PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Onda eletromagnética

2 participantes

Ir para baixo

Onda eletromagnética Empty Onda eletromagnética

Mensagem por armandollv Ter 11 Jun 2013, 23:31

Boa noite,
Nessa questão, eu sei que a direção é horizontal, pois os campos são perpendiculares, acertando por exclusão... Mas caso houvesse outras alternativas com "direção horizontal", como eu a resolveria?

(UNEB)
Considere uma radiação infravermelha com frequência de 1,0.1013Hz, que se propaga afastando-se da superfície terrestre, com velocidade de módulo igual a 3,0.105km/s.
Sabendo-se que, em determinado instante, o campo magnético da radiação tem intensidade igual a 6,0.10−5 T, e o sentido de sul para norte, é correto afirmar que, nesse instante, a característica vetorial do campo elétrico dessa radiação pode ser expressa como
01) 3,0.10ˆ−8V/m, direção vertical, de norte para sul.
02) 1,8.10ˆ4V/m, direção horizontal, de oeste para leste.
03) 2,0.10ˆ13V/m, direção inclinada, formando ângulo de 45o
com a horizontal.
04) 2,0.10ˆ13V/m, direção inclinada, formando ângulo de 60o
com a horizontal.
05) 1,8.10ˆ4V/m, direção inclinada, formando ângulo de 30o
com a horizontal.

Gabarito: 02

armandollv
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 29
Localização : Salvador (BA)

Ir para o topo Ir para baixo

Onda eletromagnética Empty Re: Onda eletromagnética

Mensagem por Euclides Qua 12 Jun 2013, 02:07

Uma onda eletromagnética se propaga numa direção que é dada pelo vetor de Poynting



essa é a direção fornecida no enunciado, radial e se afastando da Terra. Os vetores campo magnético e campo elétrico são perpendiculares entre si e ao vetor de Poynting. Tendo sido fornecida a direção do campo magnético (norte-sul), o vetor campo elétrico estará na direção leste-oeste, que teria sido suficiente para responder a questão dadas as alternativas.

A relação entre os vetores campos é dada por:


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos