PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida conceitual

5 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 3 Empty Dúvida conceitual

Mensagem por Giiovanna Qui 04 Out 2012, 13:30

Relembrando a primeira mensagem :

E ai pessoal,

Eu estava lendo minha apostila de geografia quando me deparei com uma dúvida conceitual. Sim, geografia, mas o assunto tem a ver com química (em parte, é claro)

"... a poluição do ar, gerada sobretudo pelos gases tóxicos como dióxido de carbono..."

A minha dúvida é: Dióxido de carbono é um gás tóxico?

O que significa ser tóxico afinal? Lembro-me de uma pergunta que caiu há algum tempo na fuvest que pedia para marcar quais eram os gases nas alternativas que não eram poluentes, e dentre eles estava o dióxido de carbono.

Existe alguma definição clara do que seria "ser tóxico"? Por que se o dióxido de carbono fosse tóxico para nós, já teriamos morrido, não é? E para o ambiente, ele seria "tóxico" em que sentido?

Agradeço desde já
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo


Dúvida conceitual - Página 3 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por Euclides Qui 04 Out 2012, 21:07

llimonada escreveu:Se pararmos de respirar durante um tempo o nível de acidez do sangue sobe e então somos obrigados, em algum momento, a respirar novamente. Isso significaria que o CO2 está se tornando tóxico, neste caso?

Mas ao inalarmos CO2, não acontece nada. Afinal, estamos constantemente formando CO2 e o eliminando.
Acho que não. Pelo menos nas dosagens em que se forma no sangue o CO2 não é tóxico. Precisamos voltar a respirar porque precisamos do oxigênio.

O CO2, no organismo, é um metabólito eliminado na expiração. A diferença entre os conceitos nas apostilas deve provir do enfoque. Do ponto de vista biológico ou químico a toxicidade é uma referência à ação direta do agente nos organismos vivos. De um ponto de vista ambiental pode ser considerada tóxica a formação de produtos secundários.

Esta é só uma opinião.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 3 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por Giiovanna Qui 04 Out 2012, 21:11

O que falta é a definição do que é tóxico e do que é poluente. Por que CO2 não seria um poluente já que é um gás tão essencial para a vida quanto o oxigênio. Sem CO2, não teriamos o efeito estufa e o planeta seria muito frio para abrigar a vida como conhecemos. Mas enfim...

Para o tóxico, fica extremamente difícil definir sem um referencial estipulado. Mas creio mesmo que o CO2 não seja tóxico se considerarmos a proporção existente atualmente na atmosfera e usando nós mesmos como referencial.

Creio que para vestibular, CO2 não seja poluente e nem tóxico, caso seja uma questão que não entre no detalhamento que você falou, Leo.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 3 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por Giiovanna Qui 04 Out 2012, 21:19

Euclides escreveu:
llimonada escreveu:Se pararmos de respirar durante um tempo o nível de acidez do sangue sobe e então somos obrigados, em algum momento, a respirar novamente. Isso significaria que o CO2 está se tornando tóxico, neste caso?

Mas ao inalarmos CO2, não acontece nada. Afinal, estamos constantemente formando CO2 e o eliminando.
Acho que não. Pelo menos nas dosagens em que se forma no sangue o CO2 não é tóxico. Precisamos voltar a respirar porque precisamos do oxigênio.

O CO2, no organismo, é um metabólito eliminado na expiração. A diferença entre os conceitos nas apostilas deve provir do enfoque. Do ponto de vista biológico ou químico a toxicidade é uma referência à ação direta do agente nos organismos vivos. De um ponto de vista ambiental pode ser considerada tóxica a formação de produtos secundários.

Esta é só uma opinião.

Euclides, creio que você tenha razão. Porém fica dificil definir uma verdade assim, já que se tratam dos mesmos conceitos porém em áreas diferentes.

Existe uma questão da FUVEST que conta uma história sobre poluentes atmosféricos e pede para o vestibulando assinalar qual não seriam os poluentes atmosféricos. A resposta era CO2 e N2 (pelo que me lembro). Caso seja uma questão interdisciplinar, fica dificil dar o enfoque correto: Obtar pela escolha ambiental ou biológica e química. Se fosse assim, teriamos duas respostas, certo?

Quanto ao sangue, quando hiperventilamos, enganamos o organismo deixando o sangue menos ácido e retardando assim a respiração involuntária. Pensando nisso, o CO2 só serve mesmo como um alerta para o bulbo de que a concentração de CO2 está alta e que precisamos de O2. Então para as quantidades de CO2 que estamos "acostumados", ele não é tóxico. Mas se o mítico aquecimento global estiver acontecendo, isso significa que temos um aumento dos gases estufa no ambiente, e isso poderia prejudicar o nosso organismo e então o CO2 passaria a ser tóxico. Mas é claro quenisso deveria ocorrer em quantidades MUITO grandes.

Só a minha opnião. Falta um posicionamento único no meu livro.


Última edição por llimonada em Qui 04 Out 2012, 21:21, editado 1 vez(es)
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 3 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por William Carlos Qui 04 Out 2012, 21:20

Então a pergunta: O CO2 é tóxico? Vai depender do enfoque?

Realmente leosueiro123, devemos ter cuidado com as generalizações erradas,como por exemplo afirmar : " Gás carbônico é tóxico sim ".

Att
William Carlos
William Carlos
Jedi
Jedi

Mensagens : 432
Data de inscrição : 06/07/2012
Idade : 30
Localização : São Carlos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 3 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por Giiovanna Qui 04 Out 2012, 21:22

William Carlos escreveu:Então a pergunta: O CO2 é tóxico? Vai depender do enfoque?

Realmente leosueiro123, devemos ter cuidado com as generalizações erradas,como por exemplo afirmar : " Gás carbônico é tóxico sim ".

Att

Apoiado. Só basta identificar qual o enfoque. Mas se for interdisciplinar já quebra o pensamento Razz
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 3 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por Euclides Qui 04 Out 2012, 21:35

É preciso atentar também que toxicidade não é a mesma coisa que potencial poluente. Toxicidade se refere exclusivamente à ação nociva ao metabolismo dos seres vivos.

Para ser poluente um elemento precisa apenas alterar o equilíbrio de um ecoambiente para uma posição menos salubre.

O NaCl não é uma substância tóxica, mas sua presença num lago (de água doce) se caracterizaria como poluição.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 3 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por Leonardo Sueiro Qui 04 Out 2012, 21:36

Galera. Como aqui ninguém conhece ninguém, provavelmente fica a dúvida: Ele tem razão? O outro tem razão?

Pronto: https://www.youtube.com/watch?v=x6S7yhxS4A0&feature=plcp

Eu demorei para encontrar algo útil na internet sobre isso. Esse cara é professor. Veja no minuto 7:00 - 7:47 ele definindo o que é uma excreta.

Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 3 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por Giiovanna Qui 04 Out 2012, 21:43

Sim Euclides. Falei dos dois pois o meu livro fala duas coisas diferentes. Fala que o CO2 é poluente e tóxico, em geografia; e que o CO2 é não poluente e não tóxico em química. Queria que ficasse claro os dois conceitos mesmo Smile
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 3 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por Giiovanna Qui 04 Out 2012, 21:52

leosueiro123 escreveu:Galera. Como aqui ninguém conhece ninguém, provavelmente fica a dúvida: Ele tem razão? O outro tem razão?

Pronto: https://www.youtube.com/watch?v=x6S7yhxS4A0&feature=plcp

Eu demorei para encontrar algo útil na internet sobre isso. Esse cara é professor. Veja no minuto 7:00 - 7:47 ele definindo o que é uma excreta.


Leo, o que é uma excreta eu sei. Resíduo do metabolismo celular. O CO2 é uma excreta, assim como a uréia e por esse ponto, deveria ser considerado tóxico.

Mas veja:

"Do grego toxicon (veneno de flecha). Substância capaz de agir de maneira nociva (dependendo da dose, posto que a toxicidade está na dose), provocando alterações estruturais e/ou funcionais ao ser introduzida no organismo."

Logo, quanto a toxidade, vemos que se trata de um referencial. A uréia e tóxica? Sim! Mas em que quantidade? O CO2 é tóxico? Sim! Mas em qual quantidade? Devemos considerar o CO2 sendo um poluente tóxico ou não? Teriamos que considerar concentrações atmosféricas normais?

Minha dúvida maior é se ele é poluente ou não Smile


Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 3 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por William Carlos Qui 04 Out 2012, 22:00

Eu acho que o CO2 é um poluente quando é proveniente da queima de um combustível fóssil,
já que o petróleo e o gás natural, suas fontes, estão fora do ciclo do carbono, pois se encontram no subsolo terrestre. Dessa forma, esse CO2 é um CO2 "extra", que aumenta a concentração desse gás na atmosfera e intensifica o efeito estufa. O CO2 que os seres vivos expiram é parte de um ciclo, em que o carbono é
continuadamente transformado, pela fotossíntese, quimiossíntese, respiração e combustão das estruturas que ele venha a compor, não sendo considerado um poluente.
William Carlos
William Carlos
Jedi
Jedi

Mensagens : 432
Data de inscrição : 06/07/2012
Idade : 30
Localização : São Carlos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 3 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos