PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ligações químicas - Estrutura e ligações do NO2

+2
rihan
henriquehdias
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Ligações químicas - Estrutura e ligações do NO2 - Página 2 Empty Ligações químicas - Estrutura e ligações do NO2

Mensagem por henriquehdias Ter 20 Mar 2012, 20:01

Relembrando a primeira mensagem :

Eu tenho uma dúvida constante em relação à estrutura e às ligações do NO2.
O N se estabiliza com 7 elétrons? Vários já tentaram me explicar mas as respostas não me convenceram.
Me disseram que sempre que o N estiver ligado ao O ele se estabiliza com 7 elétrons.
Também me disseram que ele se estabiliza com 8 elétrons mas na estrutura de Lewis não aparece e para explicar isso seria necessário o conceito de ligações multicêntricas (pesquisei e não encontrei nada a respeito). Também me disseram em ressonância que ficaria tipo "meia ligação". Me disseram também que o NO2 é instável.
Olha aqui a estrutura de Lewis bonitinha pra vocês:

Ligações químicas - Estrutura e ligações do NO2 - Página 2 No2

Alguém sabe me explicar de um jeito fácil e correto?

Muito obrigado.

henriquehdias
Jedi
Jedi

Mensagens : 303
Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 33
Localização : Ijuí

Ir para o topo Ir para baixo


Ligações químicas - Estrutura e ligações do NO2 - Página 2 Empty Re: Ligações químicas - Estrutura e ligações do NO2

Mensagem por Jo_gelo Dom 10 Jun 2012, 16:26

Não seria mais simples explicar por carga formal?
Se você considerar a estrutura de Lewis para o NO2 como O-N=O, com seus respectivos elétrons desemparelhados, terá que a carga formal da molécula não dá zero, sabendo que essa deveria ser a resposta, pois é uma molécula neutra.
Logo, a saída é que se faça outra ligação dupla: O=N=O e seus respectivos elétrons desemparelhados. A carga formal dá zero, como esperado.
Basta saber como calcular a carga formal.

Jo_gelo
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/06/2012
Idade : 30
Localização : Curitiba/PR Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações químicas - Estrutura e ligações do NO2 - Página 2 Empty Re: Ligações químicas - Estrutura e ligações do NO2

Mensagem por paulom2 Sex 18 Jul 2014, 18:59

fiquei com a mesma dúvida hoje ao ler quimica 1-quimica geral Richard Feltre edição on-line pag 148.
"Há poucos compostos em que a camada de valência é completada com número ímpar de
elétrons. Por exemplo, no caso dos compostos NO, NO2 e ClO2 temos 7 elétrons ao redor do
nitrogênio e do cloro:"
veja logo abaixo um gas nobre fugindo à "Regra" do octeto... ri muito com as explicações acima hehehehe

http://dc407.4shared.com/download/dvvr5O1eba/quim.jpg?null
Ligações químicas - Estrutura e ligações do NO2 - Página 2 Quim
vou estudar agora o que foi mencionado acima
http://www.brasilescola.com/quimica/calculo-carga-formal.htm
e vi que da mesma forma age o ClO2
http://www.kentchemistry.com/links/bonding/LewisDotTutorials/ClO2.htm
paulom2
paulom2
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 13/07/2013
Idade : 43
Localização : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações químicas - Estrutura e ligações do NO2 - Página 2 Empty Re: Ligações químicas - Estrutura e ligações do NO2

Mensagem por Menddy Dom 23 Dez 2018, 23:25

pessoal, a geometria do NO2 é angular? (mesmo não tendo um par de elétrons livre?)

ou devo pensar que sem sua forma estável ele fica com dois pares de elétrons livres, configurando uma geometria angular?

grata pelas respostas.

Menddy
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 131
Data de inscrição : 14/07/2012
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações químicas - Estrutura e ligações do NO2 - Página 2 Empty Re: Ligações químicas - Estrutura e ligações do NO2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos