Transformação de Radical Duplo
3 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Re: Radical Biquadrático
RADICAL DUPLO:
Toda expressão irracional da forma: é denominada de RADICAL DUPLO.
A transformação de um radical duplo em muitas situações, para simplificar em muito o nosso cálculo com radicais, podemos transformar um radical duplo em uma soma algébrica de radicais simples, vejamos:
e para tal precisamos que: e B não seja um quadrado perfeito.
Elevando cada membro dessa igualdade ao quadrado teremos:
Como cada membro dessa igualdade são formados por uma parte racional e outra irracional, elas podem ser isoladamente igualadas:
e onde podemos concluir que:
Temos então a soma e o produto de dois números x e y, e com isso podemos montar uma equação do segundo grau:
É fácil ver que:
Chamando
, teremos
e com isso:
Observemos que a diferença precisa ser, além de positiva, um quadrado perfeito. Só assim, conseguiremos, transformar um RADICAL DUPLO numa soma ou diferença de radicais simples. Notemos que é muito simplesinha essa equação e fácil de usa tanto nos reais como nos complexos.
Veremos agora um exemplo:
1) Transforme o radical duplo numa soma de radicais simples.
Notemos que:
é positivo e também um quadrado perfeito, portanto a transformação é possível,
assim: e aplicando a transformação, vem:
, portando usando raciocínio análogo você com certeza resolverá as outras questões.
Dyllway Carlos.
Toda expressão irracional da forma: é denominada de RADICAL DUPLO.
A transformação de um radical duplo em muitas situações, para simplificar em muito o nosso cálculo com radicais, podemos transformar um radical duplo em uma soma algébrica de radicais simples, vejamos:
e para tal precisamos que: e B não seja um quadrado perfeito.
Elevando cada membro dessa igualdade ao quadrado teremos:
Como cada membro dessa igualdade são formados por uma parte racional e outra irracional, elas podem ser isoladamente igualadas:
e onde podemos concluir que:
Temos então a soma e o produto de dois números x e y, e com isso podemos montar uma equação do segundo grau:
É fácil ver que:
Chamando
, teremos
e com isso:
Observemos que a diferença precisa ser, além de positiva, um quadrado perfeito. Só assim, conseguiremos, transformar um RADICAL DUPLO numa soma ou diferença de radicais simples. Notemos que é muito simplesinha essa equação e fácil de usa tanto nos reais como nos complexos.
Veremos agora um exemplo:
1) Transforme o radical duplo numa soma de radicais simples.
Notemos que:
é positivo e também um quadrado perfeito, portanto a transformação é possível,
assim: e aplicando a transformação, vem:
, portando usando raciocínio análogo você com certeza resolverá as outras questões.
Dyllway Carlos.
Última edição por DyllwayCarlos em Dom 14 Jul 2013, 19:37, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erro de grafia)
DyllwayCarlos- Iniciante
Re: Transformação de Radical Duplo
Dyllway Carlos, observe que a minha pergunta não é para o caso quadrático, e sim cúbico e quártico...
Convidado- Convidado
Entendo sua pergunta. Se você conhece,e pelo visto conhece e bem; o desenvolvimento para obter uma fórmula para os quadrados envolve a resolução de uma pequena equação de 2º grau, para o caso cúbico você obteu uma de terceiro, o que já era esperado. Se o que você fez estiver certo a equação para x de grau 3 não contém termo de x^2, assim ela pode ser resolvida pela substituição:
x=u+v
uv=-(a^2-b)^(1/3)
Pode substituir na infeliz equação resolver o sistema para x e y e encontrar o resultado (good lucky), é possível, mas te garanto que não encontrará nada bonito.
Para o caso quártico você pode reduzir a um caso quadrático duas vezes.
Onde estão as mesmas condições para o caso quadrático. Daqui a diante é a mesma história.
x=u+v
uv=-(a^2-b)^(1/3)
Pode substituir na infeliz equação resolver o sistema para x e y e encontrar o resultado (good lucky), é possível, mas te garanto que não encontrará nada bonito.
Para o caso quártico você pode reduzir a um caso quadrático duas vezes.
Onde estão as mesmas condições para o caso quadrático. Daqui a diante é a mesma história.
Matheus Fillipe- Mestre Jedi
2k3d- Mestre Jedi
Acredito que a intensão do J Henrique seja encontrar um termo geral que resolva como no caso dos radicais quadráticos múltiplos.
Acredito que não exista fórmula para ambos os casos .
2k3d- Mestre Jedi
Você se refere à solução da equação Por Tartaglia:??
Eu conheço esse solução. Sei até mesmo deduzir todas as três raízes partindo da equação ax³+bx²+cx+d=0. Sei também calcular a raiz quadrada de um número complexo () sem precisar recorrer à forma trigonométrica. Para isto, eu utilizo a fórmula de transformação de arco duplo. Mas eu não sei calcular a raiz cúbica de um número complexo () sem apelar à forma trigonométrica, não sei pq não sei a sua fórmula de transformação de arco duplo para este caso. E o que eu gostaria de saber é fazer isto, calcular as raízes cúbicas ou quárticas (ou seja, determinar os coeficientes a e b) de um número complexo sem precisar recorrer a arredondamentos trigonométricos.
(ps: já que tocamos no assunto da resolução da cúbica, a resolução da quártica é uma outra coisa que infelizmente eu desconheço e que eu gostaria de poder compreender melhor...)
(ps: já que tocamos no assunto da resolução da cúbica, a resolução da quártica é uma outra coisa que infelizmente eu desconheço e que eu gostaria de poder compreender melhor...)
Convidado- Convidado
Página 1 de 2 • 1, 2
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos