PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Química 1° Ano

2 participantes

Ir para baixo

Química 1° Ano Empty Química 1° Ano

Mensagem por guilhermefisica Dom 18 Out 2009, 13:56

1)Quanto menos eletrons eu tenho, mais o núcleo atraira a eletrosfera?
2)O que é efeito Blindagem?
3)Por que que quando um íon, como por exemplo o Na doa um elétron ele fica com a ''notação'' Na^+ (Na mais)..Ele não deveria....ficar tipo sem nada...?
Considerando o exemplo acima..por que que quando vou faer uma reação química eu tenho de considerar o elemento com sua valência mesmo sabendo que em seu estado fundamental ele não é Na^+..supomos..e sim um Na..normal..
4)Independente do número de eletrons que eu tenho no elemento..quando mais eu tenho menor ele fica?Tipo..eu sempre vejo elementos que se ligam e pelos desenhos sempre aparee que o anion é maior.., independente do seu número de eletrons..considerando os da ultima camada..tem alguma coisa a ver com o efeito blindagem?

Espero que não deletem essas questões...realmente to com dúvida nisso... Química 1° Ano Icon_cyclops

guilhermefisica
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 22/07/2009
Idade : 32
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Química 1° Ano Empty Re: Química 1° Ano

Mensagem por Euclides Dom 18 Out 2009, 23:04

1- Possivelmente sim.
2-Efeito blindagem. Este efeito está relacionado com a carga do núcleo do átomo (positiva) e com os elétrons (carga negativa). A carga do núcleo do átomo por ser positiva "puxa" (atrai) os elétrons para perto de si, tendo em vista que existem várias camadas de elétrons rodeando o núcleo do átomo, os elétrons na camada mais distante do núcleo do átomo sentem menos a intensidade desse(a) "puxão" (atração) do núcleo, Pois os elétrons mais próximos do núcleo blindam a carga do núcleo (como se fosse um escudo) e assim os elétrons nas camadas mais distantes do núcleo não sentem a mesma atração núcleo-elétron do que os elétrons mais próximos do núcleo.

3- um átomo como o Na, no seu estado neutro tem tantos eletrons quanto prótons e por isso sua carga final é zero. Ao perder um elétron fica uma carga positiva não anulada e isso se denota com Na+.

4)Independente do número de eletrons que eu tenho no elemento..quando mais eu tenho menor ele fica?Tipo..eu sempre vejo elementos que se ligam e pelos desenhos sempre aparee que o anion é maior.., independente do seu número de eletrons..considerando os da ultima camada..tem alguma coisa a ver com o efeito blindagem?

Não entendi bem isso...

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos