PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas teóricas movimento circular

Ir para baixo

Dúvidas teóricas movimento circular Empty Dúvidas teóricas movimento circular

Mensagem por guipenteado Ter 19 Mar 2019, 15:40

Pessoal, estou com algumas dúvidas sobre Movimento Circular. Se alguém puder me ajudar...

1- Quando o movimento circular é Uniforme, a resultante centrípeta é a própria força centrípeta ? E o angulo entre ela e a trajetória é 90 graus, ou seja, apontando para o centro da curva, Surgindo aceleração centrípeta, modificando o sentido e a direção do vetor velocidade ? Isto é, toda vez que o angulo entre a resultante centrípeta e o vetor velocidade for 90 eu posso dizer que o movimento é circular uniforme ?

2- E quando o movimento é, por exemplo, circular uniformemente variado acelerado, a resultante centrípeta terá duas componentes, a força tangencial, paralela à velocidade, originando aceleração tangencial, que modificará o módulo do vetor velocidade, e a força centrípeta, perpendicular ao vetor velocidade, originando aceleração centrípeta, que modificará o sentido e a direção do vetor velocidade ?

3- Eu posso fazer uma distinção entre força centrípeta e resultante centrípeta ?

4- Quando o ângulo entre a Resultante centrípeta e o vetor velocidade for menor que 90 graus, porém, diferente de 0, eu posso dizer que necessariamente o movimento circular é acelerado ?
guipenteado
guipenteado
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo