²....Foi uma coincidência ou a aceleração que o sistema irá adquirir em módulo será sempre o valor encontrado...independente do sentido encontrado(estou considerando que a aceleração positiva é a correta, é claro).
3)Num plano inclinado achei um ''FAT'' que era maior que a força de ''queda'' do plano...encontrando assim uma aceleração..se não me falha a memória de -5,0m/s²...
Evidente que abandonando um corpo nesse plano ele não irá se mover...o atrito por si só não irá levantá-lo pra cima(acho...)...Então se eu jogar na formula essa mesma aceleração negativa eu conseguirei achar pelo menos o valor da força que deve ser acrescida em Psen a para deixar o corpo com movimento retilineo e uniforme(a=0)..
4)Atrito estático sempre indicará falta de movimento?Achei na internet tentando resolver uns exercicios de atrito esse da fuvest
''Uma locomotiva de massa M esta ligada a um vagão de massa (2M/3), ambos sobre trilhos horizontais e retilíneos. O coeficiente de atrito estático entre as rodas da locomotiva e os trilhos é μ e todas as demais fontes de atritos podem ser desprezadas. Ao ser pôr a locomotiva em movimento, sem que suas rodas patinem sobre os trilhos, a máxima aceleração que que pode imprimir ao sistema formado por ela e pelo vagão vale:
a)3μg/5
b)2μg/5
c)μg
d)3μg/2
e)5μg/3
Porém não consegui de jeito maneiro entender o..''atrito estático'' aplicado durante o movimento...O.o..
Vlws!!!!
guilhermefisica- Jedi
- Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/07/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo
Re: Dúvidas Teóricas de Atrito
1) a direção e sentido do movimento é a direção e sentido da resultante das forças atuantes.
2) O que é atrito?
3) atrito estático e atrito dinâmico. Fisicamente são o mesmo fenômeno. O atrito dinâmico é um pouco menor que o estático porque depois que o movimento se inicia a resistência a ele diminui um pouco.
4) a força de atrito só surge como uma resposta a uma tentativa de movimento. Se não houver tentativa de movimento a força de atrito não aparece.
5) um corpo só sai do lugar se a resultante for maior que a força de atrito
6) a força de atrito não existe sozinha e não acelera nada.
2) O que é atrito?
3) atrito estático e atrito dinâmico. Fisicamente são o mesmo fenômeno. O atrito dinâmico é um pouco menor que o estático porque depois que o movimento se inicia a resistência a ele diminui um pouco.
4) a força de atrito só surge como uma resposta a uma tentativa de movimento. Se não houver tentativa de movimento a força de atrito não aparece.
5) um corpo só sai do lugar se a resultante for maior que a força de atrito
6) a força de atrito não existe sozinha e não acelera nada.
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In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
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Euclides- Fundador
- Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP
Re: Dúvidas Teóricas de Atrito
Tbm achei as pistas do exercício estranhas, pois ele fala que " Ao se por a locomotiva em movimento, sem que suas rodas patinem sobre os trilhos ", bom se a locomotiva está em movimento, existe uma força que é maior que a força destaque ou a força estática. Então para achar a máx. aceleração é preciso encontrar a força resultante F=ma, só que parece que não é isso. Assim, até dá pra perceber que não existe outra força que movimenta o trem, e ai a força resultante acaba sendo a força de atrito mesmo, mas a resposta diz " Se a roda não derrapar, o atrito é estático e prevalece a relação ", bom se a roda não derrapar a força de atrito do trem é menor que a força necessária para que o trem ande, e o enunciado diz que o trem está em movimento, affff, to muito confuso shaushua. Alguém ajuda? Vlw
Resposta
Resposta
kakaroto- Mestre Jedi
- Mensagens : 628
Data de inscrição : 01/04/2013
Idade : 30
Localização : São Paulo
Re: Dúvidas Teóricas de Atrito
No caso então, a força normal considerada é só a do vagão e não da locomotiva?Isso me deixou com dúvida...por que é assim??Obrigado desde já membros!
igoraldinho- Iniciante
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/08/2013
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro
Re: Dúvidas Teóricas de Atrito
Você precisar ler o enunciado com atenção:
Uma locomotiva de massa M esta ligada a um vagão de massa (2M/3), ambos sobre trilhos horizontais e retilíneos. O coeficiente de atrito estático entre as rodas da locomotiva e os trilhos é μ ....
Assim, sua pergunta e sua dúvida não tem razão de ser
Uma locomotiva de massa M esta ligada a um vagão de massa (2M/3), ambos sobre trilhos horizontais e retilíneos. O coeficiente de atrito estático entre as rodas da locomotiva e os trilhos é μ ....
Assim, sua pergunta e sua dúvida não tem razão de ser
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 73172
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP
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