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Mensagem por ta bom Qua 05 Jun 2013, 20:46

Em um jogo de computador, idealizado na tela por um plano cartesiano, o heroi encontra-se no ponto (-3,2) e precisa salvar a princesa no castelo, representado pelo ponto (2,5), do outro lado de um estreito rio, de trajetória retilínea, representado pelo eixo das ordenadas. O objetivo do jogo é fazer esse caminho o mais rápido possível. Nessas condições, em que ponto do plano ele deverá cruzar o rio a fim de minimizar o tempo de viagem?

RESPOSTA: (0,19/5)

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Mensagem por Elcioschin Qua 05 Jun 2013, 21:11

H(-3, 2) ----> C(2, 5)

Equação da reta HC -----> m = (yC - yH)/(xC - xH) ----> m = (5 - 2)/(2 + 3) -----> m = 3/5

y - 2 = (3/5).(x + 3) ----> y - 2 = (3/5).x + 9/5 ----> y = (3/5).x + 19/5

Para x = 0 ----> y = 19/5 -----> Ppnto de travessia ----> P(0, 19/5)
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Mensagem por ta bom Qua 05 Jun 2013, 21:19

Nossa, eu não estava entendendo nada e pela resolução que você fez é muito simples! Valew!!!

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