PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida conceitual

5 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 2 Empty Dúvida conceitual

Mensagem por Giiovanna Qui 04 Out 2012, 13:30

Relembrando a primeira mensagem :

E ai pessoal,

Eu estava lendo minha apostila de geografia quando me deparei com uma dúvida conceitual. Sim, geografia, mas o assunto tem a ver com química (em parte, é claro)

"... a poluição do ar, gerada sobretudo pelos gases tóxicos como dióxido de carbono..."

A minha dúvida é: Dióxido de carbono é um gás tóxico?

O que significa ser tóxico afinal? Lembro-me de uma pergunta que caiu há algum tempo na fuvest que pedia para marcar quais eram os gases nas alternativas que não eram poluentes, e dentre eles estava o dióxido de carbono.

Existe alguma definição clara do que seria "ser tóxico"? Por que se o dióxido de carbono fosse tóxico para nós, já teriamos morrido, não é? E para o ambiente, ele seria "tóxico" em que sentido?

Agradeço desde já
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo


Dúvida conceitual - Página 2 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por Leonardo Sueiro Qui 04 Out 2012, 17:25

As plantas, quando utilizam o CO2 produzido na respiração, utilizam-no de forma imediata. Até existem plantas com metabolismo C4 que estocam por algum tempo o CO2. Mas, evidentemente, elas utilizam moléculas associadoras e armazenam em locais específicos. Elas não deixam o CO2 dançando lambada na célula.

E, William, isso é verdade. Todas as substâncias, dependendo da quantidade e do local encontradas, podem fazer mal a algum organismo. Oxigênio faz mal para as bacterias anaerobicas, mas não ao ser-humano. Entretanto, o Oxigênio não é considerado tóxico, mas o CO2 é sim. Por isso nós o eliminamos durante a respiração celular.
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 2 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por William Carlos Qui 04 Out 2012, 17:40

Estou pesquisando agora sobre isso, e todo site que encontro esta dizendo que o CO2 não é considerado tóxico,eu entendo o que disse, e concordo que o CO2 é "tóxico citologicamente",mais acredito que exista certos critérios para definir se algo é tóxico ou não, e pelo visto o CO2 não cumpre esses critérios.Desculpe se estou sendo chato e insistindo na mesma coisa, é que ,como eu disse, todos os sites que vi até agora dizem que ele não é considerado tóxico.
William Carlos
William Carlos
Jedi
Jedi

Mensagens : 432
Data de inscrição : 06/07/2012
Idade : 30
Localização : São Carlos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 2 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por Leonardo Sueiro Qui 04 Out 2012, 17:46

Eu tenho livros excelentes de fisiologia e bioquímica aqui comprovando isso. Internet não é muito confiável. Como não tenho impressora, vamos nos contentar com isso:

http://en.wikipedia.org/wiki/Carbon_dioxide
"carbon dioxide can be toxic to animal life"







Bom, eu tenho certeza que o CO2 é tóxico em certas ocasiões. E isso basta para que ele seja listado em tal categoria. Por isso é classificado como uma excreta celular. Mas vamos esquecer isso. Acho que não é essa a dúvida da llimonada. O livro dela afirmou que o CO2 é tóxico e, ela apenas queria saber o porquê disso. Eu respondi.

Abraços.
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 2 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por William Carlos Qui 04 Out 2012, 17:51

No mesmo link que mandou:

CO2 is an asphyxiant gas and not classified as toxic or harmful in accordance with Globally Harmonized System of Classification and labelling of Chemicals standards of United Nations Economic Commission for Europe by using the OECD Guidelines for the Testeing of Chemicals.
William Carlos
William Carlos
Jedi
Jedi

Mensagens : 432
Data de inscrição : 06/07/2012
Idade : 30
Localização : São Carlos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 2 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por Leonardo Sueiro Qui 04 Out 2012, 20:10

Esse sistema é o que obriga embalagens a documentar seus produtos. Exemplo: Se um produto possui fenialanina, ele deve indicar, pois é prejudicial aos fenilcetonúrios. Nenhum produto químico, biológico ou farmacêutico precisa usar CO2 que sejam utilizados de forma alarmante a nível celular. Nesse caso, é levado em consideração pequenas quantidades. Em níveis comuns, o CO2 não faz mal.

Um aumento exagerado do CO2 pode causar desequílibrios homeostáticos importantes, como a Acidose metabólica. Como o corpo reage a essa acidose, que é causa por insuficiência de ventilação pulmonar? Eliminando CO2. Logo, como a propria classificação de excreta sugere, ele deve ser eliminado.
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 2 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por Giiovanna Qui 04 Out 2012, 20:32

Se for pensar em referenciais, o CO também só será tóxico se inalado em grandes quantidades. Ele causará danos maiores formando a carboxihemoglobina se inalado em grandes quantidades, mas em pequenas não.

No caso do poluente, o CO2 também deveria estar relacionado a um referencial. As grandes poluidoras do mundo foram as cianobactérias, acabando com grande parte da vida no planeta após emitirem grande quantidade de O2. Se adotarmos que gás poluente é aquele que causa danos ao meio ambiente, então o O2 já foi um dia poluente.

Se considerarmos poluentes os gases emitidos pela ação humana, então teriamos que enquadrar o CO2 novamente se considerarmos em grandes quantidades.

Minha apostila se contradiz: Em geografia, diz que CO2 é poluente e tóxico. Em química, que CO2 não é poluente e não é tóxico.Apostila do Anglo.

Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 2 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por Giiovanna Qui 04 Out 2012, 20:37

Se pararmos de respirar durante um tempo o nível de acidez do sangue sobe e então somos obrigados, em algum momento, a respirar novamente. Isso significaria que o CO2 está se tornando tóxico, neste caso?

Mas ao inalarmos CO2, não acontece nada. Afinal, estamos constantemente formando CO2 e o eliminando.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 2 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por Leonardo Sueiro Qui 04 Out 2012, 20:59

A apostila do anglo deve ter levado em consideração um conceito importante: alarmante populacional. Geralmente, os cientistas simplificam as propriedades de um composto para se evitar erros entre o senso comum. Mas acredito que você não precise se preocupar tanto com isso. Se cair uma questão mais aprofundada em alguma prova, uma questão mais "microquiímica", você já tem subsídios importantes para saber respondê-la. Agora se cair uma questão mais ampla, mais absurda, você também terá facilidade em responder. Exemplo:

Uma pessoa dormiu com a boca aberta. Ela pode morrer, por inalar CO2? :sleep:


Última edição por leosueiro123 em Qui 04 Out 2012, 21:04, editado 2 vez(es)
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 2 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por William Carlos Qui 04 Out 2012, 21:01

Exatamente llimonada, então deveriamos considerar todos os gases como
tóxicos, pois todos em excesso fazem mal.Acredito que exista certos
critérios para definir se um gas é tóxico ou não.Enfim, ainda acho que o CO2 não é considerado tóxico.
William Carlos
William Carlos
Jedi
Jedi

Mensagens : 432
Data de inscrição : 06/07/2012
Idade : 30
Localização : São Carlos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 2 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por Leonardo Sueiro Qui 04 Out 2012, 21:05

Mas é bom sempre ficar atenta às genarilazações erradas, como essa acima.
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual - Página 2 Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos