PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cinemática - fórmulas de aceleração

2 participantes

Ir para baixo

Cinemática - fórmulas de aceleração Empty Cinemática - fórmulas de aceleração

Mensagem por Convidad Dom 08 Jan 2012, 16:51

Eu estava fazendo um exercício de aceleração e fiquei com dúvidas sobre as fórmulas usadas para descobri-la.
Eu obtinha resultados diferentes para a aceleração quando usava uma das três fórmulas seguintes
x=x0 + v0t +1/2at^2
vf^2= v0^2 + 2adeltaS
vf=v0 +at

Vejam o problema que me fez essa confusão:

(Unicamp-SP) Um automóvel trafega com veloci-dade constante de 12m/s por uma avenida e seaproxima de um cruzamento onde há um semáforocom fiscalização eletrônica. Quando o automóvel seencontra a uma distância de 30m do cruzamento,o sinal muda de verde para amarelo. O motoristadeve decidir entre parar o carro antes de chegar aocruzamento ou acelerar o carro e passar pelo cruza-mento antes do sinal mudar para vermelho. Este si-nal permanece amarelo por 2,2s. O tempo de rea-ção do motorista (tempo decorrido entre o momen-to em que o motorista vê a mudança de sinal e omomento em que realiza alguma ação) é 0,5s.a)Determine a mínima aceleração constante que ocarro deve ter para parar antes de atingir o cruza-mento e não ser multado.b)Calcule a menor aceleração constante que o carrodeve ter para passar pelo cruzamento sem ser mul-tado. Aproxime 1,7 de 3a

Olhem como eu raciocinei diante do enunciado:

Ele demorou 0,5 segundos para reagir, então ele andou nesse tempo 12x0,5 = 6 metros
Então, ele ficou a 24 metros do sinaleiro. Ou seja(usando a definição):

Velocidade final tem que ser = 0 para ele parar, então: 0 = 12 + a(2,2 - 0,5) O tempo foi subtraído pelo intervalo do sinal amarelo.
Aproximadamente -7,1 m/s/s

Mas, usando a equação horária da posição, eu obtive outro valor para a aceleração:
24 = 0 + 12x1,7 + 1/2ax1,7^2
a = 2,5m/s/s

E usando vf=v0+at eu obtive outro valor

0 - 12 = a1,7 ----> a = -7,1 m/s/s


Provavelmente eu estou equivocando-me em algum ponto conceitual, ou no próprio exercício. Eu queria que alguém pontuasse meus erros e elucidasse em que eu estou errando em relação as fórmulas.

Grande abraço.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cinemática - fórmulas de aceleração Empty Re: Cinemática - fórmulas de aceleração

Mensagem por aryleudo Dom 08 Jan 2012, 17:40

A questão já foi resolvida.
Dê uma olhada no link:
https://pir2.forumeiros.com/t12213-questao-da-unicamp

____________________________________________
"Há três coisas na vida que não voltam: As palavras, o tempo e as oportunidades."
Autor Desconhecido
aryleudo
aryleudo
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 2292
Data de inscrição : 01/10/2009
Idade : 40
Localização : Cascavel/CE - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cinemática - fórmulas de aceleração Empty Re: Cinemática - fórmulas de aceleração

Mensagem por Convidad Dom 08 Jan 2012, 18:17

Eu já tinha a resolução em mãos. Minha dúvida é na questão das fórmulas mesmo. Por que essa incoerência nos meus resultados? Em que estou errando?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cinemática - fórmulas de aceleração Empty Re: Cinemática - fórmulas de aceleração

Mensagem por Convidad Ter 10 Jan 2012, 19:24

ajuda?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cinemática - fórmulas de aceleração Empty Re: Cinemática - fórmulas de aceleração

Mensagem por Euclides Ter 10 Jan 2012, 22:02

Quando ele está a 26m do cruzamento, o que temos de fato são:

- velocidade inicial (12m/s)
- distância (26m)
- velocidade final (zero)

note que ele não precisa parar em 1,7s. Nesse tempo ele ainda não teria chegado ao cruzamento.

Nada sabemos sobre o tempo disponível. A única equação que vai lidar com isso é Torricelli



a velocidade vai sendo reduzida de 12m/s até zero gradualmente. Ele dispõe de mais de 4 segundos.

Cinemática - fórmulas de aceleração Traks

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cinemática - fórmulas de aceleração Empty Re: Cinemática - fórmulas de aceleração

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos