PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Introdução à física?

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Introdução à física? - Página 2 Empty Introdução à física?

Mensagem por wagnerp Seg 04 Fev 2013, 15:13

Relembrando a primeira mensagem :

Oi,

Tenho 13 anos, esse ano iniciarei a oitava série e último ano do Ensino Fundamental, será meu primeiro contato com a física na escola.
Eu gostaria de me aprofundar mais na matéria gradualmente, visto que nos últimos dois anos, quando surgiu o interesse, a única coisa que fiz foi ler alguns blogs e sites do assunto, mas sempre de forma superficial e teórica.
A minha dúvida é: como iniciar em física? Quais seriam as primeiras matérias a serem estudadas e como estudá-las? Quais o livros a serem comprados, e recomendações de sites, apostilas e artigos?
Enfim, dicas em geral para um leigo começar, que é, realmente, um grande obstáculo para mim.


Obrigado a todos que responderem.


Última edição por wagnerp em Ter 05 Fev 2013, 00:01, editado 1 vez(es)
wagnerp
wagnerp
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/02/2013
Idade : 25
Localização : Rio Grande do Sul, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Introdução à física? - Página 2 Empty Re: Introdução à física?

Mensagem por wagnerp Qui 07 Fev 2013, 20:02

Giiovanna escreveu:Acredito que, como eu disse, você não deva começar nesse nível que necessita de álculo. Você primeiro deveria se familiarizar com a física básica. Leis de Newton, cinemática, ótica de espelhos, hidrostática são o que eu acho fundamental para conhecer a física, inicialmente. É o que é tratado inicialmente no primeiro ano, dentre outros assuntos. Termodinânima, eletrica, lentes esféricas, estática, quatidade de movimento, impulso, energia, trabalho, potência geralmente são mais tratados no segundo e terceiro ano.

Quanto as aulas, anotarei amanhã certinho Smile


Entendi, acho que não vou me preocupar com isso por enquanto mesmo. E desculpe-me pela demora em responder, mas muito obrigado por anotá-las, deve ter dado um trabalhão... :/ E com certeza vão me ajudar muito na hora de saber o que estudar.

-

Obrigado também por responder, Caio Mucio. Vou procurar me informar, primeiramente, no nível mais básico da física, como você disse, um degrau de cada vez. Wink

ibatexano escreveu:Se o seu interesse é em longo prazo,comece seguindo a sequência das obras que você adquiriu e o conteúdo dos seus livros.Por exemplo,O Fundamentos aborda Mecânica em seu primeiro volume,Termologia no segundo e Eletricidade no terceiro.Para cada ano que você estiver no ensino médio, "faça" um livro de física por vez e vai complementando com materiais da internet ou de cursinhos especificos.
O bom de você começar cedo é que estudara sem pressa e não verá nada mastigado.
E como disse o Caio Mucio,você tem de dominar a matemática o ensino médio.Estude cálculo pelo fórum,aqui é um curso introdutório,o suficiente que você precisa saber para entender alguns conceitos em física.

Bons estudos.


Obrigado novamente, ibatexano. Infelizmente, ainda não os adquiri, pois os livros são realmente muito caros, para mim pelo menos (ainda tenho que comprar os livros desse ano letivo). Vou ver se consigo na biblioteca da escola ou da minha cidade, com algum amigo ou, então, arranjar outro bom título...
E vou seguir sua dica também, buscarei participar mais ativamente do fórum daqui em diante e estudar por aqui sobre cálculo também, quando achar que estiver pronto.

-

Muito obrigado a todos que responderam, dessa forma me sinto mais seguro em começar meus estudos de forma mais aprofundada. Very Happy
wagnerp
wagnerp
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/02/2013
Idade : 25
Localização : Rio Grande do Sul, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos