PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Introdução à física?

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Introdução à física? Empty Introdução à física?

Mensagem por wagnerp Seg 04 Fev 2013, 16:13

Oi,

Tenho 13 anos, esse ano iniciarei a oitava série e último ano do Ensino Fundamental, será meu primeiro contato com a física na escola.
Eu gostaria de me aprofundar mais na matéria gradualmente, visto que nos últimos dois anos, quando surgiu o interesse, a única coisa que fiz foi ler alguns blogs e sites do assunto, mas sempre de forma superficial e teórica.
A minha dúvida é: como iniciar em física? Quais seriam as primeiras matérias a serem estudadas e como estudá-las? Quais o livros a serem comprados, e recomendações de sites, apostilas e artigos?
Enfim, dicas em geral para um leigo começar, que é, realmente, um grande obstáculo para mim.


Obrigado a todos que responderem.


Última edição por wagnerp em Ter 05 Fev 2013, 01:01, editado 1 vez(es)
wagnerp
wagnerp
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/02/2013
Idade : 25
Localização : Rio Grande do Sul, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução à física? Empty Re: Introdução à física?

Mensagem por Euclides Seg 04 Fev 2013, 17:17

Ok, wagnerp

a física é estudada na mesma sequência da sua própria história. Embora desde a antiguidade muitos povos tivessem produzido idéias sobre o assunto, considera-se que a física começa realmente a se tornar uma ciência, estabelecendo métodos científicos de observação, medição e interpretação dos fenômenos a partir do século XV ou XVI quando surgem os trabalhos de Galileu Galilei, Torricelli e Kepler.

Grosso modo, dividimos a física em duas grandes etapas: A Física Clássica, ou uma física das baixas velocidades, essencialmente newtoniana nos seus conceitos e a Física Moderna que surge a partir dos trabalhos de Einstein e da teoria quântica.

Seu estudo principia pelos trabalhos de Galileu sobre o estudo dos movimentos. Todos os livros didáticos seguem a mesma sequência de exposição de forma que o progresso é sempre escalonado adequadamente.

E respondendo à sua primeira dúvida, temos uma seção de Bate-Papo onde se pode conversar livremente sobre qualquer assunto e que é para onde estou movendo este tópico.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução à física? Empty Re: Introdução à física?

Mensagem por Rafael Ibatexano Seg 04 Fev 2013, 17:59

Olá guri,
para um nível inicial de aprendizado lhe indico Os Fundamentos da Física,eles são de ensino médio.Depois vai aumentando o nível dos livros que você estuda.Claro que isso é conforme o andamento que você consegue dar aos seus estudos e no que você almeja.Por exemplo ITA,IME,UFRGS,USP....
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eles são tri caros(rsrsrs),mas talvez você os encontre na biblioteca de sua cidade.
Se sua preparação é para as escolas militares ,tem uma gurizada aí que entende bem de material didático,eles vão te ajudar.
Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 347
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : IBATÉ-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução à física? Empty Re: Introdução à física?

Mensagem por Giiovanna Seg 04 Fev 2013, 18:36

Wagner, se você quer começar agora pegue a sequência de assuntos do ensino médio que será a sequência pela qual você irá iniciar.

Caso não ache essa informação, eu posso anotar as aulas das apostilas que eu usei no médio (Sistema Anglo)

Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução à física? Empty Re: Introdução à física?

Mensagem por wagnerp Ter 05 Fev 2013, 00:50

Euclides escreveu:Ok, wagnerp

a física é estudada na mesma sequência da sua própria história. Embora desde a antiguidade muitos povos tivessem produzido idéias sobre o assunto, considera-se que a física começa realmente a se tornar uma ciência, estabelecendo métodos científicos de observação, medição e interpretação dos fenômenos a partir do século XV ou XVI quando surgem os trabalhos de Galileu Galilei, Torricelli e Kepler.

Grosso modo, dividimos a física em duas grandes etapas: A Física Clássica, ou uma física das baixas velocidades, essencialmente newtoniana nos seus conceitos e a Física Moderna que surge a partir dos trabalhos de Einstein e da teoria quântica.

Seu estudo principia pelos trabalhos de Galileu sobre o estudo dos movimentos. Todos os livros didáticos seguem a mesma sequência de exposição de forma que o progresso é sempre escalonado adequadamente.

E respondendo à sua primeira dúvida, temos uma seção de Bate-Papo onde se pode conversar livremente sobre qualquer assunto e que é para onde estou movendo este tópico.

Obrigado pelas informações e por mover meu tópico, Euclides. Acho que começarei estudando conforme a história, como indicaste. Pois ganharei conhecimento tanto em física quanto em história, além de que, desta forma, poderei evoluir gradualmente até chegar em assuntos mais complexos, como mecânica quântica.

ibatexano escreveu:Olá guri,
para um nível inicial de aprendizado lhe indico Os Fundamentos da Física,eles são de ensino médio.Depois vai aumentando o nível dos livros que você estuda.Claro que isso é conforme o andamento que você consegue dar aos seus estudos e no que você almeja.Por exemplo ITA,IME,UFRGS,USP....
Link aqui dos livros

Eles são tri caros(rsrsrs),mas talvez você os encontre na biblioteca de sua cidade.
Se sua preparação é para as escolas militares ,tem uma gurizada aí que entende bem de material didático,eles vão te ajudar.

Oi, ibatexano, obrigado pelas suas dicas de livros. Já haviam me indicado estes, até já encontrei em uma livraria alguma edição, mas estava em dúvida, pois precisava de uma terceira opinião.
E sim, na verdade, tenho interessa em entrar no Colégio Militar de Porto Alegre, vou prestar o teste esse ano. E bem lembrado, ficaria grato se houvesse a indicação do material didático. Mas, mesmo assim, o meu interesse em física continua a longo prazo.
Obrigado novamente.

Giiovanna escreveu:Wagner, se você quer começar agora pegue a sequência de assuntos do ensino médio que será a sequência pela qual você irá iniciar.

Caso não ache essa informação, eu posso anotar as aulas das apostilas que eu usei no médio (Sistema Anglo)

Certo, Giiovanna, vou ver se consigo encontrar as informações de quais assuntos serão estudados pelos alunos do Ensino Médio esse ano, mas isso vai demorar até as aulas começarem. E obrigado pela dica, assim acho que vou me situar melhor em quais assuntos começar.
Sobre as apostilas, só lhe pediria se isso não fosse muito incômodo...
Obrigado pela ajuda.

-

Fora "Os Fundamentos da Física - Ramalho, Nicolau e Toledo", mais algum livro que se encaixa no nível "iniciante" em física?
Bem, eu vou levar em consideração as dicas que me deram e sou muito grato por elas, mas há alguma outra dica de por onde começar? Digo, por qual assunto exatamente?
Procurando na internet, vi pessoas dizendo que era necessário, primeiramente, compreender o Cálculo Diferencial e Integral. Isso é válido? Pois essa dica, no contexto que li, foi escrita para alguém prestes a cursar a faculdade. Segue o texto, retirado de uma pergunta no "Yahoo! Respostas":
"Você deve começar estudando o Cálculo Diferencial e Integral, que é a base matemática da Física e da Astronomia. Depois deve estudar um pouco de Álgebra Linear, Geometria Analítica e Estatística. Em Física, você deve começar estudando Mecânica, depois Termidinâmica e por último, Eletromagnetismo. Depois de dominar isso, aí você pode ir para assuntos mais complexos (Mecânica Lagrangeana, Mecânica Quântica, Relatividade, Física Matemática, Mecânica Estatística, etc.) [sic]"


Obrigado a todos pela ajuda. Wink
wagnerp
wagnerp
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/02/2013
Idade : 25
Localização : Rio Grande do Sul, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução à física? Empty Re: Introdução à física?

Mensagem por Giiovanna Ter 05 Fev 2013, 01:07

Acredito que, como eu disse, você não deva começar nesse nível que necessita de cálculo. Você primeiro deveria se familiarizar com a física básica. Leis de Newton, cinemática, ótica de espelhos, hidrostática são o que eu acho fundamental para conhecer a física, inicialmente. É o que é tratado inicialmente no primeiro ano, dentre outros assuntos. Termodinânima, eletrica, lentes esféricas, estática, quatidade de movimento, impulso, energia, trabalho, potência geralmente são mais tratados no segundo e terceiro ano.

Quanto as aulas, anotarei amanhã certinho Smile

Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução à física? Empty Re: Introdução à física?

Mensagem por Convidado Ter 05 Fev 2013, 01:12

Olá wagnerp,

a física tem de ser estudada como disse o Euclides, pelo estudo do movimento. As coisas que vêm pela frente se apoiam umas nas outras. Um estudante possívelmente não poderia compreender a Gravitação Universal se antes não tiver estudado os movimentos e a Dinâmica.

Todos os livros didáticos têm a mesma sequência (que é lógica) e é essa a sequência correta de estudos.

você escreveu:Procurando na internet, vi pessoas dizendo que era necessário, primeiramente, compreender o Cálculo Diferencial e Integral. Isso é válido?

Bobagem. Toda a física do nível médio pode ser estudada sem o cálculo. Cálculo é uma poderosa ferramenta matemática que possibilita a resolução de problemas sofisticados e que deverá ser conhecida por quem vai cumprir um curso de nível superior na área de exatas.

Para chegar ao cálculo é preciso aprender e dominar a matemática do nível médio. Tudo a seu tempo, como subir uma escada exige passar de degrau para degrau, no tamanho da sua passada.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Introdução à física? Empty Re: Introdução à física?

Mensagem por Rafael Ibatexano Ter 05 Fev 2013, 01:29

Se o seu interesse é em longo prazo,comece seguindo a sequência das obras que você adquiriu e o conteúdo dos seus livros.Por exemplo,O Fundamentos aborda Mecânica em seu primeiro volume,Termologia no segundo e Eletricidade no terceiro.Para cada ano que você estiver no ensino médio, "faça" um livro de física por vez e vai complementando com materiais da internet ou de cursinhos especificos.
O bom de você começar cedo é que estudara sem pressa e não verá nada mastigado.
E como disse o Caio Mucio,você tem de dominar a matemática o ensino médio.Estude cálculo pelo fórum,aqui é um curso introdutório,o suficiente que você precisa saber para entender alguns conceitos em física.

Bons estudos.
Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 347
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : IBATÉ-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução à física? Empty Re: Introdução à física?

Mensagem por Giiovanna Ter 05 Fev 2013, 11:51

Como eu prometi:

I) Primeiro ano:

Cap. 1: Introdução à física - Noções sobre grandezas físicas, escalares e vetoriais. Aplicações diárias e noção de função do 1º grau.

Cap. 2: Descrevendo um movimento - Noções sobre espaço, tragetória, movimento, deslocamento, velocidade escalar, grandezas que medem velocidade, velocidade média, movimento uniforme, gráfico de M.U, notação de grandezas vetoriais, direção e sentido. Há também operações com grandezas vetoriais.

Cap. 3: Inércia - Conceito de força, forças peso, tração, contato (normal e atrito); dinamômetro, conceito de resultante e como obtê-la, componentes de uma força, princípio da inércia, enunciação do princípio da inércia, exemplos de aplicação da inércia no dia a dia, equilíbrio de forças.

Cáp. 4: Princípio fundamental da dinâmica para o movimento retilíneo - Diferença entre massa e peso, quantidade de matéria, balança, unidade quilograma, a massa como medida da inércia, relação entre peso e massa, variação da intensidade da velocidade, definição de aceleração escalar, unidade de aceleração, aceleração tangencial, enunciação do principio fundamental da dinâmica, resultante e aceleração tangencial: direção e sentido, introdução ao MUV, equações do MUV, equação de Torricelli.

Cap. 5: Descrevendo o movimento circular- Corpos que giram no dia a dia, movimento circular: espaço, deslocamento escalar e velocidade escalar média, ângulo de fase e sua variação, movimento circular uniforme (MCU), período e frequência, velocidade angular, rotação, relação entre velocidade angular e escalar..

Cap. 6: Dinâmica para o MCU

Cap. 7:Princípio da ação e reação e suas aplicações

Cap. 8: Trabalho e energia

Cap. 9: Balística (Movimentos de projéteis próximos da superfícir ca Terra)

Cap. 10: Estática

Cap. 11: Óptica Geométrica

Cap. 12: O fenômeno dA reflexão e o espelho plano.

Cap. 13: Espelhos esféricos

Cap 14. Estudo da refração.

Cap 15:Lentes esféricas

Cap. 16: Aplicações da óptica geométrica: Informações sobre lentes, funcionamento dos olhos, microscópios e telescópios, lupas, etc. O mais importante é o estudo do globo ocular

* Setor A: Informações em vermelho
* Setor B: Informações em verde

O setor A e o B são estudados simultaneamente.

Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução à física? Empty Re: Introdução à física?

Mensagem por Giiovanna Ter 05 Fev 2013, 12:03

II) Segundo ano:

Cap. 17: Dinâmica impulsiva

Cap. 18: Hidrostática

Cap. 19: Termometria

Cap. 20: Calor, mecanismos de transferência e dilatação.

Cap. 21: Transformações gasosas

Cap. 22: Primeiro princípio da Termodinâmica

Cap. 23: Ondulatória

Cap. 24: Ondas em meio bidimendionais

Cap. 25: Interferência, ressonância e onda estacionária

Cap 26: Acústica

Cap. 27: O conceito de carga elétrica

Cap. 28: Processos de eletrização

Cap. 29: Caracterização de forças elétricas

Cap. 30: O conceito de campo elétrico

Cap. 31: Trabalho e energia no campo elétrico

Cap. 32: Potencial elétricoc

Cap. 33: Linhas de força e superfícies equipotenciais

Cap. 34: Corrente elétrica

Cap. 35: Geradores e circuítos simples

Cap. 36: Receptores e circuitos de malha única

Cap. 37: Medidas elétricas

Cap. 38: Campo magnético

Cap. 39: Força magnética

* Em azul: Setor C

III) 3° ano: Capítulo 1 ao 39 e gravitação (setor A)
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução à física? Empty Re: Introdução à física?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos