PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas Teóricas do Movimento de uma Roda!

3 participantes

Ir para baixo

Dúvidas Teóricas do Movimento de uma Roda! Empty Dúvidas Teóricas do Movimento de uma Roda!

Mensagem por Gabrielmdd 29/10/2013, 3:44 pm

Então, gente, quando comecei a estudar Mecânica, aprendi que em um carro, por exemplo, a força de atrito aplicada nele é para frente, pois para o carro se mover numa direção, a roda deverá girar, e no ponto mais inferior, que é o ponto de contato com o solo, a roda tem uma velocidade vetorial no sentido contrário ao movimento do carro, logo, como o atrito é contrário a tendência de movimento, ele será contrario à velocidade da roda, consequentemente, a favor do movimento do carro.
Bem, até aí tudo bem... Mas, esses dias eu tava me perguntando: Aonde exatamente é aplicada essa Força de Atrito?? O intuitivo seria pensar que é no mesmo ponto de contato, mas não entendi direito com isso poderia funcionar.
Por exemplo: Um carro se move para a direita, logo o sentido do movimento da roda é horário, mas se a Força de Atrito for aplicada no ponto mais inferior, e também voltada para a direita, isso não obrigaria a roda a girar no sentido anti-horário?? 
Admito que não tenho uma base teórica  muito boa em Estática dos Corpos Extensos, pois meu livro não tem questões profundas sobre o assunto, mas( me corrijam se eu estiver errado ), se eu aplica uma força para a direita, abaixo do centro de massa do corpo, ele tende a girar no sentido anti-horário, correto?
Então, se for isso mesmo, a FAT não pode estar sendo exercida no ponto de contato, pois isso levaria a roda a girar no sentido anti-horário, correto?? Então, aonde que ela aparece?? E porque não no ponto de contato com o chão?? Essas são minhas dúvidas...
Não sei se essa dúvida pode ser explica bem pra um aluno do Ensino Médio, mas se não for, tentem explicar, por favor, que farei o máximo para entender, estou muito curioso hahahaha!
Muito obrigado, gente!

Gabrielmdd
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas Teóricas do Movimento de uma Roda! Empty Re: Dúvidas Teóricas do Movimento de uma Roda!

Mensagem por Elcioschin 29/10/2013, 5:07 pm

Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Dúvidas Teóricas do Movimento de uma Roda! Empty Re: Dúvidas Teóricas do Movimento de uma Roda!

Mensagem por Euclides 29/10/2013, 5:25 pm

Lembre-se que a força de atrito só existe como um par ação-reação. A roda empurra o chão para trás e o chão empurra a roda para a frente. É desse jeito que todos nós caminhamos: empurrando o chão para trás e recebendo dele um impulso para a frente.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Gabrielmdd 29/10/2013, 7:24 pm

Eu dei uma lida no link que o elcioschin botou. Entendi algumas coisas, mas ainda não entendi porque nesse caso, o atrito não é aplicado no ponto de contato com o chao, e sim no eixo de rotação da roda...
PS: algumas coisa que eu botei no primeiro comentário tava errada, eu ta certinho? Gostaria de saber, pra me ajudar a aprender melhor... Se quiserem completar alguma coisa que eu falei, fiquem a vontade tambem...

Brigado, gente, mas ainda não entendi o lugar onde a força ta sendo aplicada...

Gabrielmdd
Padawan
Padawan

Mensagem por Elcioschin 29/10/2013, 7:32 pm

Gabriel

A força de atrito NãO é aplicada no eixo de rotação como você escreveu.
Note, no desenho do Euclides, que a força de atrito age no ponto de contato e aponta para a esquerda.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Gabrielmdd 29/10/2013, 8:02 pm

Mas essa força(Fr) ta descrita pelo Euclides, como força de resistencia..
Não é o atrito, no caso da gente andar, ou no caso de uma roda, que orienta o movimento? ou estou errado?
Então, gostaria de saber, onde que essa força é aplicada

Gabrielmdd
Padawan
Padawan

Mensagem por Elcioschin 29/10/2013, 10:21 pm

Esta força a roda faz para trás (esquerda) e empurra o chão.
Pela Lei da Ação e Reação o chão empurra a roda para a frente.
Devido ao momento resultante das forças existentes, a roda gira.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo